Pesquisas sobre o curso de Pedagogia em produções acadêmicas de graduação e pós-graduação no CE-UFPB

Conteúdo do artigo principal

Dr. José Leonardo Rolim de Lima Severo
https://orcid.org/0000-0001-5071-128X
Paloma Emanuele da Costa Nascimento Fernandes
https://orcid.org/0000-0002-0913-6268

Resumo

Este trabalho relata uma pesquisa que investigou o tratamento atribuído à Pedagogia como campo de conhecimento, curso e profissão, em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Pedagogia e em teses e dissertações de Pós-Graduação em Educação no âmbito do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), de modo a produzir subsídios que auxiliem na defesa das especificidades da Pedagogia no cenário atual de repercussões problemáticas de novos e antigos equívocos conceituais derivados de políticas curriculares destinadas à formação de pedagogas/os no país. Com caráter quanti-qualitativo, a pesquisa pautou-se por processos de mapeamento de trabalhos no Repositório da UFPB, caracterizando-se como um estudo bibliográfico. Constatou-se que durante a formação inicial da/o pedagoga/o não é abordada a educação não escolar, dando exclusividade ao magistério. Notou-se, também, por parte dos autores das pesquisas analisadas, poucas referências conceituais sobre a Pedagogia em seu sentido epistemológico, cujo tratamento inclina-se, frequentemente, a resumi-la à docência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SEVERO, J. L. R. de L.; FERNANDES, P. E. da C. N. . Pesquisas sobre o curso de Pedagogia em produções acadêmicas de graduação e pós-graduação no CE-UFPB. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21252.038. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21252. Acesso em: 5 nov. 2024.
Seção
Dossiê: O campo teórico da Pedagogia e seus desdobramentos na formação de pedagogos/as
Biografia do Autor

Dr. José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Licenciado em Pedagogia. Mestre e Doutor em Educação com Pós-Doutodado em Teoria da Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Integra a Rede Nacional de Pesquisadoras/es em Pedagogia (RePPed), a Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (Andipe) e a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped). 

Paloma Emanuele da Costa Nascimento Fernandes, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduanda do curso presencial de Licenciatura Plena em Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal da Para´íba. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia, Trabalho Educativo e Sociedade (GEPPTES).

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 2/2019, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União, Brasília, seção 1, p. 46-49, 20 de dezembro de 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia. Resolução n º1, de 15 de maio de 2006. Brasília: MEC, 2006.

ENS, R. T.; ROMANOWSKI, J. P. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Revista Diálogo Educacional, Paraná, vol. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189116275004. Acesso em: 18 jul. 2022.

FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia como ciência da educação. ed. 2. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2008.

FRANCO, M. A. S.; LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Elementos para a formulação de diretrizes curriculares para cursos de Pedagogia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, p. 63-97, jan./abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000100005

LIBÂNEO, J. C. Prática Educativa, Pedagogia e Didática. In: LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. (coord.). Didática. 28. Reimp. São Paulo: Cortez, 2008. p. 15-31.

MELLO, R. R. de.; PREZENSZKY, B. C. Pesquisa bibliográfica em educação: análise de conteúdo em revisões críticas da produção científica em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 19, n. 63, p. 1569-1595, out./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.AO01

PIMENTA, S. G.; PINTO, U. DE A.; SEVERO, J. L. R. DE L. A Pedagogia como lócus de formação profissional de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-20, 6 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15528.057

PIMENTA, S. G.; SEVERO, J. L. R. DE L. A Pedagogia entre passado e contemporaneidade: apontamentos para uma ressignificação epistemológica. Inter-Ação, Goiânia, v. 40, n. 3, p. 477-492, set./dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.5216/ia.v40i3.35869

SCHMIED-KOWARZIK, W. Pedagogia dialética. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.