Desafios na reestruturação do Ensino Médio: análise dos instrumentos legais e das políticas educacionais no Brasil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo principal deste artigo é compreender os desafios enfrentados pelos instrumentos legais na reestruturação do Ensino Médio. Para esta análise, serão consideradas a Base Nacional Comum Curricular, a Medida Provisória nº 746/2016 convertida na Lei que implementou o Novo Ensino Médio (Lei 13.415/2017), assim como o projeto de Lei nº 5.230/2023. A pesquisa aborda o processo de formulação da legislação, com foco nas Políticas Educacionais, destacando os interesses subjacentes em determinados períodos históricos. O escopo deste estudo busca promover reflexões sobre as escolhas e estratégias da reforma educacional, com o objetivo de compreender a complexidade de sua implementação no cotidiano escolar. Portanto, visa identificar os desafios entre o campo teórico da norma e sua aplicação prática, evidenciando as questões relacionadas à efetividade no contexto educacional.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
APPLE, M. W. Educação e poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
AQUINO, M. O projeto agronegócio na escola: dominação e pedagogia. In: STAUFFER, A. de B; BAHNI, C; VARGAS, M. C; FONTES, V. (Orgs.). Hegemonia Burguesa na Educação Pública: Problematizações no curso TEMS (EPSJV/PRONERA). Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2018. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/tems_site.pdf. Acesso em: 07 de fevereiro de 2024.
AZAMBUJA, D. Introdução a Ciência Política: 15ª Edição. São Paulo: Globo, 2003.
BACELAR, T. As políticas públicas no Brasil: heranças, tendências e desafios. In: SANTOS JUNIOR, O. A. dos. (Org.). Políticas Públicas e Gestão. Rio de Janeiro: FASE, 2003.
BALL, S. J. Educação Global S.A.: Novas redes políticas e a introdução do mercado na política educacional. Ponta Grossa: UEPG, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/viewFile/8863/5215. Acesso em:18 de março de 2024.
BRASIL, Avaliação e Reestruturação da Política Nacional do Ensino Médio. https://www.gov.br/participamaisbrasil/reestruturacao-da-politica-nacional-de-ensino-medio. Acesso em: 07 de fevereiro de 2024.
BRASIL, Câmara dos Deputados. PL 5230/2023. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e define diretrizes para a política nacional de ensino médio. Disponível em: https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/2399598. Acesso em: 07 de fevereiro de 2024.
BRASIL, Ministério da Educação. Novo Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361#:~:text=A%20mudan%C3%A7a%20tem%20como%20objetivos,e%20da%20vida%20em%20sociedade. Acesso em: 07 de fevereiro de 2024.
BRASIL, Ministério da Educação. Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes – Pisa. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa. Acesso em: 07 de fevereiro de 2024.
BRASIL, Portal da Câmara dos Deputados. Mensagem número 673. Brasília, 11 de dezembro de 2023. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=2374004. Acesso em: 07 de fevereiro de 2024.
BRASIL, Sumário Executivo Portaria nº 399, de 8 de março de 2023, que institui a consulta pública para a avaliação e reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/participacaosocial/audiencias-e-consultas publicas/audiencias-e-consultas-publicas/sumario_consulta_publica_ensino_medio.pdf. Acesso em: 07 de fevereiro de 2024.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Requerimento n°4.275, 2023. Disponível em: https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/2412712. Acesso em: 07 de fevereiro de 2024.
BRASIL. Congresso Nacional. Medida Provisória n° 746, de 2016. Disponível em: https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/126992. Acesso em: agosto de 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 07 de fevereiro de 2024.
BRASIL. Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 07 de fevereiro de 2024.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 07 de fevereiro de 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 07 de fevereiro de 2024.
BOBBIO, N. Estado, Governo e Sociedade: Para uma teoria geral da política. 14ª Edição. São Paulo: Paz e Terra, 1990.pp. 76-86.
CORTI, A. P. et. al. Nota Técnica: Não podemos admitir novos retrocessos no Ensino Médio Brasileiro. Campanha Nacional pelo Direito à Educação - Currículo e Pedagogia, 6 de dezembro de 2023. Disponível em: https://campanha.org.br/noticias/2023/12/06/nota-tecnica-nao-podemos-admitir-novos-retrocessos-no-ensino-medio-brasileiro/. Acesso em: 07 de fevereiro de 2024.
DINIZ, E. Neoliberalismo e corporativismo: as duas faces do capitalismo industrial no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 7, n. 20, 1992. Disponível em: https://inctpped.ie.ufrj.br/pdf/livro/Estado_e_Sociedade_no_Brasil.pdf. Acesso em: 18 de março de 2024.
DINIZ, E. Empresário, Estado e capitalismo no Brasil: 1930/1945. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
DINIZ, E.; BOSCHI, R. Empresários, interesses e mercado: dilemas do desenvolvimento no Brasil. Belo Horizonte, Rio de Janeiro: UFMG/ IUPERJ, 2004.
DYE, T. D. Understanding Public Policy. Englewood Cliffs, N.J.: PrenticeHall. 1984
ENGLER, I. G. da F. Empresários na Política Brasileira: A relação entre os recursos socioeconômicos detidos e carreira Política desempenhada, 1990-2015. In: CAMPONES, K. C. (Org.) Teoria e Prática da Ciência Política. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2018.
FERREIRA, W. B. O conceito de diversidade na BNCC: Relações de poder e interesses ocultos. Revista Retratos da Escola, Brasília, v.9, n.17, p. 299-319, jul/dez. 2015. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/582/656. Acesso em: 18 de março de 2024.
FERRETTI, C. J. Reformulações do Ensino Médio. Holos, v.6, 2016. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4988. Acesso em: 18 de março de 2024.
FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva: Um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. São Paulo: Cortez, 1995.
FRIGOTTO, G. Educação e a crise do trabalho: Perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998.
FRIGOTTO, G. Educação e a lógica do mercado. São Paulo: Cortez, 2001.
FRIGOTTO, G. Novos fetiches mercantis da pseudoteoria do capital humano no contexto do capitalismo tardio. In: ANDRADE, J. de; PAIVA, L. G. de (Orgs.). As políticas públicas para a educação no Brasil contemporâneo. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011.
GRAZIANO, L. O lobby e o interesse público. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 12, n. 35, fev. 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/S8wsbjvBLrVjYrQvTK5y6sM/, Acesso em: 18 de março de 2024.
IBGE. PNAD Contínua - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), 2023. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html. Acesso em: 18 de março de 2024.
HAGE, S. M. As Políticas Educacionais no Governo Fernando Henrique Cardoso. Educação em Questão, vol. 10 e 11, n°2/1. jul/dez 1999 - jan. jun. 2002. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/9490. Acesso em: 18 de março de 2024.
JACOMINI, M. A. Novo Ensino Médio na prática: a implementação da reforma na maior rede de ensino do país. Revista Retratos da Escola, v.16, n° 35, maio e agosto de 2022. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1569. Acesso em: 18 de março de 2024.
KRAWCZYK, N. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio hoje. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 144, p. 752-769, set./dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/mq5QhqMxcsdJ9KfDZjqLmtG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 de março de 2024.
KRAWCZYK, N.; FERRETTI, C. J. Flexibilizar para quê? Meias verdades da “reforma”. Revista Retratos da Escola, Brasília, DF, n. 20, p. 33-44, 2017. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/757. Acesso em: 18 de março de 2024.
LEÃO, G.; DAYRELL, J. T.; REIS, J. B. dos. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 117, p. 1067-1084, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Jr9sGWbKhNRCFwFBMzLg34v/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 de março de 2024.
LYNN, L. E. Designing Public Policy: A Casebook on the Role of Policy Analysis. Santa Monica, Calif.: Goodyear. 1980.
MARQUES, R. M.; MENDES, Á. Servindo a dois senhores: as políticas sociais no Governo Lula. Revista Katál. Florianópolis, v. 10, n. 1, jan.-jun./2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/drM3CNVf4nbSvCRKGxBLmfD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 de março de 2024.
MARTINS, M. F.; GROPPO, L. A.; BARBOSA, J. R. Apresentação do dossiê temático: movimentos sociais conservadores e educação. Crítica Educativa, Sorocaba, vol. 4, n. 2, Set./ Out.2018. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/366. Acesso em: 18 de março de 2024.
MEAD, L. M. Public Policy: Vision, Potential, Limits, Policy Currents, Fevereiro: 1-4. 1995. Disponível em: https://nyuscholars.nyu.edu/en/publications/public-policy-vision-potential-limits Acesso em: 18 de março de 2024.
MORAES, C. S. V. et al. Reforma do Ensino Médio: a institucionalização do Apartheid social na educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 43, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/CQL85LFng8qhDk9dnF93vvs/. Acesso em: 18 de março de 2024.
OLIVEIRA, M. dos S. de; SANTELLI, I. H. da S. O direito à educação na ordem constitucional brasileira: texto e contexto. Jornal de Políticas Educacionais. V. 14, n. 53, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-19692020000100118&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 de março de 2024.
OLIVEIRA, S. A. Z. de P.; ALMEIDA, M. de L. P. de. Educação para o mercado x educação para o mundo do trabalho: impasses e contradições. Revista Espaço Pedagógico, v. 16, N°2, Passo Fundo, jul-dez, 2009. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2222. Acesso em: 18 de março de 2024.
OLIVEIRA, M. M. de T. N. de. O Lobby Institucional Público no processo político-legislativo: o caso Anatel. Dissertação de Mestrado Profissional em Poder Legislativo. Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados/Cefor. Brasília, 2018.
PETERS, B. G. The Politics of Bureaucracy. White Plains: Longman Publishers. 1995.
SAVIANI, D. Transformações do capitalismo, do mundo do trabalho e da educação. In: SANFELICE, J. L.; SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C. (Org.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas: Autores Associados, Histedbr, 2005.
SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SCHULTZ, T. W. O Capital Humano: Investimentos em Educação e Pesquisa. Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1971.
SILVA, A. M. da; MOTTA, V. C. da. A presença do empresariado na Educação Pública brasileira e a precarização de novo tipo do trabalho docente. Educação em Revista, Marília, v.18, n°2, jul-dez, 2017. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/7412. Acesso em: 18 de março de 2024.
SILVA, C. J. de O.; SILVA, D. C. da. O novo Ensino Médio no Brasil: evidências para pensar o problema da segmentação e das desigualdades educacionais. Revista Ponto de Vista, Viçosa, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16887. Acesso em: 18 de março de 2024.
SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006.
SOUZA, L. K. de. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a Análise Temática. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1809-52672019000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 de março de 2024.
TIC DOMICÍLIOS. Acesso às tecnologias de informação e comunicação no domicílio, Cetic-BR, 2023. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/indicadores/. Acesso em: 07 de fevereiro de 2024.
UNESCO. Pesquisa sobre o novo Ensino Médio. Disponível em: https://www.unesco.org/pt/articles/pesquisa-novo-ensino-medio. Acesso em: 15 de julho de 2024.