Qualidade de Vida no Trabalho em tempos de pandemia: um estudo com professores de uma instituição pública de ensino no Ceará

Conteúdo do artigo principal

Me. Cícero Pereira da Silva
https://orcid.org/0000-0001-8512-9150
Dr.ª Jussara Danielle Martins Aires
https://orcid.org/0000-0003-1942-1270
Dr.ª Laís Karla da Silva Barreto
https://orcid.org/0000-0002-5267-5355

Resumo

A investigação sobre a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em tempos de pandemia na percepção de professores de escolas públicas no Brasil é ainda escassa e necessária para implementar políticas educacionais e maximizar resultados organizacionais. Assim, este artigo objetiva avaliar a QVT, a partir da perspectiva de professores de uma escola pública no Ceará no período de 2020 a 2022. A literatura foi revisada de forma narrativa e sistemática. O estudo de caso do tipo descritivo e exploratório, valeu-se da abordagem qualitativa, tendo utilizado um roteiro semiestruturado de questões abertas como instrumento de coleta de dados; a entrevista como técnica e a Análise de Conteúdo como técnica de análise dos dados. Os participantes foram 15 professores da instituição de ensino, lócus da pesquisa. Os resultados apontaram que o conceito de QVT na perspectiva docente está alinhado com a literatura. As dimensões do modelo de Walton (1973) foram realçadas nos relatos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, C. P. da; AIRES, J. D. M.; BARRETO, L. K. da S. . Qualidade de Vida no Trabalho em tempos de pandemia: um estudo com professores de uma instituição pública de ensino no Ceará . Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–26, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22505.014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22505. Acesso em: 26 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Me. Cícero Pereira da Silva, Universidade Potiguar - UnP

Bacharel e Mestre em Administração pela Universidade Potiguar, Natal-RN.

Dr.ª Jussara Danielle Martins Aires, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Turismo pela Universidade de Aveiro (Portugal). Professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de São Bernardo (UFMA - CCSB).

Dr.ª Laís Karla da Silva Barreto, Universidade Potiguar - UnP

Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA - UnP), Natal - RN.

 

Referências

ADI, A.; FITHRIANA, N. How the workplace spirituality influences work engagement through organizational commitment: Evidence from banking industry. Management Science Letters, v. 10, n. 14, p. 3375–3386, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5267/j.msl.2020.5.041. Acesso em: 10 jul 2022

AHN, H. S.; MANGULABNAN, P. A. T. M.; LEE, J. Online Teaching Barriers, Motivations, and Stress of In-Service Teachers: Renewed Challenges and Opportunities with Future Perspectives. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, v. 21, n. 1, pp. 301-322, Jan. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.26803/ijlter.21.1.17. Acesso em: 02 jul 2022.

AIRES, J. D. M. Avaliação de dinâmicas e orientações para a medição da inovação empresarial no turismo. Tese (Doutorado em Turismo) - Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, Universidade de Aveiro. Aveiro, 340f. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/31508. Acesso: 02 jun. 2022.

AKKARI, A.; SILVA. C. P. A educação básica no Brasil: vozes de professores da rede pública e privada, Revista Diálogo Educacional, v. 9, n.27, pp.379-392, 2009.

ALMAZOVA, N.; KRYLOVA, E.; RUBTSOVA, A.; ODINOKAYA, M. Challenges and Opportunities for Russian Higher Education amid COVID-19: Teachers’ Perspective. Education Sciences, v. 10, n. 1, pp. 1-11, Dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci10120368. Acesso: 19 jan 2022.

AMORIM, Tania Gonçalves Ferreira Nobre. Qualidade de vida no trabalho: preocupação também para servidores públicos? Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 9, n. 1, p. 35-48, 2010. Disponível em: <http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/357>. Acesso em: 06 nov. 2022.

ANDRADE, L. L. S. de. Desenvolvimento de um instrumento de medida de Qualidade de Vida no Teletrabalho. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Faculdade UnB Planaltina – FUP, Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/38921/1/2020_LaizeLopesSoaresdeAndrade.pdf. Acesso

ATLAS. Desenvolvimento Humano no Brasil 2017. Disponível em: <http://www.atlasbrasil.org.br/>. Acesso em: 23 jan. 2021.

BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. (Tradução: Janete Bridon). Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3 reimpressão da 1ª edição (Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro). São Paulo: Edições 70, 2016.

BANDEIRA, André dos Santos. Ciclo de políticas de Stephen Ball no contexto do Projeto Professor Diretor de Turma: estudo em uma Escola Estadual de Educação Profissional do Ceará / André dos Santos Bandeira. -- 2020. Disponível em: <http://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12100/1/andredossantosbandeira.pdf> Acesso em 15 de nov. 2022.

BARROS, C. C. A.; SOUZA, A. da S.; DUTRA, F. D.; GUSMÃO, R. S. C.; CARDOSO, B. L. C. Precarização do Trabalho Docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–23, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4975. Acesso em: 12 out. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo escolar 2020. Brasília: INEP, 2021. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br>. Acesso em: 12 ago. 2021.

BUENO, H.P.V. Fatores de riscos psicossociais em professores de escolas pantaneiras: relações com transtornos mentais comuns e estresse ocupacional. 200 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2017. Disponível em: https://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/1018294-helen-final.pdf. Acesso em: 01 dez. 2022.

CHAHAD, J. P. Z. O futuro do trabalho Pós-Covid-19. Boletim Informações FIPE, São Paulo, n. 488, p. 13-38, mai. 2021. Disponível em: https://joserobertoafonso.com.br/wpcontent/uploads/2021/06/futuro-do-trabalho-pos-covid-19-versao-de-05-05-21.amira-1.pdf. Acesso em: 02 de dez. 2022.

DESHMUKH, R.; IRFAN, M. M.; SHIVA, C. K.; BALAKRISHNA, K. Unlocking the online education space during the lockdown: Adaptation and synergies of teachers and students. Journal of Engineering Education Transformations. v. 34, Special Issue, pp. 206-210, Jan. 2021. https://doi.org/10.16920/jeet/2021/v34i0/157136. Acesso em: 02 de ago. 2022.

DINIZ, Lara Thayná da Silva et al. Percepção de professores sobre o processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia. Educação Contemporânea, v. 13 Metodologias, p. 7. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6082_31082020191821.pdf. Acesso em: 03 de dez. 2022.

ELSAYARY, A. Using a Reflective Practice Model to Teach STEM Education in a Blended Learning Environment. Eurasia Journal of Mathematics. Science and Technology Education, v.17, n. 2, Fev. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.29333/ejmste/9699. Acesso em: 03 de jun. 2022.

FELL, A. F. de A.; MARTINS, D. F. V. Memória sobre a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): uma perspectiva crítica. Revista Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 05, n. 02, pp. 35 – 48, jul/dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/22849/14383. Acesso em: 2 de dez. 2022.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Moraes, 1980.

FREITAS, A. L. P.; SOUZA, R. G. B. de. Um modelo para avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho em universidades públicas. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, v. 4, n. 2, pp. 136 - 154, mai-ago. 2009. Disponível em: https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V4N2A4/V4N2A4. Acesso em: 29 de nov. 2022.

GELDART, S. Remote Work in a Changing World: A Nod to Personal Space, Self-Regulation and Other Health and Wellness Strategies. International Journal of Environmental Research and Public Health, v.19, 4873, 2022. https://doi.org/10.3390/ijerph19084873. Acesso em: 06 jun. 2022

GIOVANNELLA, C.; PASSARELLI, M. The effects of the Covid-19 pandemic seen through the lens of the Italian university teachers and the comparison with School teachers' perspective. Interaction Design and Architecture(s) Journal, n. 46, pp. 120 - 136, Jan. 2020. https://doi.org/10.55612/s-5002-046-006. Acesso em: 06 jun. 2022.

IBGE. Portal do Governo Brasileiro. Panorama Cidades 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/pereiro/panorama. Acesso em: 06 jun. 2022.

KIM, L. E; OXLEY, L.; ASBURY, K. My brain feels like a browser with 100 tabs open: A longitudinal study of teachers’ mental health and well-being during the COVID-19 pandemic. British Journal of Educational Psychology, v. 92, n. 1, pp. 299–318, Ago. 2022. https://doi.org/10.1111/bjep.12450299. Acesso em: 06 jun. 2022.

KLEIN, L. L.; PEREIRA, B. A. D.; LEMOS, R. B. (2019). Qualidade de vida no trabalho: Parâmetros e avaliação no serviço público. Revista de Administração Mackenzie, v. 20, v. 3., 2019. Disponível em: https://doi:10.1590/1678-6971/eRAMG190134. Acesso em: 06 mai. 2022.

LACAZ, Francisco Antônio de Castro. Qualidade de vida no trabalho e saúde/doença. Ciência & Saúde Coletiva [online]. v. 5, n. 1, pp. 151-161, 2000. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/csc/a/hFX7d6ZpmF6qC9MZSwFWM7f/>. Acesso em: 05 de nov. 2022

LIU, F.; CHEN, H.; XU, J.; WEN, Y.; FANG, T. Exploring the Relationships between Resilience and Turnover Intention in Chinese High School Teachers: Considering the Moderating Role of Job Burnout. International Journal Environmental Research Public Health, v. 18, 6418, Jun. 2021 Disponível em: https: 10.3390/ ijerph18126418. Acesso em: 06 jul. 2022.

LÓPEZ-FERNÁNDEZ, I.; BURGUEÑO, R.; GIL-ESPINOSA, F.J. High School Physical Education Teachers' Perceptions of Blended Learning One Year after the Onset of the COVID-19 Pandemic. International Journal Environmental Research Public Health, v. 18, n. 21, Out. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph182111146. Acesso em: 05 de jun. 2022

LOZIAK, A.; FEDÁKOVÁ, D.; ČOPKOVÁ, R. Work-related Stressors of Female Teachers During Covid-19 School Closure. Journal of Women’s Entrepreneurship and Education, v. 2020, n. 3-4, pp. 59-78, Dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.28934/jwee20.34. Acesso em: 03 jun. 2022.

MAHMUD, A.; CASTRO-KEMP, S. Lost All Hope in Government: Learned Helplessness of Professionals Working in Specialised Education Settings in England During COVID-19. Frontiers in Education, v. 7, n. 1, pp. 1-9, Fev. 2022. https://doi.org/10.3389/feduc.2022.803044. Acesso em: 03 jun. 2022.

MONDRAGON, N. I.; SANCHO, N. B.; SANTAMARIA, M. D.; OZAMIZ-ETXEBARRIA, N. Reopening of Schools in the COVID-19 Pandemic: The Quality of Life of Teachers While Coping with This New Challenge in the North of Spain. International Journal of Environmental Research and Public Health, v.18, n. 15, Jul. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph18157791. Acesso em: 03 jun. 2022.

LILIY, S.; JULIA, K.; ELENA, K.; OKSANA, Y.; ANASTASIA, F. The higher education impact on the quality of young people working life. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 191, pp. 2412–2415, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.sbspro. Acesso em: 03 jun. 2022.

LIMONGI-FRANÇA, A. C. Qualidade de Vida no Trabalho – QVT: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2004.

LÍRIO, Angélica Barbieri; SEVERO, Eliana Andréa; GUIMARÃES, Julio Cesar Ferro de. A influência da qualidade de vida no trabalho sobre o comprometimento organizacional, Revista Gestão & Planejamento, Salvador, v. 19, p. 34-54, 2018. Disponível em: https://10.21714/2178-8030gep.v19.4687. Acesso em: 03 jun. 2022.

LIRIO, Angélica Barbieri et al. Percepções da qualidade de vida no trabalho nas diferentes gerações, Gestão & Regionalidade, v. 36, n. 107, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.13037/gr.vol36n107.5398. Acesso em: 03 jun. 2022.

NHAMUA, Edite Ivone. Análise da influência do clima organizacional no desempenho profissional dos funcionários públicos no contexto da COVID-19: o caso da Escola Secundária de Lhanguene, 2018-2020. 2022. Disponível em: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/2491. Acesso em 11 nov. 2022

PALACIOS-HIDALGO, F. J. "Video-based Analysis of Pre-Service Primary Bilingual Teachers' Perceptions about the Inclusion of Gender and LGBT+ Issues in the EFL Classroom," 2020. Sixth International Conference on e-Learning (econf), pp. 110-114, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1109/econf51404.2020.9385471. Acesso em 11 jun. 2022

PARTE, L., HERRADOR-ALCAIDE, T. Teaching Disruption by COVID-19: Burnout, Isolation, and Sense of Belonging in Accounting Tutors in E-Learning and B-Learning. International Journal Environmental Research Public Health. v. 18, n. 19, Set. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph181910339. Acesso em 10 jun. 2022

PEIXOTO, L.F. Devir-tatuagem: neoconservadorismo, polêmica e conversa complicada na formação de professores. Ensino em Perspectivas. v. 1, n. 1, p. 1–10, 2020.

PERIFANOU et al. Greek teachers’ difficulties & opportunities in emergency distance teaching. E-Learning and Digital Media, v. 19, n. 4, pp. 361–379, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1177/20427530221092854. Acesso em 10 jun. 2022

SABONETE, Sérgio Abílio. A Qualidade de Vida no Trabalho segundo o Modelo de Walton-Estudo de Caso: Instituto Superior de Estudos de Defesa" Tenente-General Armando Emílio Guebuza". Tese de Mestrado (Mestrado em Administração Militar), Academia Militar, Lisboa, 83f., 2020.

SABONETE, S.A.; LOPES, H.S.C.; ROSADO, D.P.; REIS, J.C.G. Quality of Work Life According to Walton’s Model: Case Study of the Higher Institute of Defense Studies of Mozambique. Social Sciences, v. 10, n. 7, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/socsci10070244. Acesso em: 05 de nov. 2022.

SAMPAIO, J. dos R. Qualidade de vida no trabalho: perspectivas e desafios atuais. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 121 – 136, abr. 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpot/v12n1/v12n1a11.pdf. Acesso em: 05 de nov. 2022

SANTOS, Boaventura de Souza. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Almedina: 2020.

SÁNCHEZ-CRUZADO, C.; CAMPIÓN, R. S.; SÁNCHEZ-COMPAÑA, M. T. Teacher Digital Literacy: The Indisputable Challenge after COVID-19. Sustainability, v. 13, n. 1, 1858, pp. 1-29, Fev. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su13041858. Acesso em: 05 de nov. 2022

SARIPUDIN, S.; SUMARTO, S.; JUANDA, E. A.; ABDULLAH, A.G.; ANA, A. Vocational School Teachers' Perceptions of E- Learning during COVID-19. Journal of Engineering Education Transformations, v. 34, dez., 2020, ISSN 2394-1707.

SATO, L. Qualidade de vida. 4 ed. (Mimeo), São Paulo: PUC, 1999.

SEVILLA-PAVÓN, A.; FINARDI, K. R. Pandemic Language Teaching: Insights from Brazilian and International Teachers on the Pivot to Emergency Remote Instruction. Journal of Language and Education, v. 7, n. 4, pp. 127-138, Dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.17323/jle.2021.11676. Acesso em: 05 nov. 2022.

SOARES, Luciene de Jesus et al. Qualidade de vida no trabalho dos professores do ensino médio da rede pública e privada: o caso comparativo em cinco escolas de Rondonópolis Mato Grosso. 2018. Disponível em: http://bdm.ufmt.br/handle/1/885. Acesso em: 12 jun. 2022.

TOMASI, Milene; CHOMA, Eluise. 2012. Qualidade de vida no trabalho: percepções de uma equipe de colheita florestal. In: II Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção. Disponível em: http://anteriores.aprepro.org.br/conbrepro/2012/anais/artigos/erg/18.pdf. Acesso em: 03 de dez. 2022.

VAGOS, P.; CARVALHAIS, L. Online Versus Classroom Teaching: Impact on Teacher and Student Relationship Quality and Quality of Life. Frontiers in Psychology, v. 13, n. 1, 828774, pp. 1-7, Fev. 2022. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.828774

VAIZMAN, T. Teaching musical instruments during COVID-19: teachers assess struggles, relations with students, and leveraging, Music Education Research, v. 24, n. 2, pp. 152-165, Mar. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14613808.2022.2053512. Acesso em: 03 de dez. 2022.

VITAL, Mirian Serrão. Qualidade de vida no trabalho e vínculos organizacionais: um estudo com profissionais da Estratégia Saúde da Família em Manaus (AM). Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 245f. 2019

WALTON, R. Qualidade de Vida Profissional: O que é isso? Sloan Manegement Review, v. 15, p.11-21, 1973.