Formação de professores para a educação básica e o ensino da arte: caminhos possíveis

Conteúdo do artigo principal

Ana Paula Cordeiro
Luciana Aparecida de Araújo
https://orcid.org/
Dr. Cleriston Izidro dos Anjos
https://orcid.org/0000-0003-1040-4909

Resumo

Pensar sobre possibilidades de ensino da arte na educação tem sido alvo de discussões nos cursos de formação de professores. Nesse sentido, este relato tem como objetivo trazer reflexões sobre a formação de professores para o trabalho com arte e movimento, sobre as linguagens infantis expressas por diferentes modalidades expressivas, trazendo proposições para a prática pedagógica em diferentes contextos, mediante atividades lúdicas para a Educação Básica. Visa responder os seguintes questionamentos: como a criança entra em contato com a Arte? Quais as possibilidades que a escola pode proporcionar às crianças na Educação Básica? Por onde começar? Os resultados dessas experiências revelam a importância do professor possuir repertório cultural capaz de oferecer, incentivar e estimular as crianças nos seus processos de aprendizagem em Arte. Conclui-se que um professor com uma rica formação, e com bom repertório artístico e cultural, conseguirá dar respostas e partilhar vivencias significativas alinhadas aos interesses das crianças.

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Detalhes do artigo

Como Citar
CORDEIRO, A. P.; DE ARAÚJO, L. A.; ANJOS, C. I. dos . Formação de professores para a educação básica e o ensino da arte: caminhos possíveis. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–21, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.17738.062. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17738. Acesso em: 4 nov. 2024.
Seção
Práticas artísticas contemporâneas, crianças e docência: experiências estéticas
Biografia do Autor

Ana Paula Cordeiro, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Docente do Departamento de Didática da FFC-Unesp, Marília,  atuando na graduação em Pedagogia e no Programa de pós-graduação em Sociologia-Mestrado Profissional/ProfSocio. É Vice-Lider do Grupo de Estudos em Pesquisa Pedagógica e Cultura Científica (GEPPECC) da FFC/ Unesp/ Marília. 

Luciana Aparecida de Araújo, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Pós-Doutorado pela Fundação Carlos Chagas, Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente lotada no Departamento de Didática da FFC-Unesp, Marília, atuando na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC/ Unesp/ Marília. É Líder do Grupo de Estudos em Pesquisa Pedagógica e Cultura Científica (GEPPECC) da FFC/ Unesp/Marília.

Dr. Cleriston Izidro dos Anjos, Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Docente do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL), atuando na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CEDU/UFAL). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (GEPPECI/CNPq/UFAL).

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