A Revista Olhar de Professor (ISSN eletrônico 1984-0187/ ISSN 1518-5648) é um periódico acadêmico, de fluxo contínuo proposto pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (Paraná, Brasil). Desde 1998, vem divulgando pesquisas e estudos relacionados à educação e à formação de professores. Publica artigos científicos e, conforme o fluxo existente, reflexões sobre experiências pedagógicas significativas, resenhas, entrevistas e textos de palestras proferidas que tragam a produção de pesquisadores ligados à pesquisa e a docência na grande área da educação. É dirigida a professores e pesquisadores, assim como a estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Educação e das Ciências Humanas.

 

Suspensão das Submissões

2023-11-17

Atenção autores/pesquisadores

Devido ao número de textos com temas de fluxo contínuo em avaliação, as submissões estão suspensas no momento.

Retomaremos a submissão para fluxo contínuo em fevereiro de 2024.

Seguimos recebendo cadastro de pareceristas ad hoc para as diversas temáticas da área da educação.

Orientações no tutorial.

As editoras

Pareceristas Ad Hoc

2023-10-07

Prezados pesquisadores
Convidamos a todos a colaborarem conosco como pareceristas ad-hoc.

Algumas ´temáticas de pesquisa são fundamentais para designarmos textos já submetidos, mas o convite é ampliado a todos os pesquisadores.

Outras orientações no corpo da notícia.

 

Pareceristas Ad Hoc

2023-10-07

Prezados pesquisadores
Convidamos a todos a colaborarem conosco como pareceristas ad-hoc.

Algumas ´temáticas de pesquisa são fundamentais para designarmos textos já submetidos, mas o convite é ampliado a todos os pesquisadores.

Outras orientações no corpo da notícia.

 

v. 26 (2023): Publicação contínua

Publicado: 13-03-2023

Apresentação de dossiê: o campo teórico da Pedagogia e seus desdobramentos na formação de pedagogos(as)

Dr.ª Aline Daiane Nunes Mascarenhas, Doutorando Jefferson da Silva Moreira

1-8

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.22071.053

Pedagogia e pedagogos no contexto brasileiro: inflexões sobre dilemas persistentes

Doutorando Jefferson da Silva Moreira, Dr. Umberto de Andrade Pinto, Doutoranda Rebecca Machado Oliveira da Silva

1-22

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21392.020
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21416.030
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21243.047
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21308.040
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21101.039

Pesquisas sobre o curso de Pedagogia em produções acadêmicas de graduação e pós-graduação no CE-UFPB

Dr. José Leonardo Rolim de Lima Severo, Paloma Emanuele da Costa Nascimento Fernandes

1-20

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21252.038

Pedagogia jurídica: perspectivas humanizadoras e emancipatórias no trabalho com infância e juventude judicializadas

Doutoranda Ana Paula Villar Galo, Doutoranda Simony Freitas de Melo, Dr. José Leonardo Rolim de Lima Severo

1-21

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21249.026
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21250.052
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21248.058

Reflexões sobre o mal-estar docente no campo da Educação Infantil

Dr.ª Roberta Melo de Andrade Abreu, Estefani dos Reis Melo

1-23

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21242.060

Pedagogia, Ciência e Ciências da Educação – uma conversa com o Professor Philippe Meirieu

Philippe Meirieu, Dr. Osmar Hélio Alves Araújo, Dr. Emerson Augusto de Medeiros

1-10

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21375.026

Possibilidades emancipatórias e insurgentes da Pedagogia Crítica: dialogando com Maria Amélia Santoro Franco

Dr.ª Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, Jefferson da Silva Moreira

1-23

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21121.012

BNCC e currículo: estado do conhecimento Sobre a literatura (2015-2020)

Ma. Andressa da Silva Gonçalves, Dr.ª Wilma de Nazaré Baía Coelho

1-26

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20806.021
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20997.049

Inclusão de estudante com TEA no ensino regular e contribuições do Plano Educacional Individualizado: uma revisão sistemática da literatura

Prof.ª Roseli Wolschick Rambo, Prof. Dr. Leonardo Rocha de Almeida, Prof.ª Dr.ª Rosemari Lorenz Martins

1-17

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20342.041

Projeto “conhecer e preservar”: as contribuições socioambientais aos participantes egressos do grupo ecológico Ecojovem, município de João Câmara/RN

Doutorando Aleson da Silva Fonseca, Doutorando Hemeson Lira de Moura, Dr.ª Ivaneide Alves Soares da Costa

1-21

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21318.033

Análise dos fatores condicionantes ao desinvestimento Pedagógico na Educação Física escolar

Igor Vargas Ferreira Teixeira, Dr.ª Soraya Dayanna Guimarães Santos

1-21

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20453.042

Metodologias ativas no ensino de ciências e biologia na educação de jovens e adultos: uma revisão sistemática

Ana Flávia Rodrigues de Sousa Ledoux , Dr.ª Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa, Dr.ª Juliana Rocha de Faria Silva

1-25

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20644.043

A Base Nacional Comum Curricular e as canções dos Festivais de Música de Roraima: atividades para o ensino de música

Dr. Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva, Mestranda Andressa Sousa do Nascimento

1-28

DOI: https://doi.org/10.5212/OlhaProfr.v.26.20359.025

Estudantes com altas habilidades/superdotação na UFPB: o direito à educação no contexto da educação inclusiva

Doutoranda Santuza Mônica de França Pereira da Fonseca, Dr.ª Ana Cristina Silva Daxenberger

1-23

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21362.051

Formação em Saúde Mental Infantojuvenil: construindo saberes com professores de Sala de Recursos Multifuncionais

Dr.ª Sarah Raquel Almeida Lins, Dr.ª Carolina Elisabeth Squassoni, Dr.ª Thelma Simões Matsukura
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21440.023

A qualidade na formação universitária em uma instituição federal: gestão, identidade e cenários

Dr.ª Rita Eliana Masaro, Dr. Alessandro Vinicius de Paula, Me. Emerson José da Silva

1-18

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20830.027

Estado de exceção, neoliberalismo e educação: a questão da dignidade humana

Mestre Túlio Almeida Rocha Pires, Prof. Dr. Carlos Betlinski

1-21

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21173.046

A Base Nacional Comum Curricular: o que dizem os autores de Educação em Ciências após a homologação do documento?

Doutoranda Manoela Atalah Pinto dos Santos Hacar, Dr.ª Maria de Fátima Alves de Oliveira

1-21

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20343.024
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21325.036
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21407.055
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20996.059
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21110.057

Percepções de professores bacharéis sobre a construção de sua identidade profissional docente

Me. Maria Isabel Alencar Dias, Prof. Dra. Adriana Assis Ferreira, Prof. Dra. Luciana Resende Allain

1-24

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20335.035
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20640.022

Acessibilidade Policêntrica: contribuições para além das práticas inclusivas centralizadoras

Amanda Santana Gomes-Silva, Doutoranda Soraia Romano, Dr. Leonardo Santos Amâncio Cabral

1-15

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21657.054
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20111.034
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21097.048
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20315.031
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21240.028
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20351.013

Neoliberalismo e as reformas curriculares no Brasil: implicações para a construção da BNCC do Ensino Médio

Mestranda Odéssa Sousa Barbosa, Prof.ª Dr.ª Arthane Menezes Figueirêdo

1-20

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20434.011
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20535.019

BNCC, educação e formação humana

Dr.ª Lucimara Del Pozzo Basso

1-22

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20383.010
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20446.014
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20321.009
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20417.017

A BNCC da educação infantil: implicações na formação continuada de professores

Prof.ª Dr.ª Adrinelly Lemes Nogueira, Prof.ª Dr.ª Maria Célia Borges
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20389.016

Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e a (re)introdução da Pedagogia das Competências: Revisão Sistemática

Me. Ethyenne Goulart Oliveira, Dr. Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Dr.ª Elsa Midori Shimazaki
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20529.018
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20015.003

O uso de Tecnologias Assistivas para inclusão do aluno surdo na Educação Básica

Dr.ª Ana Carolina Reis Pereira, Dr.ª Mara Silvia Pasian

1-20

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.18371.001

Rastreamento ocular e a educação especial inclusiva: uma revisão sistemática

Ms. Leonardo dos Santos Batista, Dr.ª Kate Mamhy Oliveira Kumada, Dr.ª Priscila Benitez

1-22

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.19672.002

A BNCC e as avaliações externas e em larga escala: velhas e novas interfaces em tempos de neoliberalismo extremado

Doutoranda Welcianne Iris de Queiroz, Doutoranda Daiani Vieira Ortega, Dr. Sílvio César Nunes Militão

1-27

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20921.005
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.18108.007

Crianças e diversidade à luz da abordagem italiana de San Miniato

Dr.ª Cleonice Maria Tomazzetti, Dr.ª Débora Cristina de Sampaio Peixe

1-6

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21665.056

Pedagogia do Atletismo

Dr. Jeferson Roberto Rojo

1-4

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21010.029

A complexidade das ações das crianças: por uma ética do encontro com e para elas

Profª Doutoranda Luciane Frosi Piva, Profª Mestranda Gabriela Saueressig, Profª Drª Elí Terezinha Henn Fabris

1-6

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20936.015

Resenha do livro “A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas.”

Mestranda Tácyla Agum Theotonio de Lima, Dr.ª Juliana Rezende Torres

1-7

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20394.006

Documentos normativos e a práxis inclusiva na perspectiva freireana: aproximações e distanciamentos

Doutoranda Andréa da Silva Avanze, Mestrando Bernard Martins Monteiro, Mestranda Solane Cristina Felicetti Santin

1-10

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20623.035
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20650.044

A produção de vídeos educativos como desafio na formação de professores – relato de uma experiência

Dr.ª Carla Susana Nunes Ferreira Vieira, Dr. Aníbal Rui de Carvalho Antunes das Neves, Dr. António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira

1-17

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21314.050
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20924.045

Reflexões sobre a BNCC na formação inicial de professores de matemática: relato de uma experiência

Dr.ª Luana Ferrarotto, Dr.ª Iracema Hiroko Iramina Arashiro, Dr.ª Fernanda Cristina Gaspar Lemes

1-19

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21336.037

Ler e escrever na academia: um relato de experiência com o gênero podcast

Me. Roberto Barbosa Costa Filho, Dr.ª Elizabeth Maria da Silva

1-17

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20184.008

Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica na Modalidade de Ensino Remoto: que lugar é esse?

Doutoranda Soraya de Araújo Feitosa, Doutoranda Jamile Rossetti de Souza, Mestranda Eugênia Karla Ferreira de Sousa Villória
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20131.004

O ensino remoto sob o olhar do Programa Residência Pedagógica: um relato de experiência

Prof.ª Tainah Yasmin de Paula Bequer, Dr.ª Lia Maris Orth Ritter Antiqueira , Dr.ª Elizabete Satsuki Sekine

1-18

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20179.005
Ver Todas as Edições