Consumo das tecnologias pelos estudantes do Ensino Fundamental: potencialidade das técnicas qualitativas de pesquisa - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0006
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Resumo
Esta pesquisa focalizou a integração das metodologias e técnicas qualitativas como forma de aproximação da realidade pesquisada. Como estudo de caso de natureza descritivo-exploratória, teve como embasamento teórico os estudos contemporâneos sobre metodologias qualitativas de pesquisa (BOGDAN; BIKLEN, 1994; SÁNCHES GAMBOA, 2003; FLICK, 2002; dentre outros). As técnicas selecionadas (questionário, entrevista, grupo focal, filmagem e diagrama) captaram dados sobre o tema consumo de tecnologias em uma escola pública da Grande São Paulo, com estudantes do Ensino Fundamental, e permitiram identificar importantes dados sobre esse consumo em três vertentes: consumo de tecnologia para uso pessoal, consumo de tecnologia na escola e conhecimento sobre o descarte do lixo eletrônico. O conjunto de dados quantitativos e qualitativos confirmou o uso das tecnologias digitais caracterizado pelo acesso às mídias sociais. Revelou os desafios de infraestrutura para inserção das tecnologias nas atividades escolares e a consciência ecológica sobre o descarte do lixo eletrônico. A integração de técnicas quantitativas e qualitativas contribuiu para o melhor entendimento do fenômeno pesquisado. Amparado nos estudos referenciados, o tratamento metodológico dos dados favoreceu o processo analítico das representações, permitindo sua análise compreensiva. Possibilitou também o jogo de sentidos que fundamentou a definição de um horizonte ampliado de interpretação. Este estudo concluiu também que a complexidade na busca da qualidade da pesquisa depende mais da lógica das articulações do que das escolhas técnicas, confirmando o valor agregado com o entrecruzamento de perspectivas teórico-metodológicas da pesquisa qualitativa.
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