Implantação de Biblioteca Comunitária: um instrumento sociopolítico em prol do desenvolvimento cidadão

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Ms. José Lucas Matias de Eça
http://orcid.org/0000-0001-5848-2100
Dr.ª Marlúbia Corrêa de Paula

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um relato de experiência que buscou diminuir as desigualdades no acesso à leitura por meio das Estantes Literárias, fundamentado na metodologia da Pedagogia de Projetos de Pesquisa, em uma cidade do interior da Bahia, especialmente para o público infanto-juvenil. No desenvolvimento desse projeto, foi possível perceber o envolvimento de cinco discentes do curso de engenharia desde as primeiras ações de constituição da Biblioteca Comunitária. Desse modo, essa biblioteca mostrou-se um instrumento sociopolítico no desenvolvimento cidadão dos participantes envolvidos.

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Como Citar
EÇA, J. L. M. de; PAULA, M. C. de . Implantação de Biblioteca Comunitária: um instrumento sociopolítico em prol do desenvolvimento cidadão. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–22, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.17701.028. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17701. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Ms. José Lucas Matias de Eça, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordenador pedagógico da Rede Municipal de Cairu – BA.

Dr.ª Marlúbia Corrêa de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Professora Adjunta Visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com doutoramento sanduíche (PDSE) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real, Portugal. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Especialista em Matemática Aplicada, pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Gestão e Tutoria em EaD, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC, Porto Alegre - RS). Especialista em Supervisão e Administração Escolar (FACEL- Curitiba - PR). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM); Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativa (SE&PQ). Participa do Grupo de Pesquisa Cotidiano, Trabalho e Território (GPsT). É coordenadora do Projeto de Pesquisa Análise Textual Discursiva na Pesquisa Qualitativa com uso de CAQDAS (Computer- Assisted Qualitative Data Analysis Software): campo de saberes para a educação em ciências e matemática.

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