A Revista Olhar de Professor (ISSN eletrônico 1984-0187/ ISSN 1518-5648) é um periódico acadêmico, de fluxo contínuo proposto pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (Paraná, Brasil). Desde 1998, vem divulgando pesquisas e estudos relacionados à educação e à formação de professores. Publica artigos científicos e, conforme o fluxo existente, reflexões sobre experiências pedagógicas significativas, resenhas, entrevistas e textos de palestras proferidas que tragam a produção de pesquisadores ligados à pesquisa e a docência na grande área da educação. É dirigida a professores e pesquisadores, assim como a estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Educação e das Ciências Humanas.

 

Publicação em fluxo contínuo

2022-06-01

A Revista Olhar de Professor está recebendo artigos, resenhas e entrevistas para publicação em fluxo contínuo.

Estão suspensas temporariamente as submissões de relatos de experiência.

Em breve divulgaremos os detalhes da chamada para o caderno temático II,  tratando dos impactos da BNCC no Ensino Superior.

As editoras

Chamada de pareceristas 2022

2022-03-13

Convidamos professores e pesquisadores (doutores e doutorandos) a colaborarem conosco como parecerista ad hoc.  

Caderno Temático: “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto das reformas educacionais da educação básica: proposições e possibilidades”

2022-02-16

As reformas educacionais, historicamente, pretendem melhorar a qualidade da educação, sobretudo, pensando aspectos relacionados às políticas públicas voltadas ao acesso à escola e à garantia do direito à aprendizagem. No atual contexto, a educação brasileira é desafiada a pensar a organização, a estrutura e o funcionamento das etapas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, mediante as transformações ocorridas no sistema de ensino e que recaem, de certo modo, na prática pedagógica.

 

Submissões 2022

2022-02-07

A Revista Olhar de Professor está recebendo textos para publicação em fluxo contínuo.

Em breve divulgaremos as chamadas para os Cadernos temáticos 2022.

As editoras

v. 25 (2022): Publicação Contínua

Publicado: 2022-02-04

Problematizando paradigmas do Ensino do Teatro com crianças na Rede Pública de Ensino de Santa Maria (RS)

Diego de Medeiros Pereira, Mateus Junior Fazzioni, Ana Paula Gomes Marques

1-23

A revisão textual como forma de avaliação reflexiva e construção interativa entre professor e aluno

Jeize de Fátima Batista, Ana Cecília Teixeira Gonçalves, Maiara Taís Zydek, Emanuele Krewer

1-17

Afeto na educação: transgredindo o lugar de professor/a

Anna Carolina Ioras, Thiago Colmenero Cunha

1-18

Emancipação do olhar: o papel da fotografia numa formação escolar reflexiva

Guilherme Susin Sirtoli, Cláudia Mariza Mattos Brandão

1-18

A valorização social do professor e seu impacto na formação da identidade docente: um estudo analítico

Brenda Raíza Domingos Mendes, Kessy Eduarda Aparecida Marcolino, Roberta Negrão de Araújo

1-21

Representação social de escola sustentável em docentes da educação básica

José Flávio Rodrigues Siqueira, Suzete Rosana de Castro Wiziack, Angela Maria Zanon

1-21

Entrelaçando os saberes docentes na privação de liberdade

Dr.ª Kátia Aparecida da Silva Nunes Miranda, Ms. Juliano Cláudio Alves, Ms. Luciane Miranda Faria

1-18

Tecnologia e subjetividade: a interação dos professores com o diário de classe digital

Ketlyn Marciele Ferreira Sabadine, Dr. Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Paulo Sérgio dos Santos Brito

1-24

Inclusão de alunos surdos na sala de aula de física: contribuições a partir das concepções de professores atuantes no sul da Colombia

Paula Andrea Pérez Losada, Jonathan Andrés Mosquera, Dr. Elías Francisco Am´órtegui Cedeño

1-24

Educação e tecnologia: abordagens críticas

Fernando Roberto Amorim Souza, Nuria Pons Vilardell Camas

1-9

Ser educadora

Alfredo Hoyuelos; Marcelo Oliveira da Silva, Ana Luisa Dias Oliveira

1-4

Ver Todas as Edições