Aprendizagem da docência em uma escola do campo: ressignificações na trajetória de professores. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0008
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Tendo como fonte um trabalho de doutorado, procuramos compreender os aspectos sobre a aprendizagem da docência em uma escola do campo através do olhar dos sujeitos envolvidos. A revisão bibliográfica enfoca alguns conceitos como a oposição “urbano/rural” e “saberes docentes”. A partir da análise de narrativas de quatro professores que atuam em uma escola do campo situada em Araraquara-SP, procuramos evidenciar que para os professores vindos do ambiente urbano e que atuam no campo a docência se constrói inicialmente influenciada por sua experiência urbana e pela frágil elaboração de ideias sobre a história de marginalidade e de luta pela reforma agrária que marca o ruralismo pedagógico para os sujeitos da escola do campo. Nesse sentido, os docentes acionam conhecimentos superficiais para adaptação ao contexto, sem considerar várias experiências e elementos específicos dessas escolas que, quando vivenciados, potencializam processos de ressignificação profissional, mobilizando novas conformações dos conhecimentos docentes e impulsionando a constituição de outros saberes ainda pouco desenvolvidos. A docência nesse espaço precisa ser mapeada e melhor compreendida para enriquecimento da educação e concretização de um projeto nacional que possa integrar campo e cidade.
Palavras-chave: Formação de professores. Educação do campo. Aprendizagem da docência.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.