A Revista Olhar de Professor é um periódico acadêmico, de fluxo contínuo proposto pelo Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (Paraná, Brasil).

Suspensão de submissões

2021-08-28

Atenção autores

Devido ao número de textos com temas de fluxo contínuo em avaliação, as submissões estão suspensas no momento. Retomaremos a submissão para fluxo contínuo em fevereiro de 2022.

Seguimos recebendo cadastro de pareceristas ad hoc para as diversas temáticas da área da educação.

Orientações no tutorial.

As editoras

Atualização das Diretrizes para Autores

2021-01-13

Caros autores

Visando a ampliação da qualidade deste periódico bem como para facilitar o acesso de leitores e colaboradores às informações e ao conteúdo publicado, comunicamos que as Diretrizes para Autores da Revista Olhar de Professor foram atualizadas e passam a vigorar para textos submetidos e/ou aceitos para publicação a partir do dia 15/01/2021.

Os templates para a formatação dos textos podem ser acessados na barra lateral direita do site e as demais informações estão disponíveis na parte superior do site, aba Sobre (submissões).

Novidades - Olhar de Professor - Maio -2020

2020-05-09

Comunicamos que novos artigos foram publicados no Volume 22-2019 da Revista Olhar de Professor. Contamos também com a chamada especial “Covid 19: Educação em tempo de Pandemia” e atualizações nas Diretrizes para Autores.

v. 24 (2021): Publicação Contínua

Publicado: 2021-03-06

Materiais da/de Arte para as crianças

Susana Rangel Vieira da Cunha

1-25

Formação de professores para a educação básica e o ensino da arte: caminhos possíveis

Ana Paula Cordeiro, Luciana Aparecida de Araújo, Cleriston Izidoro dos Anjos

1-21

Arte e cultura digital na Educação Infantil: a galáxia na palma da mão

Margarete Sacht Góes, Mariana Sperandio Teixeira

1-20

Cultivando o desenho da criança: liberdade, encantamento e transgressão

Jocicleia Souza Printes, Michelle de Freitas Bissoli

1-24

O pensamento de Paulo Freire expresso na obra Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos

Amancio Leandro Corrêa Pimentel, Antônia Solange Pinheiro Xerez, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro

1-21

Palavra falada, diálogo e escuta freireanos: contribuições à compreensão dos saberes dos estudantes da EJA

Francisco Josimar Ricardo Xavier, Júlio César de Moura Dia, Adriano Vargas Freitas

1-22

Autoridade e Disciplina em Tempos de Autoritarismo: lições de Paulo Freire

Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Flávio Massami Martins Ruckstadter, Gabriely Cristine de Souza

1-21

Análise da efetividade do Ensino Médio com mediação tecnológica no estado de Rondônia

Samuel dos Santos Junio, Jenerson Queiroz Lima Duarte, Lady Day Pereira de Souza

1-20

O brincar e suas possibilidades na Educação Infantil: uma revisão sistemática

Paula Marcella Guergolet Brandão, Geuciane Felipe Guerim Fernandes

1-18

Do registro à documentação pedagógica: possibilidades e necessidades docentes

Giovana Alonso, Renata Aparecida Drape, Cleonice Maria Tomazzetti

1-18

Tupiabá: cartas do mundo para os(as) guardiões(ãs) da terra

Marina Rodrigues Miranda, Fernanda Monteiro Barreto Camargo, Fábio Guss Strelhow

1-9

Práticas educativas em tempos de pandemia: relato de experiência

Elisangela Alves dos Reis, Patrícia de Araujo abucarma Stevanato, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso

1-8

Educação para idosos em tempo de pandemia no Núcleo de Estudos da Terceira Idade: relato de experiência

Michele Medeiros, Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa, Guilherme Henrique Koerich

1-9

Educação Física escolar em tempos de Covid-19: o ensino do esporte e a paralisação dos megaeventos

Leonardo Carlos de Andrade, Regina Queiroz Silva, Eugênio Lopes dos Santos Junior

1-8

Educação infantil diante da pandemia causada pela Covid-19: no cenário o programa Rio Preto Educ Ação

Aline Sommerhalder, Raiza Fernandes Bessa de Oliveira, Giseli Alcassas Masson

1-8

A pedagogia do vírus: o que é possível aprender com a Covid-19?

Maria Tereza Goudard Tavares, Adrielle Lisboa

1-8

Ensino remoto de emergência e o ensino superior: uma experiência no curso de Pedagogia

Taissa Vieira Lozano Burci, Dayane Horwat Imbriani de Oliveira, Ana Paula de Souza Santos

1-7

Educação escolar durante a pandemia: quais lições aprenderemos?

Claudia Amorim Francez Niz, Thaís Cristina Rodrigues Tezani

1-9

De repente, aulas online: um relato de experiência docente no Ensino Superior em Direito durante a pandemia

Olívia de Quintana Figueiredo Pasqualeto, Salete de Oliveira Domingos, Vinícius Custódio Rios

1-8

A fotografia artística e as tecnologias digitais como prática na Educação de Jovens e Adultos em tempos de COVID-19

Nubia Carla Ferreira Cabau, Maria Luisa Furlan Costa, Patrícia Lakchmi Leite Mertzig Gonçalves de Oliveira

1-8

Cultura escolar em tempos de pandemia e distanciamento social

Maéve Melo Santos, Cosme Batista dos Santos

1-11

Há corpo por vir: um manifesto à presença do corpo pedagógico nas periferias

Jean da Silva Menezes, Sidney Carlos Rocha da Silva, Gelson Antonio Lopes Junior

1-8

Pedagogias culturais em tempos de pandemia: educações nos muros de Londrina

Alexandre Luiz Polizel, Bruna Adriane Fary, Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori

1-7

Pandemia e educação: em busca de inéditos-viáveis

Valeria Vasconcelos, Dulce Consuelo Andreatta Whitaker

1-9

Propostas para a educação especial em tempos de pandemia: exclusão escancarada

Kamille Vaz, Liliam Guimarães de Barcelos, Rosalba Maria Cardoso Garcia

1-10

Ver Todas as Edições