REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS PARA O ENSINO DE ARTES E PRÁTICAS MUSICAIS NAS ESCOLAS A PARTIR DAS CONCEPÇÕES SOBRE MÚSICA E MÍDIA DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.183195

Conteúdo do artigo principal

Maria José Dozza Subtil

Resumo

O trabalho resulta de uma pesquisa realizada de 2000 a 2003 com 48 professores, formados em sua maioria nos cursos de Pedagogia e Letras-Português, que atuavam como docentes em artes na Educação Básica. A pesquisa enfocou prioritariamente a relação mídia e música como estratégia para entender de modo mais detalhado e menos genérico a prática artística na escola. As questões da pesquisa versaram sobre lembranças musicais relacionadas à escolaridade, influência das mídias nas práticas musicais sociais e escolares e o papel da música na escola na visão desses sujeitos. O objetivo foi compreender possibilidades e limites da inserção da arte/música no espaço escolar, tendo em vista a falta de professores habilitados. Nessa perspectiva, o texto resgata algumas políticas para o Ensino de Artes e apresenta autores que refletem sobre a mídia como instituidora de gostos e práticas musicais. Os dados empíricos resultam de questionários com questões abertas e fechadas e entrevistas. Ao final, reflete-se sobre a realidade da arte na escola e sobre a necessidade de implementar efetivamente a Formação Continuada dos professores que estão atuando.

 

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
355
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202632
|

Detalhes do artigo

Como Citar
SUBTIL, M. J. D. REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS PARA O ENSINO DE ARTES E PRÁTICAS MUSICAIS NAS ESCOLAS A PARTIR DAS CONCEPÇÕES SOBRE MÚSICA E MÍDIA DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.183195. Olhar de Professor, [S. l.], v. 11, n. 1, 2009. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.11i1.183195. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1507. Acesso em: 11 maio. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo