A Base Nacional Comum Curricular e as canções dos Festivais de Música de Roraima: atividades para o ensino de música

Conteúdo do artigo principal

Dr. Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva
https://orcid.org/0000-0003-1791-2877
Mestranda Andressa Sousa do Nascimento
https://orcid.org/0000-0002-6061-0252

Resumo

Este artigo é resultado da monografia realizada no curso de licenciatura em Música da Universidade Federal de Roraima, e teve como objetivo apresentar atividades pedagógicas musicais com base em canções regionais apresentadas nos Festivais de Música de Roraima, com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do modelo composição, apreciação e performance, literatura e aquisição de habilidades (C(L)A(S)P), de Swanwick, as canções foram retiradas do CD Finalistas do Festival Canto Forte. Para a construção dos referenciais teóricos sobre a temática, tornou-se importante tratar sobre os festivais de música em Roraima, sobre identidade regional, por meio das manifestações artísticas do Festival de Música Canto Forte, do modelo C(L)A(S)P e da legislação vigente. A pesquisa surgiu no sentido de buscar outros caminhos para o ensino de música em Roraima, além das músicas nacionalmente conhecidas. O desdobramento da pesquisa permitiu a elaboração de planos de aula para a educação básica, com base em canções regionais aplicáveis às orientações da BNCC.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, J. T. de S. M. da; NASCIMENTO, A. S. do. A Base Nacional Comum Curricular e as canções dos Festivais de Música de Roraima: atividades para o ensino de música. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–28, 2023. DOI: 10.5212/OlhaProfr.v.26.20359.025. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20359. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr. Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professor Adjunto no Curso de Licenciatura Linguagens e Códigos: Música do Centro de Ciências de São Bernardo - Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutor em Ciências da Educação, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) - Portugal. Mestre em Música - Processos Analíticos e Criativos, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Licenciado em Música com habilitação em Violoncelo pela Universidade Federal de São João del-Rey (UFSJ). Bacharel em Ciências Contábeis (Centro Universitário Claretiano). Coordenador da subárea Música no PIBID 2022/2024. Líder do Grupo de Pesquisa Música e Formação (UFMA). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Cruviana: Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação, Arte e Intercultura (UFRR). Membro da ação de extensão Quarta Cultural (UFMA). Realiza pesquisas e atividades nas áreas de: Educação Musical; Currículo; Formação de professores.

Mestranda Andressa Sousa do Nascimento, Governo do Estado de Roraima

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Professora da carreira do magistério da Educação Básica/Artes do Governo Estadual de Roraima e Professora substituta da Licenciatura em Música da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Referências

BAZZO, V.; SCHEIBE, L. De volta para o futuro... retrocessos na atual política de formação docente. Revista Retratos da Escola, Brasília-DF, v. 13, n. 27, p. 669-684, set./dez. 2019.

BENETTI, G. F.; SILVA, L. L. F. da; Os Festivais da Canção (1974-2017): concursos de música autoral em Boa Vista. In: BENETTI, Gustavo Frosi; ALMEIDA, Jéssica de (org.). Música em Roraima: eventos, práticas e registros. Boa Vista: Editora da UFRR, 2020, p. 63-92.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas (IBGE). Cidades e Estados. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rr.html. Acesso em: 25 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 14 dez. 2020.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília-DF: Presidência da República/Ministério da Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 25 abr. 2021.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Presidência da República, 18 ago. 2008. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm. Acesso em: 14 dezembro 2020.

CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e prática pedagógicas. 2. ed. Petrópolis, Vozes, 2008.

FINALISTAS do Festival de Música Canto Forte. Boa Vista: Lucas Leão, 2018. 2 CDs.

COSTA, M. M. I. A. da. O valor da música na educação na perspectiva de Keith Swanwick. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2010. 114 f. Tese de Mestrado Educação (Formação Pessoal e Social). Disponível em:< https://repositorio.ul.pt/handle/10451/2563>. Acesso em: 15. dez. 2020.

DEL-BEN, L.; PEREIRA, M. V. M. Música e Educação Básica: sentidos em disputa. In: SILVA, F. C. T.; XAVIER FILHA, C. (org.). Conhecimentos em Disputa na Base Nacional Comum Curricular. Campo Grande: Oeste, 2019. p. 189-209.

FÉLIX, J. de S.; SANTI, V. J. O Movimento Roraimeira e os Festivais: entre o local, o regional e o global. In: BENETTI, G. F.; ALMEIDA, J. de (org.). Música em Roraima: eventos, práticas e registros. Boa Vista-RR: Editora da UFRR, 2020, p. 93-108.

FRANÇA, C. C.; SWANWICK, K. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta, Porto Alegre-RS, v. 13, n. 21, p. 6-41, dez, 2002.

FRANÇA, C. C. BNCC e educação musical: muito barulho por nada? Música na Educação Básica, v. 10, n. 12, 2020.

FRANCO, M. A. do R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 97 n. 247 Brasília set./dez. 2016.

GREEN, L. Ensino da música popular em si, para si mesma e para “outra” música: uma pesquisa atual em sala de aula. Revista da ABEM, v. 20, n. 28, p. 61-80, 2012. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/ article/viewFile/104/87. Acesso em: 12/08/2021.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Dp&A, 2006.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 1993.

MACEDO, E. As demandas conservadoras do Movimento Escola Sem Partido e a Base Nacional Curricular Comum. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 139, p. 507-524, abr. 2017.

MATEIRO, T.; ILARI, B. Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Intersaberes, 2012.

NASCIMENTO, A. S. do. Músicas Regionalistas do Festival Canto Forte: atividades para o ensino de música na educação básica. 2021. 98 f. Monografia (Licenciatura) – Curso de Licenciatura em Música, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2021.

NOGUEIRA, C. A análise do discurso. Métodos e técnicas de avaliação: novos contributos para a prática e investigação. Braga: CEEP, 2001.

OLIVEIRA, R. da S.; WANKLER, C. M.; SOUZA, C. M. de. Identidade e poesia musicada: panorama do movimento Roraimeira a partir da cidade de Boa Vista como uma das fontes de inspiração. Revista Acta Geográfica, n. 6, p. 27-37, jul. 2009.

PUCCI, M. D; ALMEIDA, M. B. Outras terras, outros sons. 2. ed. São Paulo: Callis Editora, 2015.

QUEIROZ, L. R. S. Música na escola: aspectos históricos da legislação nacional e perspectivas atuais a partir da lei n. 11.769/2008. Revista da Abem, Londrina, v. 20, n. 29, p. 23-38, dez. 2012.

SANTOS, M. C. dos; A educação musical na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Ensino Médio: teias da política educacional curricular pós-golpe 2016 no Brasil. Revista da Abem, São Luís, v. 27, n. 42, p. 52-70, jan./jun. 2019.

SOUZA, E. R. de. A retórica regionalista na poética roraimeira. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2017.

SPUDEIT, D. Elaboração do plano de ensino e do plano de aula. . Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. fev. 2014.

SWANWICK, K. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.

WEILAND, R. Ensino instrumental – possíveis contribuições a partir do modelo C(L)A(S)P de Swanwick. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABEM, 15, 9-11 out. 2008, São Paulo-SP, Anais [...]. São Paulo: ABEM, out. 2008.