Implantação de Biblioteca Comunitária: um instrumento sociopolítico em prol do desenvolvimento cidadão
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo objetiva apresentar um relato de experiência que buscou diminuir as desigualdades no acesso à leitura por meio das Estantes Literárias, fundamentado na metodologia da Pedagogia de Projetos de Pesquisa, em uma cidade do interior da Bahia, especialmente para o público infanto-juvenil. No desenvolvimento desse projeto, foi possível perceber o envolvimento de cinco discentes do curso de engenharia desde as primeiras ações de constituição da Biblioteca Comunitária. Desse modo, essa biblioteca mostrou-se um instrumento sociopolítico no desenvolvimento cidadão dos participantes envolvidos.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
BAHIA. Prefeitura Municipal de Taperoá. Lei nº 344, de 16 de junho de 2015. Aprova o Plano Municipal de Educação de Taperoá-BA para o decênio 2015-2025 e dá outras providências. Taperoá: Câmara Municipal, 2015. Disponível em: <http://taperoa.ba.gov.br/contasPublicas/download/783145/771/2015/6/publicacoes/1F754F0D-F815-C009-5615A6E5C8C24CA2.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2020.
BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.
BRASIL. Projeto de Lei nº 2.148/2020. Altera a Lei nº 10.753, de 30 de outubro de 2003, que institui a Política Nacional do Livro. Disponível em: <https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=8099648&ts=1595892710516&disposition=inline>. Acesso em: 7 jan. 2021.
BRASIL. Lei nº 10.865/2004. Dispõe sobre a Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público [...]. Brasília, DF, 30 de abril de 2004. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.865.htm>. Acesso em: 5 mai. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.005/2014. Plano Nacional de Educação. Brasília, DF, 25 de junho de 2014. Disponível em: <http://www.proec.ufpr.br/download/extensao/2016/creditacao/PNE%20 2014-2024.pdf>. Acesso em: 5 fev. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.696/2018. Política Nacional de Leitura e Escrita. Brasília, DF, 12 de julho de 2018. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2018/lei-13696-12-julho-2018 -786975-publicacaooriginal-156036-pl.html>. Acesso em: 9 jan. 2022.
BRITO, D. S. de. A importância da leitura na formação social do indivíduo. Revela – Periódico de Divulgação Científica da FALS, [S.l.], n. 8, p. 1-35, 2010. Disponível em: < http://www.fpg.edu.br/index.php/a-instituicao/revista-revela>. Acesso em: 12 jan. 2021.
CASTRILLÓN, S. O direito de ler e de escrever. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Pulo do Gato, 2011.
EÇA, J. L. M. de; DE PAULA, M. C. Gelaterácia: uma experiência de democratização da leitura a partir de bibliotecas comunitárias. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 26, n. 2, p. 1-17, 2021. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1759/pdf>. Acesso em: 24 set. 2021.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. 23. ed. Rio de Janeiro: Cortez, 1989.
FREITAS, K. S. Pedagogia de projetos. GERIR, Salvador, v. 9, n. 29, p. 17-37, 2003.
HORTA, N. M.; ROCHA, F. S. F. Bibliotecas comunitárias: organização sociocultural e instrumento para a democratização do acesso à informação e para a valorização cultural. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação [Online], v. 13, p. 1781, 2017. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/891/908>. Acesso em: 28 dez. 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa nacional por amostra de domicílios – PNAD. Brasília, DF, 2012. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 17 dez. 2020.
INSTITUTO PAULO MONTENEGRO. Indicador de alfabetismo funcional (inaf). São Paulo: Ação Educativa; IPM, 2018. Disponível em: <https://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2018/ 08/Inaf2018_Relat%C3%B3rio-Resultados-Preliminares_v08Ago2018.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2020.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. São Paulo, 2020. Disponível em: <https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/>. Acesso em: 20 dez. 2020.
JESUS, M. S. de. Implantação de bibliotecas comunitárias nos municípios do estado da Bahia. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA EM INFORMAÇÃO, 7., 2007, Salvador. Anais eletrônicos [...] Salvador: CINFORM, 2007. Disponível em: <https://bibliotextos.files.wordpress.com/2011/08/implantac3a7c3a3o-da-bibliotecas-comuntc3a1rias-no-estado-da-bahia.pdf>. Acesso em: 1 dez. 2020.
MACHADO, E. C. Bibliotecas comunitárias como prática social no Brasil. 2008. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-07012009-172507/pt-br.php>. Acesso em: 10 dez. 2020.
MACHADO, E. C. Uma discussão acerca do conceito de biblioteca comunitária. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação – RDBCI, Campinas, v. 7, p. 6, 2009. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article view/ 1976/2097>. Acesso em: 4 dez. 2020.
MANIFESTO ifla/unesco sobre bibliotecas públicas: 1994. Disponível em: <https://www.ifla.org/files/assets/public-libraries/publications/PL-manifesto/pl-manifesto-pt.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2018.
MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. Disponível em: <https://books.google.com.br/books/about/Trabalhando_com_projetos.html?id=W9Q5DwAAQBAJ&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=twopage&q&f=false>. Acesso em: 26 fev. 2020.
REZENDE, A.; FELIPE, C. B. M. Reflexões sobre a acessibilidade social da aprendizagem: o caso do projeto Geladeira Cultural em comunidades de Recife e Olinda - PE. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação [Online], v. 13, p. 1820-1835, 2017. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/896/910>. Acesso em: 29 dez. 2020.
SANTOS, E. M. dos; PINHO, M. J. de. Geladeiroteca: uma ação de leitores pela democratização da leitura. Revista ENTRELETRAS, Araguaína, v. 10, n. 2, p. 154-186, 2019. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view /7922>. Acesso em: 7 jan. 2021.
TOIGO, R.; KOHLRAUSCH, R. A leitura literária como direito humano: experiências de leitura compartilhada em Bibliotecas Comunitárias do Cirandar. Revista Graphos, v. 22, n.2, p. 213-227, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index. php/graphos/article/view/52286/31722>. Acesso em: 13 jan. 2021.