Escrita reflexiva de futuros pedagogos: há espaço para o debate epistemológico sobre a Pedagogia?
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Resumo
Este estudo, de abordagem qualitativa, tem como objetivo investigar qual o lugar do debate epistemológico sobre a Pedagogia dentro do próprio curso, por meio da análise de textos reflexivos produzidos por estudantes concluintes de uma universidade pública da Bahia. O lócus da pesquisa foi um Centro de Formação de Professores, no âmbito do componente curricular Prática na Docência de Matérias Pedagógicas. O aporte teórico está centrado em Franco (2008), Libâneo (2010), Pimenta (2011), além de Moreira e Pinto (2021). Recorreu-se à Análise de Conteúdo (Amado, 2017) para o tratamento dos dados, os quais resultaram no destaque de três categorias: a) desprestígio da profissão; b) surpresa quanto às áreas de atuação do pedagogo; c) Pedagogia como campo de conhecimento. Foi possível desvelar que as propostas de formação de pedagogos parecem restritas ao ensino, o que demonstra uma fragilidade curricular. Além disso, os resultados sinalizaram que é urgente e necessário dialogar sobre o estatuto epistemológico da Pedagogia.
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