O uso de Tecnologias Assistivas para inclusão do aluno surdo na Educação Básica

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Dr.ª Ana Carolina Reis Pereira
https://orcid.org/0000-0003-1727-7439
Dr.ª Mara Silvia Pasian
https://orcid.org/0000-0002-4974-0750

Resumo

A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em prol da Educação vem sendo amplamente discutida na sociedade atual. Este trabalho teve o objetivo de identificar quais Tecnologias Assistivas (AT) têm sido utilizadas no processo ensino-aprendizagem dos alunos surdos na Educação Básica considerando as teses e dissertações defendidas entre os anos de 2014 e 2019, e mapear quais se mostram mais adequadas a suprir as necessidades dos alunos surdos. Entretanto, após consulta aos bancos de dados digitais das teses e dissertações, verificou-se haver uma profunda escassez de investigações orientadas à análise da inclusão de alunos surdos na Educação Básica, através do uso das Tecnologias Assistivas. Dentre as pesquisas que atenderam aos critérios estabelecidos, é possível identificar um hiato entre a produção destas tecnologias e o seu uso neste locus. Assim, após a análise dos dados, concluiu-se que, não obstante todo o avanço das Tecnologias Assistivas nos últimos anos, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que elas possibilitem a inclusão das crianças surdas no contexto escolar.

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Detalhes do artigo

Como Citar
PEREIRA, A. C. R.; PASIAN, M. S. O uso de Tecnologias Assistivas para inclusão do aluno surdo na Educação Básica. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.18371.001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18371. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr.ª Ana Carolina Reis Pereira, Universidade Fdral do Recôncavo da Bahia - UFRB

Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Segunda Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Especializada em Educação e Tecnologias, com habilitação em Docência na Educação a Distância, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), realizou uma parte dos seus estudos na Facultat de Ciències de lEducació, da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), em 2017, na modalidade doutorado-sanduíche, com financiamento da CAPES. Pesquisadora da temática Educação em Direitos Humanos, e das técnicas de mediação de conflitos para prevenção da violência escolar, a perspectiva teórica que orienta suas pesquisas remete a três campos temáticos: a Filosofia, a Sociologia e a Educação. No campo da formação docente e da gestão educacional, exerceu de 2007 a 2010, o cargo de Coordenadora da Diretoria de Formação e Experimentação Educacional do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), órgão da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA), responsável pela formação continuada dos profissionais da educação de todo o Estado e da experimentação estratégica em Educação, assumindo, de 2010 até 2011, o cargo de Diretora de Formação e Experimentação Educacional, onde realizou funções de gestão, avaliação e pesquisa. É Professora Adjunta do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no curso de Licenciatura em Filsofia. Integra o Núcleo de Pesquisa e Extensão Filosófica (NUPEF), do Curso de Filosofia da UFRB. Tem experiência com os seguintes temas: Filosofia e Educação, Formação de Professores, Docência da Educação a Distância, Educação em Direitos Humanos, História Oral de Vida, Mediação de conflitos e Violência escolar.

Dr.ª Mara Silvia Pasian, Universidade Federal do ABC - UFABC

Professora da Universidade Federal do ABC (UFABC) do Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Pós-doutorado (2014-2015) em Psicologia sobre o desenvolvimento da criança e da família (CEIDEF) da Universidade de Quebec em Trois-Rivières (UQTR), Canadá. Pós-doutorado (2012-2014) em Educação Especial pela FAPESP no Projeto: A análise do funcionamento das Salas de Recurso Multifuncional (SRM) em diferentes regiões do Brasil - UFSCar. Doutora em Psicologia pela USP. Possuí graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Atua em pesquisas na Educação Especial e Inclusão com enfoque em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Altas Habilidades/ Superdotação (AH/SD). Também atua em áreas do desenvolvimento infantil e aprendizagem, comportamento e aprendizagem, maus-tratos infantis, negligência e orientação familiar. Docente e Tutora da Educação a Distância da UFSCar na graduação e na pós graduação no curso de Educação e Tecnologia (EduTec)

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