UM OLHAR EPISTEMOLÓGICO PARA A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Conteúdo do artigo principal

Greyze Maria Palaoro Deitos
Dulce Maria Strieder

Resumo

Neste trabalho, com abordagem qualitativa, temos a intenção de despertar reflexões epistemológicas
acerca da construção histórica pela qual a experimentação se estabeleceu no ensino de ciências. Em virtude destas
observações, tem-se a intenção de estreitar a relação entre a epistemologia e ensino de Ciências, favorecendo um
olhar para a experimentação, pautado no questionamento, na dúvida e na busca por conhecimentos socialmente
construídos. Embora tenham ocorrido significativas reflexões perante o caráter volátil da experimentação no
Ensino de Ciências, percebe-se que estas ainda referendam uma atividade com traços marcantemente positivistas,
onde o rigor científico se sobrepõe aos aspectos reflexivos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DEITOS, G. M. P.; STRIEDER, D. M. UM OLHAR EPISTEMOLÓGICO PARA A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Olhar de Professor, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 281–288, 2019. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.21i2.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14190. Acesso em: 14 ago. 2022.
Seção
Ensino das Ciências e da Matemática
Biografia do Autor

Dulce Maria Strieder, Doutora em Educação – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Cascavel/PR.

Doutora em Educação – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Cascavel/PR.