Contextualização de uma parceria entre Projeto de Educação Não Formal e Educação Formal

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Dr.ª Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos
Me. Mayra Almeida Toledo

Resumo

Este artigo analisa de que forma a realização de atividades educacionais desenvolvidas em parceria entre uma escola pública de ensino básico e um projeto socioambiental, em um município do interior paulista, contribui para a aprendizagem de temáticas ambientais por meio da Pedagogia de Projetos. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi conduzida em uma escola municipal, com base em diários de bordo compostos por relatos de estudantes e de professores, analisados a partir de categorias fundamentadas em autores da área. Os resultados indicam que essa abordagem pedagógica favorece a autonomia discente e o engajamento em temas transversais, ao mesmo tempo que evidencia a importância do alinhamento entre educação formal e não-formal. Inferiu-se que o êxito dessa articulação depende do comprometimento da equipe escolar na definição de estratégias que articulem teoria e prática de forma coerente e significativa.

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Como Citar
SANTOS, D. A. do N. dos .; TOLEDO, M. A. Contextualização de uma parceria entre Projeto de Educação Não Formal e Educação Formal. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–19, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.24741.045. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24741. Acesso em: 10 dez. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr.ª Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Formação: Licenciatura em Pedagogia (2003) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP); Mestrado (2007) e Doutorado (2014) em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP; Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em Psicopedagogia Institucional. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na graduação e no mestrado e do Programa de apoio à educação especial (PROESP/CAPES) no doutorado. Atuação Profissional: Atuou como Docente e Pesquisadora em instituições de educação superior privada e na FCT/Unesp. Atuou na Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) como Assessora Técnico-Acadêmica, Procuradora Institucional, Coordenadora Adjunta no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Coordenadora de Curso de Pós-Graduação, em 2017. Desde agosto de 2014 atua como docente na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) onde foi Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (CAPES) de 2018 a 2022 e Coordenadora Adjunta do Programa Fulbright English Teaching Assitant (ETA) da CAPES em 2020. É Coordenadora dos cursos de Licenciatura em Pedagogia - presencial e EaD, e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) em que atualmente também atua Vice-Coordenadora. É Coordenadora do Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação (PROEXT-PG) - CAPES e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) 2024.Temas de Interesse: É voluntária do programa United Nations Volunteers da ONU, registro n 1592841. Tem experiência com os temas Educação Inclusiva e Especial e Educação a Distância, subtemas: Políticas de Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa, Trabalho com Projetos e Língua Brasileira de Sinais. (Fonte: Currículo Lattes)

Me. Mayra Almeida Toledo, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Mestre em Educação – Universidade do Oeste Paulista. Professora de Educação Básica.

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