A Linguagem e os Processos de Enunciação, Dialogismo e Polifonia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Por meio deste texto, que resulta de pesquisa bibliográfica, objetiva-se compartilhar reflexões sobre a linguagem, à luz de pressupostos teóricos do filólogo russo Mikail Bakhtin. Nele são indicados e explicitados os conceitos de linguagem, enunciação, dialogismo e polifonia, os quais precisam ser conhecidos e articulados à prática dos professores de Língua Portuguesa, uma vez que constituem categorias básicas da epistemologia bakhtiniana, presente na concepção sociointeracionista de linguagem e na teoria da enunciação. Por conseguinte, a língua é assumida nos processos enunciativos como forma de interação, em sua dimensão dialógica, interlocutiva. Pode-se constatar, também, que o dialogismo - conceito que permeia toda a obra do autor - pode acontecer entre sujeitos ou entre textos. Neste caso, manifesta-se por meio da pluralidade de vozes, a chamada polifonia, fenômeno observado nos diversos discursos ou textos que, social e historicamente, constituem a comunicação cotidiana.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.