Comunicação Organizacional, Sociedade da Informação e o Folkmarketing

Uma Integração de Aspectos Históricos e Estratégicos

Autores

  • Pedro Paulo Procópio Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.20.i44.0009

Resumo

O presente estudo analisa intersecções entre a Comunicação Organizacional e o Folkmarketing por meio de elementos históricos da formação de um constructo voltado ao papel comunicacional como fator de relevo às organizações no quesito imagem. Diante disso, é exposto o caminho trilhado por este campo não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos, país que é um dos precursores nessa prática. Demonstra-se de modo incisivo a evolução da Comunicação Organizacional no país nos anos finais do Regime Militar, bem como o novo comportamento do consumidor de então. É levantado com ênfase o papel desempenhado pelo Folkmarketing e sua integração com elementos da seara que envolve a comunicação nas organizações, restando evidenciado ao término do trabalho, o decisivo papel do Folkmarketing como estratégia efetiva e afetiva junto ao público consumidor cada vez consciente e exigente no atual cenário da Sociedade da Informação.

 

Biografia do Autor

Pedro Paulo Procópio, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

Pós-doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), jornalista, psicanalista e docente da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) nos Laboratórios de Comunicação, Inovação e Empreendedorismo, além de Competências Emocionais para o Mercado de Trabalho, Professor Adjunto da Faculdade SENAC – PE do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e também da Faculdade Damas da Instrução Cristã nos cursos de Administração e Relações Internacionais.

Referências

ALMEIDA, Ana Luiza de Castro. Identidade, imagem e reputação organizacional: conceitos e dimensões da práxis. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos. Vol. 2. São Paulo: Saraiva, 2009.

CANCLINI, Néstor. Consumidores e Cidadãos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.

CARRIL, Carmem. Qual a Importância da Marca na Sociedade Contemporânea? São Paulo: Paulus, 2006.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: Reflexões Sobre Internet, Negócios e Sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade – A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura; v. 2. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FECHINE, Yvana et al (orgs.). Semiótica nas Práticas Sociais: Comunicação, Artes, Educação. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.

HALLIDAY, T. Discurso Organizacional: uma Abordagem Retórica. In: Kunsch, M. (Org.). Comunicação Organizacional: Linguagem, Gestão e Perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2009. Cap. 2, vol. 2, p.31-52.

KOTLER, P; KELLER, K. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.;SETIAWAN, I. Marketing 3.0. As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.;SETIAWAN, I. Marketing 4.0. Do Tradicional ao Digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.;SETIAWAN, I. Marketing 5.0: Tecnologia Para a Humanidade. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.

KUNSCH, M. K. (org.). Comunicação organizacional: linguagem, gestão e perspectivas. V 2. São Paulo: Editora Saraiva, 2009.

KUNSCH, M. K. Comunicação organizacional estratégica. Aportes conceituais e aplicados. São Paulo: Summus, 2016.

LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

LUCENA, Severino. Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional, Ano 15 n.15, p. 79-94 jan/dez. 2011.

MARTINS, José Roberto. Branding. Um Manual para Você Criar, Gerenciar e Avaliar Marcas. São Paulo: Negócio Editora, 2000.

NASSAR, Paulo; FIGUEIREDO, Rubens. O que é Comunicação Empresarial. São Paulo: Brasiliense, 2006.

NEGROPONTE, Nicholas. A Vida Digital. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 1995.

PENDERGAST, Mark. Por Deus, Pela Pátria, Pela Coca-Cola. São Paulo: Ediouro, 1993.

PROCÓPIO, Pedro Paulo; PATRIOTA, Karla Regina Macena. Estratégias de Folkmarketing no São João de Caruaru e a identidade cultural local: uma análise do branding de corporações globais na contemporaneidade. Razón y Palabra, Quito-Ecuador, v. 20, n.4, p. 303-328, out./dez.2016.

SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. São Paulo: Saraiva, 2013.

SANTOS, Pedro Paulo Procópio de Oliveira. O reforço na construção da identidade cultural do povo baiano através da campanha publicitária - para a tv – promovida pelo Governo do Estado em 2002. 2003. Trabalho de conclusão de curso (Especialização) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

SANTOS, Pedro Paulo Procópio de Oliveira. Caruaru: A Construção da Marca Midiática da Capital do Forró. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.

SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 11 ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.

TOFLER, Alvin. La Creación de Uma Nueva Civilazación: La Política de La Tercera Ola. Barcelona: Plaza & Janés, 1996.

TORQUATO, G. Tratado de Comunicação Organizacional e Política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

TORQUATO, Gaudêncio. Da gênese do jornalismo empresarial e das relações públicas à comunicação organizacional no Brasil. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos. Vol. 1. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 07-28.

VIEIRA, Stalimir. Raciocínio Criativo na Publicidade. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

YANAZE, Mitsuru; FREIRE, Otávio; SENISE, Diego. Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2010.

Downloads

Publicado

2022-07-23

Como Citar

PROCÓPIO, P. P. Comunicação Organizacional, Sociedade da Informação e o Folkmarketing: Uma Integração de Aspectos Históricos e Estratégicos . Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 159–172, 2022. DOI: 10.5212/RIF.v.20.i44.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/20575. Acesso em: 28 mar. 2024.