A complexidade das ações das crianças: por uma ética do encontro com e para elas

Conteúdo do artigo principal

Profª Doutoranda Luciane Frosi Piva
https://orcid.org/0000-0002-2311-1139
Profª Mestranda Gabriela Saueressig
https://orcid.org/0000-0003-0920-9911
Profª Drª Elí Terezinha Henn Fabris
https://orcid.org/0000-0002-3622-0289

Resumo

Apresenta a resenha do livro Ritmos infantis: tecidos de uma paisagem interior, escrito por quatro autores, profissionais espanhóis de áreas distintas: uma pintora, uma arquiteta, um compositor e uma socióloga. Juntos, produzem um livro com uma abordagem abrangente, por meio do que podemos chamar de uma visão interdisciplinar. Traduzido para o português por Sonia Larrubia Valverde e Suely Amaral de Mello, traz importantes contribuições para as áreas da Educação Infantil e da Primeira Infância, como procuraremos demonstrar nesta apresentação da obra como um todo, mas também salientando aspectos de cada capítulo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FROSI PIVA, L. .; SAUERESSIG, G.; FABRIS, E. T. H. A complexidade das ações das crianças: por uma ética do encontro com e para elas. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–6, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20936.015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20936. Acesso em: 27 fev. 2024.
Seção
Resenhas
Biografia do Autor

Profª Doutoranda Luciane Frosi Piva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2021), Mestra em Educação na linha de Estudos sobre Infâncias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2019). Especialista em Coordenação Pedagógica pela UFRGS (2016), Educação Infantil pela Unisinos (2010) e Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco - UCB (2007). Licenciada em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil pela Unisinos (2003). Possui experiência de 20 anos na Educação Básica como professora no Ensino Fundamental e na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de São Leopoldo e de Novo Hamburgo; coordenadora pedagógica de Escola Municipal de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo e atua na formação continuada de professores e na assessoria pedagógica no Núcleo da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo. Integrante do Observatório da Cultura Infantil - OBECI, coordenado pelo Prof. Dr. Paulo S. Fochi. Realiza suas pesquisas e tem publicado especialmente no Campo dos Estudos da Criança e da Pedagogia da Infância, Educação Infantil e os Processos de Transição Educativos.

Profª Mestranda Gabriela Saueressig, Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale dos Sinos – Unisinos. Mestranda em Educação pela mesma Universidade (Bolsista PROEX/CAPES). Professora dos Anos Iniciais da Rede Municipal de São Leopoldo. Pesquisa sobre formação de professores e o Programa Residência Pedagógica.

Profª Drª Elí Terezinha Henn Fabris, Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS

Doutorado (2005) e Mestrado (1999) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Especialização (1994) pela Universidade de Santa Cruz do Sul - (UNISC) e Graduação em Pedagogia Administração Escolar e Orientação Educacional (1979) pela Universidade de Passo Fundo- (UPF.). É professora Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - (UNISINOS) e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação (de outubro de 2016 até agosto de 2020), onde também orienta mestrado e doutorado na Linha de Pesquisa Formação, Pedagogias e Transformação Digital. Coordenou a Comissão PROEX/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS (2016 - 2020), e coordenou o DINTER - Frederico Westhphalen (2016 - 2020) e o DINTER IFRS (2016 - 2019).Tem experiência na rede pública (estadual e municipal) e particular na docência e em cargos de gestão escolar (direção, orientação e supervisão). Suas pesquisas envolvem os seguintes temas: currículo, formação de professores, inclusão, pedagogias culturais, práticas pedagógicas e docência contemporânea. Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Pedagogias, Docências e Diferenças(GIPEDI/CNPq). Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão GEPI/CNPq. Na UFRGS participa do NECCSO. Integra a Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE) e a Red De Inducción A La Docencia / Rede Inserçao No Ensino/ Red de intercambio sobre los problemas y procesos de formación del profesorado principiante en cualquiera de los niveles educativos. Coordenou o GT 13- Educação Fundamental, na Associação Nacional de Pesquisadores (ANPED) de 2013 a 2015. Hoje é suplente do Comitê Científico neste GT. No período de setembro de 2014 a fevereiro de 2015 realizou em Porto, Portugal, o estágio pós-doutoral - Bolsista CAPES, pertencente ao Programa de Intercâmbio Internacional com Portugal. Desde 2015 é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA ED ? Educação. Faz parte do comitê assessor de Educação da FAPERGS, desde setembro de 2019. Interga no PPGEDU/Unisinos a Linha de Pesquisa II: Formação, pedagogias e transformação digital.

Referências

AGUILERA, M. I. C.; CABANELLAS, M. C. E.; CABANELLAS, J. E.; POLONIO, R. Ritmos Infantis: tecidos de uma paisagem interior. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.

SACRISTÁN, J. G. El valor del tempo em educacion. Madrid: Ediciones Morata, 2008.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.