Metodologias ativas no ensino de química: o olhar dos professores sobre os desafios antes, durante e após o ensino remoto

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Dr.ª Ana Nery Furlan Mendes
https://orcid.org/0000-0001-6488-5483
Prof.º João Vitor Santana dos Santos
https://orcid.org/0009-0000-1370-3707

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa qualitativa mediante entrevistas semiestruturadas objetivando analisar a visão dos professores de química das escolas públicas estaduais dos municípios de Nova Venécia e São Mateus, no Espírito Santo, em relação à aplicação das metodologias ativas em suas aulas. O contexto considerado abrange os períodos anterior, durante e posterior à pandemia da Covid-19, como também suas consequências para a sociedade. Foram entrevistados 16 professores que atuam em 10 das 13 escolas de ensino médio da região, obtendo-se dados que abrangem diversas realidades. Esses dados foram tratados utilizando o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (1977). Os resultados apontaram que, embora as metodologias ativas já fossem conhecidas, sua adoção foi intensificada durante o período pandêmico. Entretanto, verificou-se a necessidade de considerar os problemas estruturais e organizacionais das escolas, bem como os contextos sociais dos alunos, para uma implementação adequada dessas metodologias.

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Detalhes do artigo

Como Citar
MENDES, A. N. F. .; SANTOS, J. V. S. dos. Metodologias ativas no ensino de química: o olhar dos professores sobre os desafios antes, durante e após o ensino remoto. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22178.002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22178. Acesso em: 5 out. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr.ª Ana Nery Furlan Mendes, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Possui graduação em Química Industrial e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou o doutorado em Química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período sanduíche na Universidad Autonoma de Barcelona. Atualmente desenvolve trabalhos de docência e pesquisa na Universidade Federal do Espírito Santo (campus São Mateus). Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da UFES (PPGEEB). As principais áreas de atuação são: Ensino de Química -desenvolvimento de materiais pedagógicos e metodologias diferenciadas; uso de metodologias ativas e formação de professores.

Prof.º João Vitor Santana dos Santos, Escola de Ensino Fundamental e Médio - EEEM Dom Daniel Comboni

Formado no curso técnico em Mineração pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes campus Nova Venécia. Formado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes campus São Mateus. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de junho de 2018 a dezembro de 2019. Participou do Programa Bolsa Estágio do Governo do Espírito Santo, como estagiário em uma escola de Ensino Fundamental e Médio no município de São Mateus/ES nos anos de 2020 e 2021. Atualmente é professor de química na rede pública estadual do Espírito Santo.

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