A Base Nacional Comum Curricular e as canções dos Festivais de Música de Roraima: atividades para o ensino de música
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo é resultado da monografia realizada no curso de licenciatura em Música da Universidade Federal de Roraima, e teve como objetivo apresentar atividades pedagógicas musicais com base em canções regionais apresentadas nos Festivais de Música de Roraima, com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do modelo composição, apreciação e performance, literatura e aquisição de habilidades (C(L)A(S)P), de Swanwick, as canções foram retiradas do CD Finalistas do Festival Canto Forte. Para a construção dos referenciais teóricos sobre a temática, tornou-se importante tratar sobre os festivais de música em Roraima, sobre identidade regional, por meio das manifestações artísticas do Festival de Música Canto Forte, do modelo C(L)A(S)P e da legislação vigente. A pesquisa surgiu no sentido de buscar outros caminhos para o ensino de música em Roraima, além das músicas nacionalmente conhecidas. O desdobramento da pesquisa permitiu a elaboração de planos de aula para a educação básica, com base em canções regionais aplicáveis às orientações da BNCC.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
BAZZO, V.; SCHEIBE, L. De volta para o futuro... retrocessos na atual política de formação docente. Revista Retratos da Escola, Brasília-DF, v. 13, n. 27, p. 669-684, set./dez. 2019.
BENETTI, G. F.; SILVA, L. L. F. da; Os Festivais da Canção (1974-2017): concursos de música autoral em Boa Vista. In: BENETTI, Gustavo Frosi; ALMEIDA, Jéssica de (org.). Música em Roraima: eventos, práticas e registros. Boa Vista: Editora da UFRR, 2020, p. 63-92.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas (IBGE). Cidades e Estados. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rr.html. Acesso em: 25 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 14 dez. 2020.
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília-DF: Presidência da República/Ministério da Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 25 abr. 2021.
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Presidência da República, 18 ago. 2008. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm. Acesso em: 14 dezembro 2020.
CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e prática pedagógicas. 2. ed. Petrópolis, Vozes, 2008.
FINALISTAS do Festival de Música Canto Forte. Boa Vista: Lucas Leão, 2018. 2 CDs.
COSTA, M. M. I. A. da. O valor da música na educação na perspectiva de Keith Swanwick. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2010. 114 f. Tese de Mestrado Educação (Formação Pessoal e Social). Disponível em:< https://repositorio.ul.pt/handle/10451/2563>. Acesso em: 15. dez. 2020.
DEL-BEN, L.; PEREIRA, M. V. M. Música e Educação Básica: sentidos em disputa. In: SILVA, F. C. T.; XAVIER FILHA, C. (org.). Conhecimentos em Disputa na Base Nacional Comum Curricular. Campo Grande: Oeste, 2019. p. 189-209.
FÉLIX, J. de S.; SANTI, V. J. O Movimento Roraimeira e os Festivais: entre o local, o regional e o global. In: BENETTI, G. F.; ALMEIDA, J. de (org.). Música em Roraima: eventos, práticas e registros. Boa Vista-RR: Editora da UFRR, 2020, p. 93-108.
FRANÇA, C. C.; SWANWICK, K. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta, Porto Alegre-RS, v. 13, n. 21, p. 6-41, dez, 2002.
FRANÇA, C. C. BNCC e educação musical: muito barulho por nada? Música na Educação Básica, v. 10, n. 12, 2020.
FRANCO, M. A. do R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 97 n. 247 Brasília set./dez. 2016.
GREEN, L. Ensino da música popular em si, para si mesma e para “outra” música: uma pesquisa atual em sala de aula. Revista da ABEM, v. 20, n. 28, p. 61-80, 2012. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/ article/viewFile/104/87. Acesso em: 12/08/2021.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Dp&A, 2006.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 1993.
MACEDO, E. As demandas conservadoras do Movimento Escola Sem Partido e a Base Nacional Curricular Comum. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 139, p. 507-524, abr. 2017.
MATEIRO, T.; ILARI, B. Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Intersaberes, 2012.
NASCIMENTO, A. S. do. Músicas Regionalistas do Festival Canto Forte: atividades para o ensino de música na educação básica. 2021. 98 f. Monografia (Licenciatura) – Curso de Licenciatura em Música, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2021.
NOGUEIRA, C. A análise do discurso. Métodos e técnicas de avaliação: novos contributos para a prática e investigação. Braga: CEEP, 2001.
OLIVEIRA, R. da S.; WANKLER, C. M.; SOUZA, C. M. de. Identidade e poesia musicada: panorama do movimento Roraimeira a partir da cidade de Boa Vista como uma das fontes de inspiração. Revista Acta Geográfica, n. 6, p. 27-37, jul. 2009.
PUCCI, M. D; ALMEIDA, M. B. Outras terras, outros sons. 2. ed. São Paulo: Callis Editora, 2015.
QUEIROZ, L. R. S. Música na escola: aspectos históricos da legislação nacional e perspectivas atuais a partir da lei n. 11.769/2008. Revista da Abem, Londrina, v. 20, n. 29, p. 23-38, dez. 2012.
SANTOS, M. C. dos; A educação musical na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Ensino Médio: teias da política educacional curricular pós-golpe 2016 no Brasil. Revista da Abem, São Luís, v. 27, n. 42, p. 52-70, jan./jun. 2019.
SOUZA, E. R. de. A retórica regionalista na poética roraimeira. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2017.
SPUDEIT, D. Elaboração do plano de ensino e do plano de aula. . Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. fev. 2014.
SWANWICK, K. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.
WEILAND, R. Ensino instrumental – possíveis contribuições a partir do modelo C(L)A(S)P de Swanwick. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABEM, 15, 9-11 out. 2008, São Paulo-SP, Anais [...]. São Paulo: ABEM, out. 2008.