Diálogos possíveis entre a Pedagogia da Autonomia e interdisciplinaridade: reflexões sobre a formação inicial de pedagogos

Conteúdo do artigo principal

Genilda Maria da Silva
https://orcid.org/0000-0002-6764-9280
Gabriel dos Santos Gomes
https://orcid.org/0000-0001-5243-7640
Dr. Odair França de Carvalho
https://orcid.org/0000-0003-4864-4510

Resumo

A Pedagogia da autonomia é uma obra que discute a essência do educador progressista e, ao nosso ver, de forma interdisciplinar, pois nela, é refletido sobre saberes docentes indispensáveis à formação do pedagogo, que revelam a composição de atitudes guiadas pelo espírito emancipatório para a construção da autonomia e do conhecimento crítico-reflexivo, ações que se assemelham ao exercício da interdisciplinaridade. Assim, objetivamos refletir, sobre as reflexões freirianas contidas na Pedagogia da autonomia, sobre as relações existentes entre os saberes docentes e a interdisciplinaridade, para entendermos as implicações dessas relações no processo de formação inicial do pedagogo, por meio de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico e documental. Desse modo, evidenciamos, que o pensamento freiriano é reverberado por múltiplas ações interdisciplinares como: a contextualização, a humildade, a reflexão, o amor, a identidade, a ponte, a atitude, a mudança dentre outras, as quais contribuem para a realização de um quefazer didático-pedagógico-metodológico equitativo-justo-emancipador-transformador-autônomo.

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Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, G. M. da; GOMES, G. dos S. .; CARVALHO, O. F. de . Diálogos possíveis entre a Pedagogia da Autonomia e interdisciplinaridade: reflexões sobre a formação inicial de pedagogos. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–28, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.23567.014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23567. Acesso em: 16 jun. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Genilda Maria da Silva, Universidade de Pernambuco - UPE

Mestra em educação pela Universidade de Pernambuco (UPE). Licenciada em Pedagogia, com Especialização em Psicopedagogia e Professora da Rede municipal de Petrolina – PE e a atua como docente na UPE Campus Petrolina – PE - Brasil.

Gabriel dos Santos Gomes, Universidade de Pernambuco - UPE

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco - UPE, campus Petrolina - PE e está cursando especialização em Neuropsicopedagogia. Atua como docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Petrolina - PE. 

Dr. Odair França de Carvalho, Universidade de Pernambuco - UPE

Doutor em educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), pós-doutor em educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina – PE – Brasil.

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