A Base Nacional Comum Curricular e as canções dos Festivais de Música de Roraima: atividades para o ensino de música

Conteúdo do artigo principal

Dr. Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva
https://orcid.org/0000-0003-1791-2877
Mestranda Andressa Sousa do Nascimento
https://orcid.org/0000-0002-6061-0252

Resumo

Este artigo é resultado da monografia realizada no curso de licenciatura em Música da Universidade Federal de Roraima, e teve como objetivo apresentar atividades pedagógicas musicais com base em canções regionais apresentadas nos Festivais de Música de Roraima, com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do modelo composição, apreciação e performance, literatura e aquisição de habilidades (C(L)A(S)P), de Swanwick, as canções foram retiradas do CD Finalistas do Festival Canto Forte. Para a construção dos referenciais teóricos sobre a temática, tornou-se importante tratar sobre os festivais de música em Roraima, sobre identidade regional, por meio das manifestações artísticas do Festival de Música Canto Forte, do modelo C(L)A(S)P e da legislação vigente. A pesquisa surgiu no sentido de buscar outros caminhos para o ensino de música em Roraima, além das músicas nacionalmente conhecidas. O desdobramento da pesquisa permitiu a elaboração de planos de aula para a educação básica, com base em canções regionais aplicáveis às orientações da BNCC.

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Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, J. T. de S. M. da; NASCIMENTO, A. S. do. A Base Nacional Comum Curricular e as canções dos Festivais de Música de Roraima: atividades para o ensino de música. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–28, 2023. DOI: 10.5212/OlhaProfr.v.26.20359.025. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20359. Acesso em: 9 maio. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr. Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professor Adjunto no Curso de Licenciatura Linguagens e Códigos: Música do Centro de Ciências de São Bernardo - Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutor em Ciências da Educação, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) - Portugal. Mestre em Música - Processos Analíticos e Criativos, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Licenciado em Música com habilitação em Violoncelo pela Universidade Federal de São João del-Rey (UFSJ). Bacharel em Ciências Contábeis (Centro Universitário Claretiano). Coordenador da subárea Música no PIBID 2022/2024. Líder do Grupo de Pesquisa Música e Formação (UFMA). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Cruviana: Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação, Arte e Intercultura (UFRR). Membro da ação de extensão Quarta Cultural (UFMA). Realiza pesquisas e atividades nas áreas de: Educação Musical; Currículo; Formação de professores.

Mestranda Andressa Sousa do Nascimento, Governo do Estado de Roraima

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Professora da carreira do magistério da Educação Básica/Artes do Governo Estadual de Roraima e Professora substituta da Licenciatura em Música da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

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