Didática Histórico-Crítica: bases essenciais para a luta de classes na educação escolar
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Resumo
A presente resenha do livro intitulado “Fundamentos da Didática Histórico-Crítica”, foi elaborada no contexto de produção do 3º Ciclo de Estudos" do Instituto Federal Goiano-Ceres, em parceria com as Universidades Federais do RJ, Catalão e de Goias (UNIRIO, UFCat e UFG). Organizada por Galvão, Lavoura e Martins (2019), esta obra representa uma síntese robusta de pressupostos teórico-práticos que possibilitam compreender a organização do trabalho docente à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e do marxismo e nos revela que a Didática Histórico-Critica é a que identifica a prática social como ponto de partida e chegada, pois pelo movimento da síncrese à síntese cada indivíduo singular pode incorporar efetivamente os instrumentos culturais da universalidade humana como um processo de catarse. Para isso, considera os elementos mediadores na atividade particular da ação pedagógica – a ação da problematização e da instrumentalização.
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