Uma experiência de monitoria na disciplina Leitura e Produção de Gêneros II no contexto da pandemia da Covid-19

Conteúdo do artigo principal

Me. Diones Bezerra de Souza
https://orcid.org/0000-0001-9088-1283
Jazon Heberthy Pereira
https://orcid.org/0009-0009-3514-0373
Dr.ª Maria Nazareth de Lima Arrais
https://orcid.org/0000-0001-8859-1404

Resumo

Este trabalho tem como objeto relatar uma experiência de monitoria na disciplina Leitura e Produção de Gêneros II, no Curso de Letras – Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, durante a execução do Regime Acadêmico Extraordinário de 2020.3. O relato destaca pontos que marcaram a referida disciplina, considerando as peculiaridades que marcaram o retorno à presencialidade das aulas. Para tanto, traçamos reflexões sobre ensino a distância e as associações ao ensino remoto; discutimos sobre a configuração desse ensino de que temos conhecimento hoje; e destacamos a importância dos Programas de Monitoria no Processo de ensino e de aprendizagem. O trabalho caracteriza-se por ser do tipo ex-post-facto, de caráter descritivo e qualitativo. Observamos que, durante as semanas de desenvolvimento das atividades da disciplina, os fóruns de participação possibilitaram a ocorrência de momentos de interação assíncrona, bem como as produções de textos contribuíram para a construção da aprendizagem na modalidade remota.

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Detalhes do artigo

Como Citar
SOUZA, D. B. de; PEREIRA, J. H. .; ARRAIS, M. N. de L. Uma experiência de monitoria na disciplina Leitura e Produção de Gêneros II no contexto da pandemia da Covid-19. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–18, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22125.016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22125. Acesso em: 18 maio. 2024.
Seção
Experiências Pedagógicas
Biografia do Autor

Me. Diones Bezerra de Souza, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduado em Letras - Licenciatura Plena em Língua Portuguesa (UFCG/CFP/UAL). Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Regional do Cariri (PPGL/URCA). Membro do Grupo de Estudos em Letramentos (GELETRAMENTOS/UFCG). Possui experiência na área de Linguística, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gêneros textuais, multimodalidade, ensino de leitura, produção textual, semiótica discursiva e letramento.

Jazon Heberthy Pereira, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/CFP/UAL). Participou do Programa de Monitoria Acadêmica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da referida instituição. 

Dr.ª Maria Nazareth de Lima Arrais, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui graduação em Letras pela Fundação Universidade do Tocantins (2012), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1997), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Atualmente, é adjunto da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando, principalmente, nos seguintes temas: conto popular, semiótica, cultura, leitura e produção textual.

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