Família e escola: um estudo a partir das representações sociais de alunos da Educação Básica

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Mestranda Camila Iantas
Dr.ª Viviane Terezinha Koga

Resumo

Este artigo evidencia representações sociais de alunos de anos finais do ensino fundamental acerca da relação família e escola. O referencial teórico centra-se na abordagem dimensional e estrutural da teoria das representações sociais. Os dados foram coletados mediante aplicação de um questionário para 407 alunos de 6° ao 9° ano em duas escolas estaduais localizadas na periferia da cidade de Ponta Grossa - PR. A análise das questões fechadas foi mediante frequência e porcentagem; as questões abertas, a partir dos pressupostos da análise de conteúdo, com auxílio do software EVOC. Os resultados indicaram a presença de uma ambivalência nas representações sociais dos alunos. De um lado, aparecem elementos que representam atitudes positivas, como importante, respeito, ajudar e educação; e de outro, aparecem elementos evidenciando sentimentos negativos, como ansiedade, raiva e tristeza. Essa ambivalência evidencia a presença da zona muda na representação social da relação família e escola.

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Como Citar
IANTAS, C.; KOGA, V. T. Família e escola: um estudo a partir das representações sociais de alunos da Educação Básica. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23170.052. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23170. Acesso em: 5 dez. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Mestranda Camila Iantas, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Licenciada em Ciências Biológicas. Mestranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo PPGECEM/UEPG. Licenciada em Ciências Biológicas pela UEPG. 

Dr.ª Viviane Terezinha Koga, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG, Professora no departamento de Biologia Geral e no Programa de P´ós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPG.

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