Planejar a aula de História: gesto político, pedagógico e ético

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Dr. Nilton Mullet Pereira
https://orcid.org/0000-0002-2280-1920

Resumo

O artigo realiza um estudo sobre o ato de planejar, a partir da experiência docente em estágios supervisionados em História, de Ensino Fundamental e Médio, na universidade pública. Tal experiência implica elaborar, de maneira compartilhada, os planejamentos com os quais os estudantes ministrarão aulas em seus estágios. A partir do pensamento, sobretudo, de Deleuze, Foucault e Spinoza, procura-se examinar cada elemento que compõe o planejamento, tendo um exemplo de temática a ser seguida. Assim, o artigo desenvolve-se no sentido de pensar o planejar a partir da problematização e do afeto. Conclui-se que o planejar pode ser uma ação que ultrapassa os limites de estabelecer e definir temáticas, conceitos e processos históricos, na direção da criação e da problematização dos modos de vida que compõem o nosso mundo.

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Detalhes do artigo

Como Citar
PEREIRA, N. M. Planejar a aula de História: gesto político, pedagógico e ético. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–18, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23311.047. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23311. Acesso em: 14 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr. Nilton Mullet Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Pós-doutorado em História Medieval, na UFRGS. Pós-Doutorado em Educação, na UFSC. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da área de Ensino de História. Professor do Mestrado Profissional em ensino de História - UFRGS. Pesquisa as relações entre a imaginação e aprendizagem histórica e Aprendizagem em História como arte de criar encontros alegres.    

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