REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ADOLESCENTES ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA

Conteúdo do artigo principal

Priscila Larocca
Bianca Neves Prachum
Natali de Fátima dos Santos

Resumo

A pesquisa busca conhecer e analisar representações sociais de professores sobre adolescentes da escola pública ao problematizar estereótipos, preconceitos e imagens sociais depreciativas e/ou patologizadoras dos jovens pobres, tal como veiculado nos últimos anos pelas mídias sociais perante as ocupações e manifestações estudantis em diferentes estados brasileiros. Fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais de Moscovici e refuta vertentes naturalizantes e patologizadoras da Psicologia na compreensão do fenômeno da adolescência, adotando uma perspectiva histórico-cultural para entender como ocorrem as mudanças no psiquismo do adolescente em relação ao contexto social, cultural e histórico em que ele se insere. A partir de coleta de dados com 25 professores analisam-se os núcleos de significados encontrados em termos de frequência, percentual e ordenamento das manifestações docentes. Estes núcleos são: comportamento do aluno, motivação para aprendizagem, relação com o conhecimento, nível de desenvolvimento, perspectivas de futuro e relacionamento afetivo. Conclui-se que os participantes da pesquisa carregam representações negativas sobre os adolescentes das escolas públicas e está presente a visão de educação como disciplinamento e conformação, contribuindo para processos de exclusão da sociedade de classes, dominada pela ideologia do mérito e da difusão da liberdade individual. Daí a necessidade de imprimir na formação dos professores uma perspectiva crítica, que enfatize a complexidade e multideterminação dos fatores implicados no processo educacional e a necessária ruptura da imagem socialmente atribuída ao adolescente da escola pública.

 

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Detalhes do artigo

Como Citar
LAROCCA, P.; PRACHUM, B. N.; SANTOS, N. de F. dos. REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ADOLESCENTES ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA. Olhar de Professor, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 84–106, 2019. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.19i1.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12766. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Pedagogia Social
Biografia do Autor

Priscila Larocca, UEPG

Doutora em Educação. Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Bianca Neves Prachum

Mestranda em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Natali de Fátima dos Santos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.