As pedagogias dos Mapas Mentais: sentidos e significados para as crianças

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Liliane Rezende Anastacio
https://orcid.org/0000-0003-2948-2499
Dr.ª Welessandra Aparecida Benfica
https://orcid.org/0009-0000-2256-1245

Resumo

O trabalho descreve uma prática em que uma professora utiliza Mapas Mentais como forma de registro das aprendizagens das crianças do 6º ano do EF da rede municipal de Belo Horizonte nas aulas de Matemática. Durante a prática, a professora incentivou-as a elaborarem Mapas Mentais como uma forma de registro das suas aprendizagens e pensamentos. As crianças foram encorajadas a utilizar cores, símbolos e desenhos para representar os conceitos e as ideias. A metodologia adotada foi qualitativa, abrangendo observação direta em sala de aula, análise de Mapas Mentais dos alunos e registros orais por meio de gravações em vídeo e áudio para compreender o ambiente de aprendizado e os comportamentos dos estudantes nas aulas de Matemática. Observou-se que o recurso possibilita maior compreensão do conteúdo matemático, bem como maior capacidade de síntese e consolidação das aprendizagens. As crianças relataram que se sentiram mais seguras e confiantes ao utilizar esse registro, uma vez que os Mapas Mentais lhes permitiram visualizar e organizar as informações de maneira clara e estruturada. Essa prática pode contribuir para uma educação mais criativa e significativa, em que as crianças são incentivadas a desenvolverem suas próprias habilidades e potencialidades.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ANASTACIO, L. R. .; BENFICA, W. A. As pedagogias dos Mapas Mentais: sentidos e significados para as crianças. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–16, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22102.005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22102. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Experiências Pedagógicas
Biografia do Autor

Dr.ª Liliane Rezende Anastacio, UEMG Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação. Mestre em Matemática. Possui graduação em Matemática e em Pedagogia. Atualmente é professora do Departamento de Ciências Exatas da UEMG - Ibirité e coordenadora de tutoria EaD/UAB/UEMG. E-mail:liliane.rezende.lili@gmail.com

Dr.ª Welessandra Aparecida Benfica, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutora em Educação pela FAE da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora de Colegiado de Curso de Pedagogia. Licenciada em Letras-Português pela Universidade de Uberaba. Professora titular da UEMG- Unidade Ibirité. Representante docente na Mesa Diretora do Fórum de Licenciatura da UEMG. Atua na Coordenação institucional do Programa de Residência Pedagógica. Mestre em Educação pela PUC/MG na área de concentração: Sociologia e História da profissão docente e da educação escolar. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina (1999). Especialista em Psicologia da Educação pela PUC/MG. Especialista em Educação a distância pela UNIUBE. Possui experiência na Educação Básica e Ensino Superior, em coordenação de projetos sociais e culturais, tutoria de cursos (EAD), docência e gestão em cursos de pós-graduação. Atualmente é professora da disciplina Alfabetização e Letramento no Curso de Pedagogia da UEMG e orientadora de trabalhos de conclusão de curso sobre a temática. Participa como membro da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF). Professora da disciplina optativa: Representações Sociais, Alfabetização e Letramentos. Revisora ​​de textos da Editora UEMG. Participa da Pesquisa Alfabetização em Rede, como integrante do grupo Núcleo de Estudos e pesquisas em Educação e Linguagem (NEPEL)) e do grupo do Grupo de Estudos em Representações Sociais (GERES).Temas de interesse : leitura, escrita, representações sociais, alfabetização e letras, formação de professores e educação integral no/do campo.

Referências

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2018.

BUZAN, T. Mapas Mentais e sua elaboração. Editora Cultrix, 2005.

CASSONI, C.; PENNA-de-CARVALHO, A.; LEME, V. B. R.; MARTURANO, E. M.; FONTAINE, A. M. Transição escolar nos anos finais do ensino fundamental: revisão integrativa de literatura. Psicologia Escolar e Educacional, v. 25, 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. 2. ed. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.

GOMES, G. M. C. de A.; CARVALHO, M. de F. Por uma pedagogia do belo: educação, estética e sensibilidades. EccoS–Revista Científica, n. 53, p. 16647, 2020.

JODELET, Denise. Representações socials, um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (Org.) As Representações socials. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2001, p.31-36.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London, New York: Routledge, 1996.

MARTINS, A. M; CARVALHO, C. A. da S.; ANTUNES-ROCHA, M. L. Pesquisa em representações sociais no Brasil: cartografia dos grupos registrados no CNPq. Revista Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 104-114, jan.-abr. 2014.

MOSCOVIVI, Serge. A psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis, Vozes, 2012.

ROMANATTO, M. C.; PASSOS, C. L. B. A Matemática na formação de professores dos anos iniciais: um olhar para além da Aritmética. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

SÁ, C. P. A construção do objeto de pesquisa em Representações Sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.

SANTOS, A. A. C. Cadernos escolares na primeira série do ensino fundamental: funções e significados. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-08052006-170850/pt-br.php. Acesso em: 22 ago. 2023.