Ações e propostas do governo Zema em Minas Gerais para a Educação Especial

Conteúdo do artigo principal

Mestrando Ícaro Belém Horta
https://orcid.org/0000-0002-7184-1494
Doutoranda Edna Vieira da Silva
https://orcid.org/0000-0002-8049-5220
Dr. Eduardo Santos Araújo
https://orcid.org/0000-0001-8014-2938

Resumo

As ações com/para a educação devem ser pensadas como campo de disputa, no qual, os contextos social, econômico e político são relevantes. É nessa seara que o artigo busca examinar as ações propostas para a Educação Especial advindas de um governo pautado na lógica gerencial e com princípios da Nova Gestão Pública (NGP). Este trabalho objetiva compreender como o debate da Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, se apresenta nos planos de governo de Romeu Zema (Novo-MG) e quais ações foram realizadas durante a sua gestão. Para tal, mapearam-se os planos governamentais; identificaram-se as ações políticas dessa gestão; e analisaram-se as ações implementadas concernentes a essa modalidade. Observou-se uma ausência desta temática nas produções acadêmicas e científicas, além da omissão nos planos de governo. Foram identificadas ações que fortalecem a terceirização de responsabilidades e reforço da perspectiva da formação para o capital humano e da lógica de integração.

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Detalhes do artigo

Como Citar
HORTA, Ícaro B.; SILVA, E. V. da; ARAÚJO, E. S. . Ações e propostas do governo Zema em Minas Gerais para a Educação Especial. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–20, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23195.029. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23195. Acesso em: 4 out. 2024.
Seção
Caderno Temático Mecanismos de privatização da Educação Básica e seus impactos nas políticas e gestão educacional
Biografia do Autor

Mestrando Ícaro Belém Horta, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), na linha de pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação. Licenciado em Geografia (UFMG). Bolsista de mestrado da FAPEMIG.

Doutoranda Edna Vieira da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), na linha de pesquisa: Políticas Públicas de Educação. Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estado de Minas Gerais (UEMG). Atualmente trabalha como Pedagoga na Diretoria de Desenvolvimento Estudantil no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG.

Dr. Eduardo Santos Araújo, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEE/MG

Doutor em Educação (UFMG) e pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa Política e Administração de Sistemas de Ensino - PASE/UFMG. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF). Tem como linha de pesquisa "Políticas Públicas de Educação". Diretor de escola de educação básica na rede estadual de ensino de Minas Gerais há mais de 13 anos. 

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