REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ADOLESCENTES ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A pesquisa busca conhecer e analisar representações sociais de professores sobre adolescentes da escola pública ao problematizar estereótipos, preconceitos e imagens sociais depreciativas e/ou patologizadoras dos jovens pobres, tal como veiculado nos últimos anos pelas mídias sociais perante as ocupações e manifestações estudantis em diferentes estados brasileiros. Fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais de Moscovici e refuta vertentes naturalizantes e patologizadoras da Psicologia na compreensão do fenômeno da adolescência, adotando uma perspectiva histórico-cultural para entender como ocorrem as mudanças no psiquismo do adolescente em relação ao contexto social, cultural e histórico em que ele se insere. A partir de coleta de dados com 25 professores analisam-se os núcleos de significados encontrados em termos de frequência, percentual e ordenamento das manifestações docentes. Estes núcleos são: comportamento do aluno, motivação para aprendizagem, relação com o conhecimento, nível de desenvolvimento, perspectivas de futuro e relacionamento afetivo. Conclui-se que os participantes da pesquisa carregam representações negativas sobre os adolescentes das escolas públicas e está presente a visão de educação como disciplinamento e conformação, contribuindo para processos de exclusão da sociedade de classes, dominada pela ideologia do mérito e da difusão da liberdade individual. Daí a necessidade de imprimir na formação dos professores uma perspectiva crítica, que enfatize a complexidade e multideterminação dos fatores implicados no processo educacional e a necessária ruptura da imagem socialmente atribuída ao adolescente da escola pública.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.