Aprendizagem da docência em uma escola do campo: ressignificações na trajetória de professores. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0008

Contenido principal del artículo

Juliana Pereira de Araújo
Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira

Resumen

Tendo como fonte um trabalho de doutorado, procuramos compreender os aspectos sobre a aprendizagem da docência em uma escola do campo através do olhar dos sujeitos envolvidos. A revisão bibliográfica enfoca alguns conceitos como a oposição “urbano/rural” e “saberes docentes”. A partir da análise de narrativas de quatro professores que atuam em uma escola do campo situada em Araraquara-SP, procuramos evidenciar que para os professores vindos do ambiente urbano e que atuam no campo a docência se constrói inicialmente influenciada por sua experiência urbana e pela frágil elaboração de ideias sobre a história de marginalidade e de luta pela reforma agrária que marca o ruralismo pedagógico para os sujeitos da escola do campo. Nesse sentido, os docentes acionam conhecimentos superficiais para adaptação ao contexto, sem considerar várias experiências e elementos específicos dessas escolas que, quando vivenciados, potencializam processos de ressignificação profissional, mobilizando novas conformações dos conhecimentos docentes e impulsionando a constituição de outros saberes ainda pouco desenvolvidos. A docência nesse espaço precisa ser mapeada e melhor compreendida para enriquecimento da educação e concretização de um projeto nacional que possa integrar campo e cidade.

Palavras-chave: Formação de professores. Educação do campo. Aprendizagem da docência.

 

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
ARAÚJO, J. P. de; OLIVEIRA, R. M. M. A. de. Aprendizagem da docência em uma escola do campo: ressignificações na trajetória de professores. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0008. Olhar de Professor, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 115–129, 2012. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3627. Acesso em: 5 ene. 2025.
Sección
Caderno Temático - Educação no Campo
Biografía del autor/a

Juliana Pereira de Araújo, Universidade do Estado do Pará

Professora do Departamento de Educação Geral da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Araujo desenvolve pesquisas sobre a Docência

Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Oliveira desenvolve pesquisas sobre Formação de Professores e outros agentes educacionais.

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.