REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS PARA O ENSINO DE ARTES E PRÁTICAS MUSICAIS NAS ESCOLAS A PARTIR DAS CONCEPÇÕES SOBRE MÚSICA E MÍDIA DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.183195

Conteúdo do artigo principal

Maria José Dozza Subtil

Resumo

O trabalho resulta de uma pesquisa realizada de 2000 a 2003 com 48 professores, formados em sua maioria nos cursos de Pedagogia e Letras-Português, que atuavam como docentes em artes na Educação Básica. A pesquisa enfocou prioritariamente a relação mídia e música como estratégia para entender de modo mais detalhado e menos genérico a prática artística na escola. As questões da pesquisa versaram sobre lembranças musicais relacionadas à escolaridade, influência das mídias nas práticas musicais sociais e escolares e o papel da música na escola na visão desses sujeitos. O objetivo foi compreender possibilidades e limites da inserção da arte/música no espaço escolar, tendo em vista a falta de professores habilitados. Nessa perspectiva, o texto resgata algumas políticas para o Ensino de Artes e apresenta autores que refletem sobre a mídia como instituidora de gostos e práticas musicais. Os dados empíricos resultam de questionários com questões abertas e fechadas e entrevistas. Ao final, reflete-se sobre a realidade da arte na escola e sobre a necessidade de implementar efetivamente a Formação Continuada dos professores que estão atuando.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SUBTIL, M. J. D. REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS PARA O ENSINO DE ARTES E PRÁTICAS MUSICAIS NAS ESCOLAS A PARTIR DAS CONCEPÇÕES SOBRE MÚSICA E MÍDIA DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.183195. Olhar de Professor, [S. l.], v. 11, n. 1, 2009. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.11i1.183195. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1507. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo