A INICIAÇÃO NA DOCÊNCIA: ANALISANDO EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS

Conteúdo do artigo principal

Josilene Silva da Costa
Rosa Maria Moraes Anunciato De Oliveira

Resumo

A iniciação na docência tem se revelado como uma etapa importante no processo de aprender a ser professor. Diante de uma realidade complexa, o professor se desestrutura, pensa em desistir da profissão, duvida da sua competência e da importância da formação inicial. Para aqueles que permanecem, é uma fase que contribui de maneira singular para uma determinada forma de ser professor. Compreendemos como uma tarefa urgente e complexa o pensar e propor alternativas de formação que atendam às necessidades do professor no início da profissão. Possivelmente, um passo importante seja buscar nos cursos de formação inicial a perspectiva dos alunos que já são professores. Diversos cursos de licenciatura de universidades brasileiras são freqüentados por alunos que aprendem a profissão docente na universidade e na escola ao mesmo tempo. O estudo desse perfil de estudante, realizado junto a alunos professores dos cursos de Letras e de Matemática de uma instituição pública de ensino superior, amplia a nossa compreensão sobre o processo de formação de professores na universidade. A análise das experiências de início da carreira fornece elementos para se repensar a formação inicial e estreitar os vínculos dessa formação com a escola básica local de exercício profissional. Os resultados apontam para a necessidade de a universidade ultrapassar a perspectiva de certificação e assumir uma postura mais solidária e mais comprometida com a escola básica e com o professor que se faz cotidianamente dentro dela.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
3,098
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026107
|

Detalhes do artigo

Como Citar
DA COSTA, J. S.; DE OLIVEIRA, R. M. M. A. A INICIAÇÃO NA DOCÊNCIA: ANALISANDO EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS. Olhar de Professor, [S. l.], v. 10, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1486. Acesso em: 10 maio. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo