A complexidade das ações das crianças: por uma ética do encontro com e para elas

Conteúdo do artigo principal

Profª Doutoranda Luciane Frosi Piva
https://orcid.org/0000-0002-2311-1139
Profª Mestranda Gabriela Saueressig
https://orcid.org/0000-0003-0920-9911
Profª Drª Elí Terezinha Henn Fabris
https://orcid.org/0000-0002-3622-0289

Resumo

Apresenta a resenha do livro Ritmos infantis: tecidos de uma paisagem interior, escrito por quatro autores, profissionais espanhóis de áreas distintas: uma pintora, uma arquiteta, um compositor e uma socióloga. Juntos, produzem um livro com uma abordagem abrangente, por meio do que podemos chamar de uma visão interdisciplinar. Traduzido para o português por Sonia Larrubia Valverde e Suely Amaral de Mello, traz importantes contribuições para as áreas da Educação Infantil e da Primeira Infância, como procuraremos demonstrar nesta apresentação da obra como um todo, mas também salientando aspectos de cada capítulo.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
FROSI PIVA, L. .; SAUERESSIG, G.; FABRIS, E. T. H. A complexidade das ações das crianças: por uma ética do encontro com e para elas. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–6, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20936.015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20936. Acesso em: 22 maio. 2025.
Seção
Resenhas
Biografia do Autor

Profª Doutoranda Luciane Frosi Piva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2021), Mestra em Educação na linha de Estudos sobre Infâncias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2019). Especialista em Coordenação Pedagógica pela UFRGS (2016), Educação Infantil pela Unisinos (2010) e Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco - UCB (2007). Licenciada em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil pela Unisinos (2003). Possui experiência de 20 anos na Educação Básica como professora no Ensino Fundamental e na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de São Leopoldo e de Novo Hamburgo; coordenadora pedagógica de Escola Municipal de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo e atua na formação continuada de professores e na assessoria pedagógica no Núcleo da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo. Integrante do Observatório da Cultura Infantil - OBECI, coordenado pelo Prof. Dr. Paulo S. Fochi. Realiza suas pesquisas e tem publicado especialmente no Campo dos Estudos da Criança e da Pedagogia da Infância, Educação Infantil e os Processos de Transição Educativos.

Profª Mestranda Gabriela Saueressig, Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale dos Sinos – Unisinos. Mestranda em Educação pela mesma Universidade (Bolsista PROEX/CAPES). Professora dos Anos Iniciais da Rede Municipal de São Leopoldo. Pesquisa sobre formação de professores e o Programa Residência Pedagógica.

Profª Drª Elí Terezinha Henn Fabris, Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS

Doutorado (2005) e Mestrado (1999) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Especialização (1994) pela Universidade de Santa Cruz do Sul - (UNISC) e Graduação em Pedagogia Administração Escolar e Orientação Educacional (1979) pela Universidade de Passo Fundo- (UPF.). É professora Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - (UNISINOS) e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação (de outubro de 2016 até agosto de 2020), onde também orienta mestrado e doutorado na Linha de Pesquisa Formação, Pedagogias e Transformação Digital. Coordenou a Comissão PROEX/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS (2016 - 2020), e coordenou o DINTER - Frederico Westhphalen (2016 - 2020) e o DINTER IFRS (2016 - 2019).Tem experiência na rede pública (estadual e municipal) e particular na docência e em cargos de gestão escolar (direção, orientação e supervisão). Suas pesquisas envolvem os seguintes temas: currículo, formação de professores, inclusão, pedagogias culturais, práticas pedagógicas e docência contemporânea. Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Pedagogias, Docências e Diferenças(GIPEDI/CNPq). Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão GEPI/CNPq. Na UFRGS participa do NECCSO. Integra a Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE) e a Red De Inducción A La Docencia / Rede Inserçao No Ensino/ Red de intercambio sobre los problemas y procesos de formación del profesorado principiante en cualquiera de los niveles educativos. Coordenou o GT 13- Educação Fundamental, na Associação Nacional de Pesquisadores (ANPED) de 2013 a 2015. Hoje é suplente do Comitê Científico neste GT. No período de setembro de 2014 a fevereiro de 2015 realizou em Porto, Portugal, o estágio pós-doutoral - Bolsista CAPES, pertencente ao Programa de Intercâmbio Internacional com Portugal. Desde 2015 é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA ED ? Educação. Faz parte do comitê assessor de Educação da FAPERGS, desde setembro de 2019. Interga no PPGEDU/Unisinos a Linha de Pesquisa II: Formação, pedagogias e transformação digital.

Referências

AGUILERA, M. I. C.; CABANELLAS, M. C. E.; CABANELLAS, J. E.; POLONIO, R. Ritmos Infantis: tecidos de uma paisagem interior. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.

SACRISTÁN, J. G. El valor del tempo em educacion. Madrid: Ediciones Morata, 2008.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.