Apresentação de dossiê: o campo teórico da Pedagogia e seus desdobramentos na formação de pedagogos(as)

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Aline Daiane Nunes Mascarenhas
https://orcid.org/0000-0002-7372-5411
Doutorando Jefferson da Silva Moreira
https://orcid.org/0000-0002-5918-7928

Resumo

Apresentação de dossiê: o campo teórico da Pedagogia e seus desdobramentos na formação de pedagogos(as).

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MASCARENHAS, A. D. N. .; MOREIRA, J. da S. Apresentação de dossiê: o campo teórico da Pedagogia e seus desdobramentos na formação de pedagogos(as). Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–8, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.22071.053. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22071. Acesso em: 5 nov. 2024.
Seção
Dossiê: O campo teórico da Pedagogia e seus desdobramentos na formação de pedagogos/as
Biografia do Autor

Dr.ª Aline Daiane Nunes Mascarenhas, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Sócia da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia (RePPed) e da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE).

Doutorando Jefferson da Silva Moreira, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), linha de pesquisa Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS, linha de pesquisa Currículo, Formação e Práticas Pedagógicas (PPGE/UEFS). Especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologias e Ciências (FTC). Participa do grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (GEPEPINFOR), vinculado ao PPGE/UNIFESP e do Grupo de Estudos e Pesquisas Profissão docente: formação, saberes e práticas - (GEPPESP/UnB), na linha de pesquisa Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Interesse de estudos e pesquisas nas seguintes temáticas: Pedagogia Universitária, Didática, Formação de Professores, Aprendizagem Profissional da Docência, Professores Iniciantes e Pedagogia - tanto em relação ao curso quanto ao seu campo epistemológico. Possui experiência profissional na área de educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica na Educação Básica e Docência no Ensino Superior em cursos de graduação e pós-graduação latu sensu. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd), da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE) e da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia (RePPed).

Referências

DELGADO, A. P. Elementos representativos do percurso do Curso de Pedagogia no Brasil: a di-mensão histórico-legal em pauta. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–24, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21308.040. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21308. Acesso em: 20 maio. 2023.

FRANCO, M. A. do R. S.; MOREIRA, J. da S. Possibilidades emancipatórias e insurgentes da Pedago-gia Crítica: dialogando com Maria Amélia Santoro Franco. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21121.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21121. Acesso em: 28 jun. 2023.

GALO, A. P. V.; MELO, S. F. de; SEVERO, J. L. R. de L. Pedagogia jurídica: perspectivas humanizado-ras e emancipatórias no trabalho com infância e juventude judicializadas. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–21, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21249.026. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21249. Acesso em: 28 jun. 2023.

HOUSSAYE, J. Pedagogia: justiça para uma causa perdida? In: Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 12 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectivas de mudança. Revista Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, Dezembro/99. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/GVJNtv6QYmQY7WFv85SdyWy/?format=pdf. Acesso em 20 de maio de 2023.

MAGALHÃES, J. E. P. Função sociopolítica da educação e o papel dos pedagogos na educação não-escolar: âmbitos de atuação político-pedagógicos e campos teórico-profissionais. Olhar de Pro-fessor, [S. l.], v. 26, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21101.039. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21101. Acesso em: 28 jun. 2023.

MASCARENHAS, A. D. N. O eclipse da pedagogia nos documentos oficiais que orientam a forma-ção do/a pedagogo/a. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21416.030. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21416. Acesso em: 28 jun. 2023.

MASCARENHAS, A. D. N. Formação de pedagogos e identidade profissional: tensões sobre a diversidade de habilitações profissionais. 192 f. il. 2015. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/20817/1/TESE_ALINE_MASCARENHAS.pdf. Acesso em 28 jun. 2023.

MEIRIEU, P.; ARAÚJO, O. H. A.; MEDEIROS, E. A. de. Pedagogia, Ciência e Ciências da Educação – uma conversa com o Professor Philippe Meirieu. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–10, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21375.026. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21375. Acesso em: 28 jun. 2023.

MOREIRA, J. da S.; PINTO, U. de A.; SILVA, R. M. O. da. Pedagogia e pedagogos no contexto brasileiro: inflexões sobre dilemas persistentes. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–22, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21392.020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21392. Acesso em: 20 maio. 2023.

MOREIRA, J. da S.; PIMENTA, S. G. Pedagogia e pedagogos entre insistências e resistências: entrevista realizada com a Prof.ª Dr.ª Selma Garrido Pimenta. In: FRANCO, M. A. S.; MASCARENHAS, A. D. N.; MOREIRA, J. da S. (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.925-948, novembro de 2021. Acesso em 06/12/2021. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1180. Acesso em agosto de 2022.

MOREIRA, J. da S.; PINTO, U. de A. A (in)visibilidade do debate epistemológico sobre a Pedagogia no interior do próprio curso: um estudo em universidades públicas do estado da Bahia. In: FRANCO, M. A. S.; MASCARENHAS, A. D. N.; MOREIRA, J. da S. (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.925-948, novembro de 2021. Acesso em 06/12/2021. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1163

OLIVEIRA, E. S. de; BARRETO, D. A. B. Escrita reflexiva de futuros pedagogos: há espaço para o debate epistemológico sobre a Pedagogia?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21243.047. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21243. Acesso em: 28 jun. 2023.

PIMENTA, Selma Garrido et. al. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 43, n. 1, p.15-30, jan./mar. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/s1517- 9702201701152815. Acesso em 06/12/2021.

PINTO, U. de A. Graduação em Pedagogia: apontamentos para um curso de bacharelado. In: Curso de Pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. SILVESTRE, M. A; PINTO, U. A (Orgs). São Paulo: Cortez, 2017.

SEVERO, J. L. R. de L.; FERNANDES, P. E. da C. N. Pesquisas sobre o curso de Pedagogia em pro-duções acadêmicas de graduação e pós-graduação no CE-UFPB. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21252.038. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21252. Acesso em: 20 maio. 2023.