Escrita reflexiva de futuros pedagogos: há espaço para o debate epistemológico sobre a Pedagogia?

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Me. Edmila Silva de Oliveira
https://orcid.org/0000-0003-4357-0698
Dr.ª Denise Aparecida Brito Barreto
https://orcid.org/0000-0003-3448-5109

Resumo

Este estudo, de abordagem qualitativa, tem como objetivo investigar qual o lugar do debate epistemológico sobre a Pedagogia dentro do próprio curso, por meio da análise de textos reflexivos produzidos por estudantes concluintes de uma universidade pública da Bahia. O lócus da pesquisa foi um Centro de Formação de Professores, no âmbito do componente curricular Prática na Docência de Matérias Pedagógicas. O aporte teórico está centrado em Franco (2008), Libâneo (2010), Pimenta (2011), além de Moreira e Pinto (2021).  Recorreu-se à Análise de Conteúdo (Amado, 2017) para o tratamento dos dados, os quais resultaram no destaque de três categorias: a) desprestígio da profissão; b) surpresa quanto às áreas de atuação do pedagogo; c) Pedagogia como campo de conhecimento. Foi possível desvelar que as propostas de formação de pedagogos parecem restritas ao ensino, o que demonstra uma fragilidade curricular. Além disso, os resultados sinalizaram que é urgente e necessário dialogar sobre o estatuto epistemológico da Pedagogia.

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Como Citar
OLIVEIRA, E. S. de .; BARRETO, D. A. B. Escrita reflexiva de futuros pedagogos: há espaço para o debate epistemológico sobre a Pedagogia?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21243.047. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21243. Acesso em: 16 mar. 2025.
Seção
Dossiê: O campo teórico da Pedagogia e seus desdobramentos na formação de pedagogos/as
Biografia do Autor

Me. Edmila Silva de Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Mestra em Educação/UESB. Licenciada em Pedagogia/UNEB. Licenciada em Letras/UESB. Professora Substituta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Membro do Grupo de Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas – GELFORPE/UESB/CNPq

Dr.ª Denise Aparecida Brito Barreto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Departamento de Estudos Linguísticos e Literários - DELL. Programa de Pós graduação em Educação - PPGED/UESB. Coordenadora do Grupo de Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas – GELFORPE/CNPq/UESB.

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