Pensamento educacional freireano: perspectivas humanistas e libertadoras

Conteúdo do artigo principal

Rosária Helena Ruiz Nakashima
Rejane Cleide Medeiros de Almeida
Bruna da Silva Cardoso

Resumo

O pensamento educacional freireano nos mobiliza a refletir sobre educação dialógica, saberes docentes e metodologias de ensino problematizadoras, que nos inspiram a pensar, a sentir e a agir em busca da humanização, da vida e da libertação de homens e mulheres. O objetivo deste artigo é apresentar alguns matizes do pensamento de Paulo Freire, elucidando as perspectivas libertadoras e humanistas de sua pedagogia. Os resultados das reflexões apontam que conhecer, revisitar e/ou reinventar as ideias de Freire são práticas essenciais para aqueles que acreditam que a educação dialógica é fundamental para os processos de recriação de um mundo mais justo, inclusivo, acolhedor, generoso e sustentável.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
NAKASHIMA, R. H. R.; ALMEIDA, R. C. M. de; CARDOSO, . B. da S. Pensamento educacional freireano: perspectivas humanistas e libertadoras. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–12, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16764.209209229432.0828. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16764. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Caderno temático: A atualidade do Pensamento de Paulo Freire
Biografia do Autor

Rosária Helena Ruiz Nakashima, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação (Universidade de São Paulo - USP). Professora na Universidade Federal do Tocantins (Curso de História e Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura eTerritório).

Rejane Cleide Medeiros de Almeida, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás, Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Especialista em educação e agroecologia pela Universidade Estadual de Goiás, Graduada em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente do Ensino Superior do Departamento de Educação do Campo- Artes e Música, Vice-coordenadora e docente do Programa de pós-graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) da Universidade Federal do Tocantins.

Bruna da Silva Cardoso, Colégio Estadual Sebastião Rodrigues Sales, Brasilândia-TO

Graduada em História (Licenciatura) e Mestra em Estudos de Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora da Rede Estadual de Ensino do Tocantins, no Colégio Estadual Sebastião Rodrigues Sales, Brasilândia-TO.   

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)