Estado do conhecimento sobre formação docente com enfoque na educação superior e políticas públicas: a formação de professores em disputa

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Doutorando Marlon Sandro Lesnieski
https://orcid.org/0000-0002-0783-1021
Dr. Marcio Giusti Trevisol
https://orcid.org/0000-0001-6127-1750
Dr.ª Maria de Lourdes Pinto de Almeida

Resumo

Este artigo propõe discutir a formação docente com enfoque na educação superior e políticas públicas a partir de elementos de disputas. O objetivo do estudo é compreender o que a área da educação investiga sobre formação de professores tendo como enfoque as políticas de educação superior, com vistas a fornecer subsídios teóricos que possibilitem um debate consistente em torno das implicações das reformas educacionais para a formação docente no Brasil. A metodologia utilizada foi a do Estado do Conhecimento e análise de conteúdo para a coleta, categorização e análise dos dados. Os textos foram extraídos da base de dados SciELO. Concluímos que é possível aferir que a formação de professores é marcada pela supremacia dos interesses do capital caraterizado pela teoria das competências e pelas habilidades próprias da BNCC que permeiam a Resolução CNE/CP nº 2/2019 e que asseguram no campo das políticas educacionais os interesses de grupos privatistas de natureza neoliberal.

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Detalhes do artigo

Como Citar
LESNIESKI, M. S.; TREVISOL, M. G. .; ALMEIDA, M. de L. P. de. Estado do conhecimento sobre formação docente com enfoque na educação superior e políticas públicas: a formação de professores em disputa. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–23, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20815.052. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20815. Acesso em: 29 abr. 2024.
Seção
Caderno temático "As reformas educacionais no Ensino Superior"
Biografia do Autor

Doutorando Marlon Sandro Lesnieski, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutorando em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (Bolsista PROSUC/CAPES, na Modalidade II). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Especialista em Criação e Produção em Comunicação pela Unoesc. Bacharel em Comunicação Social pela Unoesc. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação Superior da Região Sul - GEPES Sul, sediado na Unoesc e vinculado ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GIEPES- Unicamp. Atuou como professor no curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc (2012-2020) e em outros cursos da área de ciências sociais e da educação. Editor dos Anais Eletrônicos de Comunicação Social (2017-2020). Pesquisador da Rede Ibero-americana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES, articulada a Rede GIEPES da Unicamp e uma das patrocinadoras da Revista Internacional de Educação Superior - RIESup da Faculdade de Educação da Unicamp. Editor de Marketing e Comunicação Digital da Revista Internacional de Educação Superior - RIESup- Unicamp (QUALIS A3). Atualmente é professor dos cursos da área de Gestão e Negócios do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac.

Dr. Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutor em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Atualmente é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), atuando nas áreas de filosofia, sociologia, ciência política e ética. Atua na pesquisa e na extensão Universitária. Na pesquisa é líder do grupo de pesquisa ?Comunicação, Mídia e Sociedade? onde desenvolve pesquisa em torno dos seguintes temas; política e comunicação, democracia, indústria cultural, ideologia, poder, educação e mídia. Membro e pesquisador do grupo de pesquisa GEPES ?UPF (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior). Participa da Rede ibero-americana de estudos e pesquisas em políticas, processos de educação superior ? RIEPPES ? Unoesc/Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul ? GEPPES SUL, ambos sediados na PPGEd da Unoesc. Na extensão atua na formação de professores das redes Estaduais, particulares e municipais fornecendo e estruturando cursos de capacitação docente. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de graduação Comunicação Social: Habilitação em Publicidade e Propaganda pela PORTARIA No 60/UNOESC-R/2018 ? Comunicação Social e Membro do Comitê de Bioética do Hospital Universitário Santa Terezinha - HUST pela Portaria Nº 027/HUST- DG/2020. Membro institucional do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Universidade do Oeste de Santa Catarina e membro titular do Conselho Municipal de Educação como representante das Instituições de Educação Superior.

Dr.ª Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas(1983) Graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral.(1987). Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutorado em Filosofia, História e Educação pela FE da Universidade Estadual de Campinas (2001). Tem pós doutorado em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Unicamp. Desde 2001 é Pesquisadora do GIEPES - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e desde 2015 está vice coordenação. Atualmente é Docente Pesquisadora do PPGE da UNOESC- SC na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Pesquisadora Colaboradora do Mestrado Profissional da UFSM desde 2015. É editora adjunta, e fundadora da Revista Internacional de Educação Superior - RIESup da UNICAMP - RIESup- Qualis A3 em Educação. . Coordenadora da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES sediada no PPGEd da UNOESC, em parceria com o GIEPES e RIESup da Unicamp. Coordenadora Adjunta do GIEPES - Unicamp. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Politicas de Educação Superior da região Sul - GEPPES - Sul. vinculado ao GIEPES UNICAMP. É coordenadora da Coleção Educação da editora Mercado de Letras desde julho de 2008. Pesquisadora Produtividade do CNPq modalidade 2A. Possui vários livros publicados na modalidade integral e coletânea. Autora de vários capítulos de livros e artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais . Membro de vários conselhos editoriais.

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