Professoras bem-sucedidas são professoras reflexivas?! a prática da reflexividade nas ações pedagógicas de professoras nos anos iniciais de escolaridade

Conteúdo do artigo principal

Luciana Miyuki Sado Utsumi

Resumo

Este estudo, expresso na modalidade narrativa, consiste numa pesquisa processual, de natureza qualitativa. Tem como pressuposto que o papel do professor implica uma responsabilidade que resulta em exigência de aperfeiçoamento constante. Tal professor corresponde ao profissional que manifesta atitude de reflexão sobre sua prática, não apenas em sua preparação, mas durante o seu desenrolar e depois desta, procurando extrair da própria ação elementos que ajudem a melhorá-la constantemente. Sob tais aspectos, destaco a prática reflexiva de professoras do Ensino Fundamental, nos anos iniciais de escolaridade, relativa a suas ações pedagógicas bem-sucedidas em aulas, que enfoquei como objeto de investigação. A coleta de dados da pesquisa deu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas, relatos orais, observação de aulas e notas de campo. A análise dos dados, a discussão dos resultados e os encaminhamentos possíveis para a Formação de Professores foram construídos levando-se em conta critérios da Investigação Narrativa. Das conclusões, destacam-se: a) as professoras realizam práticas reflexivas de tipos e níveis diferentes, contudo, tais reflexões ocorrem visivelmente atreladas aos seus conflitos didático-pedagógicos, cada qual em seu contexto específico de ação; b) as professoras conseguem realizar reflexões na sua ação, bem como reflexões sobre a sua ação com aproximações em relação à literatura pedagógica, ainda que com ausência dos aspectos que conferem maior criticidade à reflexão. Assim, ressalto a importância do progresso da escola em consonância com a profissionalização do trabalho docente, através da consideração de cada contexto específico, num movimento de busca de sentido para o ensino e para a aprendizagem.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
UTSUMI, L. M. S. Professoras bem-sucedidas são professoras reflexivas?! a prática da reflexividade nas ações pedagógicas de professoras nos anos iniciais de escolaridade. Olhar de Professor, [S. l.], v. 8, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1443. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo