Formação em Saúde Mental Infantojuvenil: construindo saberes com professores de Sala de Recursos Multifuncionais

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Dr.ª Sarah Raquel Almeida Lins
https://orcid.org/0000-0001-5271-728X
Dr.ª Carolina Elisabeth Squassoni
https://orcid.org/0000-0002-0830-6667
Dr.ª Thelma Simões Matsukura
https://orcid.org/0000-0003-3812-3893

Resumo

A diversidade que se faz presente no contexto escolar e o preparo de professores para lidar com tais demandas têm sido tema de diversos estudos sobre o campo. Nesse sentido, este relato objetiva apresentar uma proposta de formação continuada sobre saúde mental infantojuvenil realizada com professores de salas de recursos multifuncionais vinculados à rede pública de ensino de dois municípios do Estado de São Paulo, a qual foi desenvolvida a partir de prévia identificação de demandas de professores sobre o tema. A formação foi organizada por meio de atividades presenciais e a distância, que totalizaram 30 horas, e abordou sobre: saúde mental, saúde mental infantojuvenil e sofrimento psíquico; fatores de risco e de proteção; escola como lugar de vida e aprendizado; estratégias de atuação na escola; rede de cuidados da infância e adolescência. Conclui-se que oferecer ferramentas para que os professores possam lidar com as demandas cotidianas podem contribuir para o avanço da inclusão escolar de crianças e de adolescentes em sofrimento psíquico.

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Detalhes do artigo

Como Citar
LINS, S. R. A.; SQUASSONI, C. E.; MATSUKURA, T. S. . Formação em Saúde Mental Infantojuvenil: construindo saberes com professores de Sala de Recursos Multifuncionais. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–17, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21440.023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21440. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr.ª Sarah Raquel Almeida Lins, Universidade de Brasília - UnB

Terapeuta Ocupacional. Mestrado em Terapia Ocupacional e Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente adjunta do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ceilândia -Universidade de Brasília (UnB).

Dr.ª Carolina Elisabeth Squassoni, Centro de Atenção Psicossocial de São Carlos - SP

Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2006). Mestrado (2009) e Doutorado (2012) em Educação Especial pela UFSCar. Pós-Doutorado (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar. 

Dr.ª Thelma Simões Matsukura, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora Titular / Professora Sênior da Universidade Federal de São Carlos/ Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional. Pós-doutorado em Saúde Pública / USP (2012) e Estágio Sênior  junto a Università Degli Studi di Perugia - Dipartimento di Filosofia, Scienze Sociali, Umane e della Formazione, Itália (2017).

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