Singularidades no ofício de ensinar: Experiências de uma professora

Conteúdo do artigo principal

Letícia Pacheco de Mello Trotte
https://orcid.org/0000-0001-7606-9512
Dr.ª Vania Finholdt Angelo Leite
https://orcid.org/0000-0003-4583-7165

Resumo

Neste texto, buscamos compreender o ofício da docência sob a narrativa de Valesca, uma professora dos anos iniciais, que narra sobre si, sua vida, profissão e experiências significativas. Optamos pela pesquisa (auto)biográfica narrativa, porque nos possibilita penetrar nas dimensões cognitivas, afetivas e de ação, que o sujeito/narrador seleciona, organiza de sua história de vida e da profissão para compartilhar com outras professoras. Dialogamos com os autores do campo da pesquisa (auto)biográfica narrativa, principalmente, Bolívar (1995, 1999, 2002, 2012, 2016); Ricoeur (1995); Bruner (1988). Percebemos várias políticas educativas que cerceiam a prática pedagógica das professoras no Brasil, mas que Valesca não acata totalmente em sua docência. Ela procura atender as especificidades de seus alunos, fazendo ajustes na sua atuação docente, de acordo com as condições materiais, do contexto da sua escola, da sua experiência pessoal e profissional. Tais escolhas podem reverberar positivamente para uma autonomia pedagógica, inovação na prática docente, envolvimento colaborativo e resistência a pressões ideológicas. De modo contrário, pode ocorrer um desalinhamento curricular, desigualdade educacional, falta de acompanhamento e avaliação como isolamento e fragmentação dos conhecimentos. Esse posicionamento de ensinar docência fora das diretrizes oficiais, apesar de criar espaço para práticas mais inclusivas e contextuais, também pode gerar um desequilíbrio no acesso à Educação de qualidade e dificultar a construção de uma base sólida para os alunos em um sistema nacional coeso.

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Detalhes do artigo

Como Citar
TROTTE, L. P. de M. .; LEITE, V. F. A. Singularidades no ofício de ensinar: Experiências de uma professora. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–26, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.23712.004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23712. Acesso em: 2 abr. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Letícia Pacheco de Mello Trotte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Letícia Pacheco de Mello Trotte. Doutoranda e Mestre em Educação - UERJ/FFP - Linha de Pesquisa: Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas. Professora da Rede Municipal de Niterói - RJ. Editora Executiva da Revista Interinstitucional Artes de Educar: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae

Dr.ª Vania Finholdt Angelo Leite, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Vania Finholdt Ângelo Leite. Doutora em Educação – PUC/Rio. Professora Associada da Faculdade de Formação de Professores – UERJ e do Programa de pós-graduação em Educação: Processos formativos e desigualdades sociais. Coordenadora do grupo de pesquisa Tri-vértice. http://lattes.cnpq.br/617989091175849

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