Professoras bem-sucedidas são professoras reflexivas?! a prática da reflexividade nas ações pedagógicas de professoras nos anos iniciais de escolaridade
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo, expresso na modalidade narrativa, consiste numa pesquisa processual, de natureza qualitativa. Tem como pressuposto que o papel do professor implica uma responsabilidade que resulta em exigência de aperfeiçoamento constante. Tal professor corresponde ao profissional que manifesta atitude de reflexão sobre sua prática, não apenas em sua preparação, mas durante o seu desenrolar e depois desta, procurando extrair da própria ação elementos que ajudem a melhorá-la constantemente. Sob tais aspectos, destaco a prática reflexiva de professoras do Ensino Fundamental, nos anos iniciais de escolaridade, relativa a suas ações pedagógicas bem-sucedidas em aulas, que enfoquei como objeto de investigação. A coleta de dados da pesquisa deu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas, relatos orais, observação de aulas e notas de campo. A análise dos dados, a discussão dos resultados e os encaminhamentos possíveis para a Formação de Professores foram construídos levando-se em conta critérios da Investigação Narrativa. Das conclusões, destacam-se: a) as professoras realizam práticas reflexivas de tipos e níveis diferentes, contudo, tais reflexões ocorrem visivelmente atreladas aos seus conflitos didático-pedagógicos, cada qual em seu contexto específico de ação; b) as professoras conseguem realizar reflexões na sua ação, bem como reflexões sobre a sua ação com aproximações em relação à literatura pedagógica, ainda que com ausência dos aspectos que conferem maior criticidade à reflexão. Assim, ressalto a importância do progresso da escola em consonância com a profissionalização do trabalho docente, através da consideração de cada contexto específico, num movimento de busca de sentido para o ensino e para a aprendizagem.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.