Escrita reflexiva de futuros pedagogos: há espaço para o debate epistemológico sobre a Pedagogia?

Conteúdo do artigo principal

Me. Edmila Silva de Oliveira
https://orcid.org/0000-0003-4357-0698
Dr.ª Denise Aparecida Brito Barreto
https://orcid.org/0000-0003-3448-5109

Resumo

Este estudo, de abordagem qualitativa, tem como objetivo investigar qual o lugar do debate epistemológico sobre a Pedagogia dentro do próprio curso, por meio da análise de textos reflexivos produzidos por estudantes concluintes de uma universidade pública da Bahia. O lócus da pesquisa foi um Centro de Formação de Professores, no âmbito do componente curricular Prática na Docência de Matérias Pedagógicas. O aporte teórico está centrado em Franco (2008), Libâneo (2010), Pimenta (2011), além de Moreira e Pinto (2021).  Recorreu-se à Análise de Conteúdo (Amado, 2017) para o tratamento dos dados, os quais resultaram no destaque de três categorias: a) desprestígio da profissão; b) surpresa quanto às áreas de atuação do pedagogo; c) Pedagogia como campo de conhecimento. Foi possível desvelar que as propostas de formação de pedagogos parecem restritas ao ensino, o que demonstra uma fragilidade curricular. Além disso, os resultados sinalizaram que é urgente e necessário dialogar sobre o estatuto epistemológico da Pedagogia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, E. S. de .; BARRETO, D. A. B. Escrita reflexiva de futuros pedagogos: há espaço para o debate epistemológico sobre a Pedagogia?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21243.047. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21243. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Dossiê: O campo teórico da Pedagogia e seus desdobramentos na formação de pedagogos/as
Biografia do Autor

Me. Edmila Silva de Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Mestra em Educação/UESB. Licenciada em Pedagogia/UNEB. Licenciada em Letras/UESB. Professora Substituta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Membro do Grupo de Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas – GELFORPE/UESB/CNPq

Dr.ª Denise Aparecida Brito Barreto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Departamento de Estudos Linguísticos e Literários - DELL. Programa de Pós graduação em Educação - PPGED/UESB. Coordenadora do Grupo de Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas – GELFORPE/CNPq/UESB.

Referências

ALARCÃO, I. Ser professor reflexivo. In: ALARCÃO, Isabel (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Portugal: Porto Editora, 1996. cap. 7, p. 171-189

AMADO, J. Manual de investigação qualitativa em Educação. 3. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.

AMADO, J.; COSTA, A. P.; CRUSOÉ, N. M. de C. Procedimentos de análise de dados. In: AMADO, João. Manual de investigação qualitativa em Educação. 3. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017. p. 301-354.

AMADO, J; FERREIRA, S. Documentos pessoais (e não pessoais). In: AMADO, João (Org.). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Coimbra: Imprensa da Universidade, 2013, pp. 275-289.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BLUMER, H. El interaccionismo simbólico. Barcelona: Hora, 1982.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Pedagogia. Parecer CP/CNE 05_2005, homologação publicada no DOU 15/05/2006, Seção 1, p. 10. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 17 set. 2022

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, Colecção Ciências da Educação, 1994.

CHAVES, E. de F. A escrita reflexiva na pós-graduação: um processo de (auto)formação docente. In: VI Seminário Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - SEPEMO, 2019, Fortaleza - CE. VI Seminário Estadual de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará. EdUECE, 2019. v. II. p. 378-381.

CRUZ, B. da. A Pedagogia novamente em questão. Revista Eletrônica Pesquiseduca, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 839–856, 2021. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1161. Acesso em: 1 jun. 2022.

DELLOSSO, H. C. B. B. A produção de texto na sala de aula: uma análise de produção de ensino. 2013. Dissertação (Mestrado) - Universidade Metodista de Piracicaba, Programa de Pós-graduação em Educação, Piracicaba, SP, 2013. Disponível em <http://iepapp.unimep.br/biblioteca_digital/pdfs/docs/21062013_114406_dissertacaohellen.pdf> Acesso em 10 out 2022

FLORES, M. A. Algumas Reflexões em Torno da Formação Inicial de Professores. Educação, [S. l.], v. 33, n. 3, 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8074. Acesso em: 1 jun. 2022.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da educação. 2. ed. – São Paulo: Editora Cortez, 2008

GATTI, B. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 1, n.2, p. 161-171, 2016. Disponível em: <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/347>. Acesso em: 15 out 2022.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo, Cortez Editora, 2010.

LIBÂNEO, J. C. Que destino os educadores darão a Pedagogia. In: PIMENTA, S. G. (coord.). Pedagogia, Ciência da Educação? 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1998.

MAIOLI, E. E. C. O (des)prestígio social na profissão docente: o ser professor/a nas séries iniciais. 2004. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2004. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10192>. Acesso em: 01 out. 2022.

GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 2009.

MASCARENHAS, A. D. N. Formação de pedagogos e identidade profissional: tensões sobre a diversidade de habilitações profissionais. 2015. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015. Disponível em <https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20817> Acesso em: 15 set 2022

MINAYO, M. C. de S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. D. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. Cap. 1, p. 9-28.

MOREIRA, J.; MASCARENHAS, A. D. N. Pedagogia como ciência da educação: dimensões epistemológicas e conceituais. Revista Educere Et Educare, v. 16. n. 38. Jan/Abr. 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25097. Acesso em: 10 out 2022.

MOREIRA, J. da S.; PIMENTA. G. Pedagogia e pedagogos entre insistências e resistências: entrevista realizada com a Prof.ª Dr.ª Selma Garrido Pimenta. Revista Eletrônica Pesquiseduca, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 925–948, 2021. Disponível em: <https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1180>. Acesso em: 10 out. 2022.

MOREIRA, J. da S.; PINTO, . de A. A (in)visibilidade do debate epistemológico sobre a Pedagogia no interior do próprio curso: um estudo em universidades públicas do estado da Bahia. Revista Eletrônica Pesquiseduca, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 775–800, 2021. Disponível em: <https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1163>. Acesso em: 10 out. 2022.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educacion. Madrid, n 350, p. 203-218, Set/Dez, 2009. Disponível em: https://www.educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/dam/jcr:31ae829a-c8aa-48bd-9e13-32598dfe62d9/re35009por-pdf.pdf Acesso em 10 ago 2022

PIMENTA, S. G. Introdução. In: PIMENTA, S. G (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas.. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. D. G. C. Docência no Ensino Superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2014

PIMENTA, S. G.; PINTO, U. de A.; SEVERO, J. L. R. de L. A Pedagogia como lócus de formação profissional de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–20, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.15528.057. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15528>. Acesso em: 19 out. 2022.

RADETZKE, F. S. O escrever reflexivo na constituição do Ser Professor. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 1, n. 3, 2018. Disponível em: < https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10600/7106> Acesso em 10 ago 2022

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB). Projeto Pedagógico do Curso – PPC de Licenciatura em Pedagogia – Campus Amargosa, 2008.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.