AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA: UMA EXPRESSÃO DA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA

Conteúdo do artigo principal

Marli de Fátima Rodrigues
Acácia Zeneida Kuenzer

Resumo

O presente artigo apresenta reflexão desenvolvida acerca das concepções e debates que permearam a aprovação do Parecer 05/2005, em 13 de dezembro, pelo Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, Licenciatura. Nesta análise foi possível constatar que as políticas atuais de formação de professores e pedagogos estão assentadas numa visão pragmática e tecnicista de formação do educador, pela ênfase que colocam na dimensão instrumentalizadora do conhecimento, atendendo a uma concepção que privilegia a prática em detrimento da teoria: a epistemologia da prática. Essa base epistemológica tem fornecido o suporte para a defesa da centralidade na docência, resultando na redução do campo epistemológico da Pedagogia segundo as atuais diretrizes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
RODRIGUES, M. de F.; KUENZER, A. Z. AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA: UMA EXPRESSÃO DA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA. Olhar de Professor, [S. l.], v. 10, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1474. Acesso em: 21 maio. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo