Aprendizagem da docência: um estudo com professores do curso pré-vestibular da UFSCAr - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0008

Conteúdo do artigo principal

Alessandra Cardoso de Moraes

Resumo

Trata-se, este artigo, de uma investigação sobre o processo de aprendizagem da docência de sete professores licenciados e não licenciados do Curso Pré-Vestibular da Universidade Federal de São Carlos (CPV), com o objetivo de analisar as aprendizagens construídas pelos professores no exercício da docência. Apoia-se em estudos sobre a formação de professores, concebendo que a aprendizagem da docência ocorre num continuum por meio da reflexão, na e sobre a ação pedagógica e seu contexto. Foram realizados questionários e entrevistas focalizando como os professores percebem a própria prática. Os resultados mostram que os professores modulam o ensino de acordo com as demandas dos alunos e a análise da experiência vivida ao se envolverem em espaços que, devido à forma de gestão e organização que caracteriza o CPV, extrapolam o âmbito da sala de aula.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
741
Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202640
|

Detalhes do artigo

Como Citar
MORAES, A. C. de. Aprendizagem da docência: um estudo com professores do curso pré-vestibular da UFSCAr - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0008. Olhar de Professor, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 127–144, 2011. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1748. Acesso em: 12 abr. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Alessandra Cardoso de Moraes, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), área de concentração Processos de Ensino e de Aprendizagem, desenvolve pesquisa na linha de Formação de professores e outros agentes educacionais. Atua como Professora nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental na rede estadual de ensino de São Paulo e como tutora do curso de Licenciatura em Pedagogia modalidade a distância - Universidade Aberta do Brasil sob responsabilidade da referida Universidade - UAB/UFSCar.