Docência Orientada: Aprendizagens Compartilhadas no Ensino Universitário
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Resumo
Aprende-se a ser professor em diferentes espaços e tempos. O artigo trata de algumas reflexões construídas acerca de uma experiência de aprendizagem realizada na Docência Orientada, disciplina curricular do Programa de Pós-Graduação em Educação da universidade Federal de Santa Maria, com professoras mestrandas sob minha orientação. Toma como referência parte de uma pesquisa sobre as contribuições da docência Orientada num projeto de formação de professores, em nível de pós-graduação. Os depoimentos foram produzidos com base em escritas autobiográficas, construídas a partir do desafio da questão: Docência Orientada: as aprendizagens que venho construindo. O que esperava encontrar e o que encontrei no espaço da docência no ensino superior? Além das escritas das professoras que participam da experiência do ensino e da aprendizagem no espaço da universidade, o texto toma ainda como referência um memorial apresentado por um dos mestrandos da turma 2004 que explicita sua escolha pela profissão de professor no curso de Medicina, assim como suas representações sobre a docência. Tomando a questão “como e onde se aprende a ser professor no ensino superior?” vou tecendo uma interlocução com as escritas e com alguns autores que entram no cenário, auxiliando a experiência analítica. A categoria central - aprendizagens para sermos professores no ensino superior – nos encaminha para outros movimentos e momentos reflexivos, quando somos convidados a pensar a formação de professores para além dos cursos acadêmicos de formação inicial. Percebemos, então, que o espaço da pós-graduação não foi concebido como lócus de formação de um professor; ao contrário, na sua criação, pensamos na preparação de pesquisadores. Posto isso, temos uma possibilidade de aprendizagem sobre a docência na universidade, na experiência de atuação compartilhada na sala de aula, principalmente, tratando-se de um curso de pós-graduação, com uma linha intitulada “Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional”. Algumas considerações podem ser trazidas como possíveis conclusões: a experimentação da Docência Orientada como um tempo/espaço formador tem possibilitado, além da construção de processos de identificação com a docência, a construção de alternativas de ensino na perspectiva da construção de uma pedagogia universitária. Afastando-se da concepção de ensino como dom, como vocação ou “amadorismo”, há nas escritas o desejo da construção de um perfil profissional, uma professoralidade que toma como fonte de construção de saberes professores que produziram marcas nas suas trajetórias de formação acadêmica.
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