Euzinho: o olhar das crianças e o registro de experiência acerca da selfie e do autorretrato DER BLICK DER KINDER UND DIE REGISTRIERUNG DER ERFAHRUNG ÜBER SELBST
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados alcançados no decorrer do desenvolvimento da oficina Euzinho, aplicada na Escola Municipal Professora Juventina Betim da Silva, em Telêmaco Borba/PR. As atividades realizadas são parte do cronograma estipulado pelo Projeto de Extensão LUME (Laboratório e Núcleo de Estudos de Mídia e Educação), inerente ao programa Universidade Sem Fronteiras. O tema da oficina foi alicerçado em dois motes: selfie e autorretrato. A partir de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, foram realizadas discussões temáticas oriundas de revisão bibliográfica, exposição de obras artísticas, desenvolvimento e aplicação de técnicas de retrato em pintura e, em registro fotográfico, buscou-se problematizar a utilização contemporânea midiática e reificada das selfies, oferecendo como contraponto a possibilidade de autorretratos potencializados de autonomia e expressividade artística, no intento de um processo emancipatório e de questionamento crítico do uso das mídias na atualidade, sobretudo para o público considerado jovem ou infantil.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.