O INÍCIO DA DOCÊNCIA DE UMA PROFESSORA CONSIDERADA BEM-SUCEDIDA: APONTAMENTOS A PARTIR DE RELATOS ORAIS

Conteúdo do artigo principal

André Luiz Sena Mariano
Juliane Aparecida Ribeiro Diniz
Regina Maria Simões Puccineli Tancredi

Resumo

Objetivou-se, com esta pesquisa, conhecer a história de vida de uma professora, privilegiando-se os aspectos referentes ao seu início de carreira, e gerar novos conhecimentos sobre os saberes e fazeres docentes. A metodologia empregada foi a narrativa oral, utilizando-se de roteiro semi-estruturado elaborado pelos pesquisadores. Pelos dados coletados, percebeu-se que a professora não viveu o choque da realidade em seu início profissional e que a entrada dos professores na carreira depende de seus conhecimentos, de suas experiências de vida e do modelo funcional que estão vivenciando.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
513
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202621
|

Detalhes do artigo

Como Citar
MARIANO, A. L. S.; DINIZ, J. A. R.; TANCREDI, R. M. S. P. O INÍCIO DA DOCÊNCIA DE UMA PROFESSORA CONSIDERADA BEM-SUCEDIDA: APONTAMENTOS A PARTIR DE RELATOS ORAIS. Olhar de Professor, [S. l.], v. 10, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1487. Acesso em: 19 mar. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo