O ingresso de crianças de 6 anos no Ensino Fundamental de 9 anos: o olhar de professores da rede municipal de São Carlos-SP. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0007
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado que buscou compreender de que maneiras os/as professores/as do primeiro ano do ensino fundamental em escolas da rede municipal de São Carlos, concebem, desenvolvem e implementam a política de ampliação do ensino obrigatório, tendo em vista suas demandas e sua influência direta sobre a escola e seus alunos. Para este trabalho, nosso foco é apresentar e analisar o que as coordenadoras e professores, participantes da pesquisa mais ampla, dizem, pensam e entendem sobre o ensino fundamental de nove anos, tendo em vista suas experiências junto aos alunos do primeiro ano deste nível de ensino. Participaram do estudo cinco coordenadoras e dezoito professores de cinco unidades escolares diferentes. Para a coleta de dados foram aplicados questionários contendo questões abertas com todos os participantes. Pode-se concluir, a partir dos depoimentos dos participantes, que a maioria concorda com a ampliação do ensino fundamental para nove anos evidenciando como aspectos positivos da política, a antecipação do ingresso das crianças ao referido nível de ensino e consequente antecipação do processo de alfabetização, pois a partir da ampliação as crianças terão mais tempo para se alfabetizar, maiores oportunidades de aprendizagem e terão o ensino voltado aos seus interesses e necessidades.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.