Desafíos para la enseñanza de Administración y Contabilidad en el contexto de la Enseñanza Remota de Emergencia (ERE): superando las barreras y avanzando en el aprendizaje

Conteúdo do artigo principal

Me. Josué de Lima Carvalho
https://orcid.org/0000-0003-0946-9078
Me. Ludimilla Dayara Peleja Azevedo
https://orcid.org/0009-0001-2036-3859
Dra. Tania Suely Azevedo Brasileiro
https://orcid.org/0000-0002-8423-4466

Resumo

Este estudio tuvo como objetivo verificar y explicitar los principales desafíos enfrentados por los profesores de los cursos de Administración y Ciencias Contables en las instituciones educativas de la región metropolitana de Belém, durante la implementación y mantenimiento de la enseñanza remota de emergencia (ERE) en medio de la pandemia. Entre los resultados de las entrevistas, los docentes observaron un mayor tiempo invertido en la preparación de las clases, sin siempre recibir una contrapartida satisfactoria. También reconocieron que existe cierta pérdida en el aprendizaje de los alumnos, influenciada por el contexto socioeconómico de los estudiantes, lo cual se alinea con la literatura existente. Al ser preguntados sobre las asignaturas que presentan más dificultades en el modelo de enseñanza remota de emergencia (ERE), destacaron las asignaturas prácticas y las relacionadas con cálculos. Se sugiere la realización de estudios adicionales para comprender las limitaciones, desafíos y posibilidades del modelo de enseñanza híbrida, que busca reemplazar la enseñanza remota, a fin de responder a las lagunas aún abiertas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CARVALHO, J. de L. .; AZEVEDO, L. D. P.; BRASILEIRO, T. S. A. Desafíos para la enseñanza de Administración y Contabilidad en el contexto de la Enseñanza Remota de Emergencia (ERE): superando las barreras y avanzando en el aprendizaje. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21966.074. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21966. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Me. Josué de Lima Carvalho, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Mestre em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA), Mestre em Contabilidade (PPGC/UFSC) doutorando em Desenvolvimento Sustentável no Trópico Úmido (PPGDSTU/UFPA), bacharel em Ciências Contábeis. Docente Unama, professor substituto UFRA.

Me. Ludimilla Dayara Peleja Azevedo, Universidad Federal del Oeste de Pará - UFOPA

Possui graduação em Enfermagem pelas Faculdades Integradas do Tapajós (2006), graduação em Direito pela Universidade Federal Do Oeste do Pará (2014) e Especialização em Administração do Setor Público (2019), pela Faculdade Futura, mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA). Atuou como enfermeira do Programa Saúde da Família e na Coordenação do Programa Agentes Comunitários de Saúde da Prefeitura Municipal de Altamira. Foi docente no Centro Profissionalizante de Enfermagem (CEPROEN - Altamira). Atuou como professora e instrutora de estágio nos módulos saúde coletiva, saúde da mulher, farmacologia em enfermagem e metodologia aplicada à enfermagem no Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área da Enfermagem - PROFAE (2008; 2009). Foi enfermeira do Programa de Saúde da Família e enfermeira plantonista do Centro de Saúde 24h do Santarenzinho da Prefeitura Municipal de Santarém. Atualmente é técnica em administração da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Dra. Tania Suely Azevedo Brasileiro, Universidad Federal del Oeste de Pará - UFOPA

Pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP, 2008/2009), com Estagio Pós Doutoral junto a Catedra Vygotsky da Faculdade de Psicologia da Universidad de La Havana - Cuba (2009). Doutorado em Educação - Universidad Rovira i Virgili/Espanha (2002) - revalidado na Faculdade de Educação da USP, Mestrado em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade Gama Filho (1992) e Mestrado em Tecnologia Educacional - Universidad Rovira i Virgili (2001). Especialização em Medicina Desportiva e Biociência do Esporte - Universidade Federal de Juiz de Fora (1980),Especialização em Didática do Ensino Superior desde 1985 - Universidade Gama Filho/RJ, Especialização em Administração dos Serviços de Saúde - UNAERP/SP (1994). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (1997), Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (1996), Graduada em Educação Fisica, Recreação e Jogos pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (1978), Graduada em Pedagogia - Faculdades Integradas de Ariquemes (2004). Foi docente na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) por aproximadamente 20 anos, atuando como pesquisadora, líder do grupo de pesquisa PRAXIS, certificado no CNPq desde 2004, Coordenadora do LABMIDIA - Laboratório Didático Pedagógico Multimídia, projeto aprovado desde 1997. Implantou o Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Rondônia em 2009, atuando como Coordenadora até 2012, quando é redistribuída a convite para a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Atualmente é Professora Titular da UFOPA, lotada no Instituto de Ciências da Educação, sendo Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação desde sua implantação em 2013 até outubro de 2015, permanecendo como docente do quadro permanente do referido programa. Também é docente permanente junto ao Programa de doutorado Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) e docente colaboradora do Programa Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) - Mestrado Acadêmico, ambos da UFOPA. Também é docente permanente do Doutorado em Rede EDUCANORTE. É membro pesquisadora da REDE INTER-REGIONAL N-NE-CO SOBRE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ? RIDES e assumiu sua presidência durante a gestão 2012-2015. Possui publicações em livros e periódicos de circulação nacional e internacional. Tem experiência em diversas áreas, com ênfase em Educação e Psicologia, atuando principalmente nos temas: Educação Superior, Formação de Professores e Psicólogos, Tecnologia Educacional, Educação Integral, Educação para a Sustentabilidade, Currículo, Política e Gestão Escolar, Planejamento Educacional, Psicologia Escolar e Educacional, Resolução e Mediação de Conflitos, além de estudiosa do pensamento de Paulo Freire.

Referências

AĞÇAM, R.; AKBANA, Y.E.; RATHERT, S. Dealing with Emergency Remote Teaching: The Case of Pre-service English Language Teachers in Turkey. Journal of Language and Education, v. 7, n. 4, p. 16 - 29, 2020. Disponível em: https://jle.hse.ru/article/view/11995. Acesso em: 22 jan. 2023.

AL SHLOWIY, A. Tracking Saudi EFL Students’ Reflections of Online Learning During Coronavirus: Different Rounds. Frontiers in Education, v. 6, n. 770786, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3389/feduc.2021.770786. Acesso em: 23 jan. 2023.

ALMODÓVAR-LÓPEZ, M., et. al. Remote teaching doesn't come without challenges | [La enseñanza remota no viene sin retos]. Revista Electronica Educare, v. 24, p. 1 - 5, 2020. Disponível em: ttps://www.scielo.sa.cr/scielo.php?pid=S1409-42582020000400055&script=sci_arttext&tlng=em. Acesso em: 20 jan. 2023.

AMARAL, E.; POLYDORO, S. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na Unicamp – Brasil. Linha Mestra, n. 41a, p. 52 - 62, set. 2020. Disponível em: https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/392. Acesso em: 19 jan. 2023.

APPENZELLER, S., et. al. New Times, New Challenges: Strategies to Ensure Equal Access to Emergency Remote Education. Rev. bras. educ. med. v. 44, n. 01, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-52712020000500201&script=sci_abstract&tlng=en. Acesso em: 18 jan. 2023.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70, 2016.

BISINOTO, G. D. S; et. al. gestão da permanência: um estudo sobre o perfil socioeconômico, permanência e evasão dos discentes do curso de bacharelado em administração pública da UAB/Unemat. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/171977/OK%20-%20101_00534%20OK.pdf?sequence=1. Acesso em: 17 fev. 2023.

BRASILEIRO, T., et. al. Ensino remoto e orientação de TCC em tempos de COVID-19: desafios da formação humanizada do educador Amazonida. Revista Educar Mais, v. 5, p. 65-82, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2142. Acesso em: 20 jan. 2023.

CARNEIRO, A. L. C. A evasão no ensino semipresencial: estudo de caso em um polo da AUB/UFC. 2010. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/2664/1/2010_dis_alccarneiro.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.

CARVALHO, L.; BRASILEIRO, T. S. A. Transparency as a Tool in Building Efficient Public Institutions: A Bibliometric Study. International Journal of Advanced Engineering Research and Science, v. 9, p. 4, 2022. Disponível em: https://ijaers.com/detail/transparency-as-a-tool-in-building-efficient-public-institutions-a-bibliometric-study/. Acesso em: 19 nov. 2022.

COCHRAN, WG. Sampling techniques. 3.ed. New York: Wiley, 1977.

COLCLASURE, B.C.; et. al. Identified challenges from faculty teaching at predominantly undergraduate institutions after abrupt transition to emergency remote teaching during the covid-19 pandemic. Education Sciences, v. 11, n. 9, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci11090556. Acesso em: 14 jan. 2023.

CRONBACH, L. J. Coefficient alpha and the internal structure of test. Psychometrika, v. 16, n. 3, p. 297-334, 1951. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/bf02310555. Acesso em: 14 mar. 2022.

CURY, C. R. J. Challenges of teaching graduation. Conferência, Revista Educar, v. 18, dez 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.241. Acesso em: 21 dez. 2021.

DANTAS, A. S. As múltiplas faces da evasão na educação superior a distância: a experiência do curso de tecnologia em gestão ambiental do IFRN em dois polos de apoio presencial. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/18312. Acesso em: 12 jan. 2023.

FAUSTINO, L. S. S.; SILVA, T. F. R. S. Educadores frente à pandemia: dilemas e intervenções alternativas para coordenadores e docentes. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 7, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/99. Acesso em: 12 jan. 2023.

FHLOINN, E.N.; FITZMAURICE, O. How and why? Technology and practices used by university mathematics lecturers for emergency remote teaching during the COVID-19 pandemic. Teaching Mathematics and its Applications, v. 40, n.4, p. 392-416, 2021. Disponível em: https://academic.oup.com/teamat/article/40/4/392/6380163. Acesso em: 18 fev. 2023.

FILHO, D. B. F.; JUNIOR, J. A. S. Desvendando os Mistérios do Coeficiente de Correlação de Pearson (r). Revista Política Hoje, v. 18, n. 1, 2009. Disponível em: https://dirin.s3.amazonaws.com/drive_materias/1666287394.pdf. Acesso em: 14 mar. 2021.

FLORENTINO, J. A.; RODRIGUES, L. P. Disciplinaridade, interdisciplinaridade e complexidade na educação: desafios à formação docente. Educação Por Escrito, v. 6, n. 1, p. 54-67, 2015. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/17410. Acesso em: 24 dez. 2022.

GODOI, M.; et. al. O ensino remoto durante a pandemia de covid-19: desafios, aprendizagens e expectativas dos professores universitários de Educação Física. Research, Society and Development, v. 9, n. 3, 2020. Disponível em: http://doi.org/http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8734. Acesso em: 24 jan. 2023.

HUBERMAN, M. O Ciclo de vida profissional dos professores em Nóvoa, Antonio. (org.) Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 1992.

LI, Y., et. al. Rethinking Teaching Team-Based Learning: The Challenges and Strategies for Medical Education in a Pandemic. AERA Open, v. 7, 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/23328584211067207. Acesso em: 23 jun. 2022.

LIRA, A. L. B. C.; et. al. Nursing education: challenges and perspectives in times of the COVID-19 pandemic. Revista brasileira de enfermagem, v. 73, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/5k48Mq64Qp5vnCthC3GGMMq/?lang=en. Acesso em: 22 jan. 2023.

LIKERT, R. A Technique for the Measurement of Attitudes. Archives in Psychology, v. 140, n. 22, New York University, p. 1 - 55, 1932. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1933-01885-001. Acesso em: 10 jan. 2022.

LYONS, K. M.; CHRISTOPOULOS, A.; BROCK, T. P. Sustainable pharmacy education in the time of COVID-19. American Journal of Pharmaceutical Education, v. 84, n. 6, ed. 8088, p. 667-672, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5688/ajpe8088. Acesso em: 12 fev. 2023.

MELO, A. M. Análise de Correlação e Regressão Linear Simples: Contabilometria Aplicada em Indicadores Econômico - Financeiros de 2009.

MOHMMED, A. O. et al. Emergency remote teaching during Coronavirus pandemic: the current trend and future directive at Middle East College Oman. Innovative Infrastructure Solutions, v. 5, p. 1-11, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s41062-020-00326-7. Acesso em: 20 jan. 2023.

O'SULLIVAN, L.; CASEY, D.; CROWLEY, J. Asynchronous online mathematics learning support: An exploration of interaction data to inform future provision. Teaching Mathematics and its Applications, v. 40, n. 4, p. 317-331, 2021. Disponível em: https://academic.oup.com/teamat/article-abstract/40/4/317/6375814. Acesso em: 22 fev. 2023.

RAMOS, M. S. F.; LAVOR, O. P. Student Experience and Expectation with E-Learning Modality inTimes of Pandemic. Advances in Engineering Education, v. 17, p. 107-110, 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/global-literature-on-novel-coronavirus-2019-ncov/resource/pt/covidwho-1575394. Acesso em: 18 fev. 2023.

RODRIGUEZ-SEGURA, L.; et. al. Teaching challenges in COVID-19 scenery: Teams platform-based student satisfaction approach. Sustainability (Switzerland), v. 12, n. 18, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su12187514. Acesso em: 14 fev. 2023.

ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O. Desafios da formação de professores iniciantes. Páginas de Educación v. 6 n. 1, p. 83-96, Montevideo, jun. 2013. Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S1688-74682013000100005&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 13 jan. 2023.

SÁ, A. L.; NARCISO, A. L. C.; NARCISO, L. C. Ensino remoto em tempos de pandemia: os desafios enfrentados pelos professores. XIV CILTEC-Online – nov. 2020. Disponível em: https://ciltec.anais.nasnuv.com.br/index.php/CILTecOnline/article/view/844. Acesso em: 22 fev. 2023.

SCHUCK, R. K.; LAMBERT, R. “Am I Doing Enough?” Special Educators’ Experiences with Emergency Remote Teaching in Spring 2020. Education Sciences, v. 10, n. 11, p. 320, 1 nov. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci10110320. Acesso em: 22 jan. 2023.

SHAMIR-INBAL, T.; BLAU, I. Facilitating Emergency Remote K-12 Teaching in Computing-Enhanced Virtual Learning Environments During COVID-19 Pandemia - Blessing or Curse? Journal of Educational Computing Research, v. 59, n. 7, p. 1243-1271, 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0735633121992781. Acesso em: 22 fev. 2023.

SILVEIRA, A.; et. al. Estratégias e desafios do ensino remoto na Enfermagem. Enfermagem em Foco, v. 11, n. 5, p. 98-103, 2020. Disponível em: https://enfermfoco.org/article/estrategias-e-desafios-do-ensino-remoto-na-enfermagem/. Acesso em: 22 fev. 2023.

SOARES, S. V.; PICOLLI, I. R. A.; CASAGRANDE, J. L. Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Bibliométrica, Artigo de Revisão e Ensaio Teórico em Administração e Contabilidade. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 19, n. 2, p. 308-339, mai. 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5335/533557910005/533557910005.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.

SOUZA, D. G.; MIRANDA, J. C. Desafios da implementação do ensino remoto. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 4, n. 11, Boa Vista, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/38. Acesso em: 14 jan. 2023.

SOUZA, G. P. Formação docente em tempos de pandemia: experiência na gestão escolar. Ensino Em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6683. Acesso em: 13 jan. 2023.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. “COVID-19 Educational Disruption and Response”. UNESCO Website [2020]. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 27 jul. 2021.

VENTURA, J. A EJA e os desafios da formação docente nas licenciaturas. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 37, p. 71 – 82, jun. 2012. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0104-70432012000100007&script=sci_abstract. Acesso em: 13 jan. 2023.

WEIDLICH, J.; KALZ, M. Exploring predictors of instructional resilience during emergency remote teaching in higher education. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 18, n. 1, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1186/s41239-021-00278-7. Acesso em: 12 jan. 2023.

ZAPATA-GARIBAY, Rogelio et al. Mexico’s higher education students’ experience during the lockdown due to the COVID-19 pandemic. In: Frontiers in Education. Frontiers Media SA, 2021. p. 683222. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2021.683222/full. Acesso em: 22 jan. 2023.