PROFESSORES INICIANTES DE LÍNGUA INGLESA: CONFLITOS E RE/ESTRUTURAÇÕES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Conteúdo do artigo principal

Ademar da Silva
Denise M. Margonari

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa na área de formação de professores de Língua Inglesa que visa a acompanhar a trajetória profissional dos professores em início de carreira, egressos, no ano de 2002, de um curso de Licenciatura em Letras de uma instituição pública do interior do Estado de São Paulo. Tendo em vista que muitos aspectos do processo de construção e organização da experiência humana se refletem na linguagem, na investigação desenvolvida, cruzamos a análise de trechos de relatórios e questionários de alunos egressos da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I e II com dados desses alunos já em serviço. O objetivo é demonstrar que a sensação de insegurança e ansiedade quanto à futura atuação profissional, vivenciada durante o curso, ainda se manifesta no início da carreira docente e que, além de ser, muitas vezes, superada, ela varia de acordo com o perfil do aluno-professor, que, numa fase de exploração de possibilidades profissionais, estrutura e reestrutura as diversas opções que a vida lhe oferece. Palavras-chave: Formação de professores. Língua Inglesa Re/estruturações.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
386
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202639
|

Detalhes do artigo

Como Citar
DA SILVA, A.; MARGONARI, D. M. PROFESSORES INICIANTES DE LÍNGUA INGLESA: CONFLITOS E RE/ESTRUTURAÇÕES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. Olhar de Professor, [S. l.], v. 10, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1477. Acesso em: 15 mar. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo