Função sociopolítica da educação e o papel dos pedagogos na educação não-escolar: âmbitos de atuação político-pedagógicos e campos teórico-profissionais

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Dr. Jonas Emanuel Pinto Magalhães
https://orcid.org/0000-0001-6144-9854

Resumo

O presente ensaio percorre as diferentes funções e formas assumidas pela educação nos últimos séculos, dando destaque a sua conformação escolar e não-escolar e à presença de outras práticas educativas permeando o conjunto de organizações e aparelhos privados de hegemonia. Tendo este cenário como pano de fundo, defende-se a atuação do pedagogo em espaços de educação não-escolares, dada a necessidade de imprimir às práticas educativas desenvolvidas nesses espaços um caráter propriamente pedagógico. Com intuito de colaborar com a construção de dispositivos curriculares e metodológicos voltados para a formação do pedagogo e a investigação de suas práticas em contextos não-escolares, propõe-se uma matriz teórico-investigativa composta por âmbitos de atuação político-pedagógicos e campos teórico-profissionais que possam aglutinar e sistematizar fundamentos teórico-normativos, ético-políticos e didático-pedagógicos específicos e atinentes aos âmbitos e campos propostos.

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Detalhes do artigo

Como Citar
MAGALHÃES, J. E. P. . Função sociopolítica da educação e o papel dos pedagogos na educação não-escolar: âmbitos de atuação político-pedagógicos e campos teórico-profissionais. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21101.039. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21101. Acesso em: 5 nov. 2024.
Seção
Dossiê: O campo teórico da Pedagogia e seus desdobramentos na formação de pedagogos/as
Biografia do Autor

Dr. Jonas Emanuel Pinto Magalhães, Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado e Doutorado em Políticas e Formação Humana (PPFH/UERJ), onde desenvolve pesquisa sobre os fundamentos políticos, epistemológicos e pedagógicos das competências socioemocionais.Tem experiência na área de Educação, como professor de educação infantil, dos primeiros anos do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio (disciplinas pedagógicas) e Pós-Graduação (cursos semi-presenciais), como pedagogo e como pesquisador nas áreas de Epistemologia, Formação de Professores, Trabalho e Educação e Políticas Públicas de Educação. Atua como pedagogo na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense e como docente no curso de formação de professores em nível médio da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro ministrando a disciplina "Conhecimentos Didáticos e Pedagógicos da Educação Infantil".. Atualmente coordena o projeto de extensão "Pedagogos e a pedagogia: ciência, saberes pedagógicos e espaços de atuação profissional? desenvolvido na UERJ, através do Programa de Desenvolvimento "Theotônio dos Santos" e o grupo de estudos "Trabalho, Práxis e Formação Docente". É membro do grupo de pesquisa THESE - projetos Integrados em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF-UERJ-EPSJV-Fiocruz) e um dos coordenadores do grupo de pesquisa Trabalho, Práxis e Formação Docente.

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