Aprendizagem da docência em uma escola do campo: ressignificações na trajetória de professores. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0008

Conteúdo do artigo principal

Juliana Pereira de Araújo
Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira

Resumo

Tendo como fonte um trabalho de doutorado, procuramos compreender os aspectos sobre a aprendizagem da docência em uma escola do campo através do olhar dos sujeitos envolvidos. A revisão bibliográfica enfoca alguns conceitos como a oposição “urbano/rural” e “saberes docentes”. A partir da análise de narrativas de quatro professores que atuam em uma escola do campo situada em Araraquara-SP, procuramos evidenciar que para os professores vindos do ambiente urbano e que atuam no campo a docência se constrói inicialmente influenciada por sua experiência urbana e pela frágil elaboração de ideias sobre a história de marginalidade e de luta pela reforma agrária que marca o ruralismo pedagógico para os sujeitos da escola do campo. Nesse sentido, os docentes acionam conhecimentos superficiais para adaptação ao contexto, sem considerar várias experiências e elementos específicos dessas escolas que, quando vivenciados, potencializam processos de ressignificação profissional, mobilizando novas conformações dos conhecimentos docentes e impulsionando a constituição de outros saberes ainda pouco desenvolvidos. A docência nesse espaço precisa ser mapeada e melhor compreendida para enriquecimento da educação e concretização de um projeto nacional que possa integrar campo e cidade.

Palavras-chave: Formação de professores. Educação do campo. Aprendizagem da docência.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ARAÚJO, J. P. de; OLIVEIRA, R. M. M. A. de. Aprendizagem da docência em uma escola do campo: ressignificações na trajetória de professores. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0008. Olhar de Professor, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 115–129, 2012. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3627. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Caderno Temático - Educação no Campo
Biografia do Autor

Juliana Pereira de Araújo, Universidade do Estado do Pará

Professora do Departamento de Educação Geral da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Araujo desenvolve pesquisas sobre a Docência

Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Oliveira desenvolve pesquisas sobre Formação de Professores e outros agentes educacionais.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.