Relato de experiência reflexivo de estágio supervisionado: prototipação da proposta didática de utilização de podcast como ferramenta educativa

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Prof.ª Ana Paula Silva da Cunha
https://orcid.org/0000-0002-2061-3395
Dr.ª Lucicléia Pereira da Silva
https://orcid.org/0000-0002-5311-2407

Resumo

 


Este trabalho é um relato de experiência desenvolvido no âmbito do estágio supervisionado do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. Teve como objetivo avaliar se a adoção de podcasts como estratégia de aplicação do conhecimento auxilia no processo de ensino e aprendizagem de alunos da Educação Básica. As atividades foram conduzidas por meio de uma Sequência Didática, apoiada na pedagogia de Paulo Freire e estruturada nos moldes dos Três Momentos Pedagógicos. Os educandos do 1°ano do ensino médio foram desafiados a participar da produção de podcast educativo sobre Poluição e Contaminação das Águas. Três episódios foram produzidos. Ao final, foi aplicado um questionário individual, focado em compreender a percepção dos participantes quanto ao potencial educativo da produção de podcast. Os dados mostram uma compreensão generalizada dos aspectos que potencializam o podcast como ferramenta educativa, bem como a democratização do acesso à tecnologia, permitindo assim a partilha de conhecimentos e experiências.

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Detalhes do artigo

Como Citar
CUNHA, A. P. S. da; SILVA, L. P. da. Relato de experiência reflexivo de estágio supervisionado: prototipação da proposta didática de utilização de podcast como ferramenta educativa. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22151.004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22151. Acesso em: 26 dez. 2024.
Seção
Experiências Pedagógicas
Biografia do Autor

Prof.ª Ana Paula Silva da Cunha, Universidade Estadual do Pará - UEPA

Possui graduação em CIÊNCIAS COM HABILITAÇÃO EM QUÍMICA pela Universidade Federal do Pará(2006) e especialização em GESTÃO EDUCACIONAL COM ÊNFASE EM SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO pela Faculdade São Marcos(2021). Atualmente é PROFESSORA da SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Tem experiência na área de Química.

Dr.ª Lucicléia Pereira da Silva, Universidade Estadual do Pará - UEPA

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Pará (2003), é mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFPA (2005) e Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (2016). Professora Adjunto I da Universidade do Estado do Pará e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA/UEPA). Possui experiência e desenvolve pesquisa em Ensino de Química e Ensino de Ciências.

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