Elementos representativos do percurso do Curso de Pedagogia no Brasil: a dimensão histórico-legal em pauta

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Dr.ª Adriana Patrício Delgado

Resumo

O presente artigo se organiza em dois momentos. Primeiro, apresenta um breve histórico do curso de Pedagogia no Brasil, tendo como recorte temporal seu surgimento em 1939 até a Resolução n. 02/2019 (BNC-Formação). O retrato dos pontos históricos-legais sobre o curso de Pedagogia seguirá por um caminho metodológico descritivo-analítico perpassando por peças legais, bem como pela criação de movimentos, associações e entidades construídas ao longo do período retratado, no diálogo com autores/as com tradição de pesquisa no campo da formação de professores/as, como: Cruz, Gatti, Libâneo, Saviani e Scheibe. Em seguida, apresenta elementos que desvelam retrocessos e o próprio esfacelamento do curso de Pedagogia a partir dos pressupostos expressos pela Resolução n. 02/2019. Tem por objetivo refletir sobre os efeitos da dimensão histórico-legal nos projetos curriculares balizadores dos cursos de formação docente, com ênfase no curso de Pedagogia, objeto de estudo deste trabalho.

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Como Citar
DELGADO, A. P. Elementos representativos do percurso do Curso de Pedagogia no Brasil: a dimensão histórico-legal em pauta. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–24, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21308.040. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21308. Acesso em: 5 nov. 2024.
Seção
Dossiê: O campo teórico da Pedagogia e seus desdobramentos na formação de pedagogos/as
Biografia do Autor

Dr.ª Adriana Patrício Delgado, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade. Especialização em Psicopedagogia, Informática Aplicada à Educação e Avaliação Institucional. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vinculada ao Departamento de Didática/ Faculdade de Educação, onde ministra as disciplinas Didática, Currículo e Profissão Docente. Desenvolve pesquisas na área de Formação de Professores, Didática e Currículo. Têm produções na área com capítulos de livros, artigos e resumos publicados em Anais de Eventos e Revistas Científicas. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia.

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