Contextualización de una Alianza entre un Proyecto de Educación No Formal y la Educación Formal

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Dr.ª Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos
Me. Mayra Almeida Toledo

Resumen

Este artículo analiza cómo las actividades educativas desarrolladas en colaboración entre una escuela primaria pública y un proyecto socioambiental en un municipio del interior del estado de São Paulo contribuyen al aprendizaje de temas ambientales a través de la Pedagogía de Proyectos. La investigación cualitativa se realizó en una escuela municipal, con base en los registros de estudiantes y docentes, analizados mediante categorías basadas en autores del campo. Los resultados indican que este enfoque pedagógico promueve la autonomía y la participación del alumnado en temas transversales, a la vez que destaca la importancia de alinear la educación formal e informal. Se infirió que el éxito de esta colaboración depende del compromiso del equipo escolar para definir estrategias que articulen la teoría y la práctica de forma coherente y significativa.

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Cómo citar
SANTOS, D. A. do N. dos .; TOLEDO, M. A. Contextualización de una Alianza entre un Proyecto de Educación No Formal y la Educación Formal. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–19, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.24741.045. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24741. Acesso em: 11 dic. 2025.
Sección
Artigos em fluxo contínuo
Biografía del autor/a

Dr.ª Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Formação: Licenciatura em Pedagogia (2003) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP); Mestrado (2007) e Doutorado (2014) em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP; Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em Psicopedagogia Institucional. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na graduação e no mestrado e do Programa de apoio à educação especial (PROESP/CAPES) no doutorado. Atuação Profissional: Atuou como Docente e Pesquisadora em instituições de educação superior privada e na FCT/Unesp. Atuou na Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) como Assessora Técnico-Acadêmica, Procuradora Institucional, Coordenadora Adjunta no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Coordenadora de Curso de Pós-Graduação, em 2017. Desde agosto de 2014 atua como docente na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) onde foi Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (CAPES) de 2018 a 2022 e Coordenadora Adjunta do Programa Fulbright English Teaching Assitant (ETA) da CAPES em 2020. É Coordenadora dos cursos de Licenciatura em Pedagogia - presencial e EaD, e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) em que atualmente também atua Vice-Coordenadora. É Coordenadora do Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação (PROEXT-PG) - CAPES e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) 2024.Temas de Interesse: É voluntária do programa United Nations Volunteers da ONU, registro n 1592841. Tem experiência com os temas Educação Inclusiva e Especial e Educação a Distância, subtemas: Políticas de Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa, Trabalho com Projetos e Língua Brasileira de Sinais. (Fonte: Currículo Lattes)

Me. Mayra Almeida Toledo, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Mestre em Educação – Universidade do Oeste Paulista. Professora de Educação Básica.

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