Publicado: 04-02-2022

Apresentação: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto das reformas educacionais

Dr.ª Bruna Caroline Camargo, Drª Ana Paula Fernandes da Silveira Mota

1-6

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.21624.080

Políticas de currículo para a educação básica e a formação de professores de Língua Portuguesa: uma abordagem integrativa

Dr. Marcos Bispo, Doutoranda Cláudia Santos de Jesus, Especialista Ruthe Barros Santiago

1-30

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20435.082

Como chegamos à Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (2018)?

Doutorando Jonathan Dalla Vechia Bugs, Profª Drª Elisete Medianeira Tomazetti
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20406.057

A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental: suas implicações para o trabalho docente

Mestranda Mírian Aguiar Oliveira Camara, Mestranda Graziela Martins Evangelista, Prof. Dra. Maria Abádia da Silva

1-20

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20475.056

O novo Ensino Médio e BNCC: o estado de Mato Grosso em foco

Mestranda Fabiola Gonçalves de Lima , Prof. Dr.ª Ana Lara Casagrande, Dr. Danilo Garcia da Silva

1-25

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20331.049
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20385.064

A BNCC e as DCNERER: aproximações e proposições para o trabalho com a temática da Educação Étnico-Racial a partir da Pedagogia Decolonial

Mestranda Jaqueline Ferreira Justino, Prof.ª Daiane Cecília Cagnin, Dr.ª Claudete de Sousa Nogueira

1-19

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20448.068

Tecnologias Digitais na Educação e BNCC: proposta do Aluno-Ciborgue-Hacker

Mestre José Raimundo Silva Costa, Dr.ª Viviane Toraci Alonso de Andrade

1-20

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20526.062

O Novo Ensino Médio: das dificuldades do projeto à sua implementação (2017-2022)

Dr.ª Antocléia de Sousa Santos, Doutorando Emerson Felipe da Silva, Prof.º Davi Milan

1-18

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20361.060
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20515.053

Base Nacional Comum Curricular e Educação Infantil: movimentos, disputas e resistências

Drª Daiane Lanes de Souza, Dr.ª Rosane Carneiro Sarturi, Doutoranda Estefani Baptistella

1-20

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20405.074

A alfabetização na BNCC: lacunas e desafios

Mestra Márcia Cristina Gonçalves de Souza Silva, Dr.ª Márcia Regina do Nascimento Sambugari

1-24

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20458.061

A trajetória da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): análise dos textos oficiais

Doutoranda Maria Michelle Fernandes Alves, Dr. Breynner Ricardo de Oliveira

1-21

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20537.063
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20329.051

Tópicos de Geometria no Ensino fundamental: um olhar para coleções de livros didáticos norteados pela Base Nacional Comum Curricular

Doutoranda Renata Camargo dos Passos Barros, Doutoranda Cristiane dos Santos Oliveira, Dr. André Luis Andrejew Ferreira

1-27

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20423.067
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20938.047

Base Nacional Comum Curricular e as Reformas Educacionais da década de 1990

Dr. Marcus Quintanilha da Silva, Doutoranda Danieli D'aguiar Cruzetta

1-25

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20239.046

Base Nacional Comum Curricular na Educação Infantil: repercussões nas práticas pedagógicas em uma escola do Litoral Norte/RS

Prof. Dr.ª Carolina Gobbato, Prof.ª Andara Dias de Almeida Klug, Doutoranda Claines Kremer

1-20

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20247.048
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20364.040

Proposições oficiais para a alfabetização de crianças no estado de Pernambuco: das políticas nacionais (BNCC e PNA) às iniciativas estaduais

Doutoranda Islayne Barbosa de Sá Gonçalves, Dr. Alexsandro da Silva, Dr.ª Solange Alves de Oliveira Mendes

1-27

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20546.041

Apresentação: Reformas educacionais no Ensino Superior

Dr.ª Denise Puglia Zanon, Dr.ª Vania Finholdt Angelo Leite

1-3

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.21626.081
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20941.078

Formación del profesorado en Brasil y Honduras: concepciones y políticas

Máster Josue Javier Cruz Escoto, Prof.ª Dr.ª Filomena Maria de Arruda Monteiro

1-24

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20880.070

Um olhar reflexivo sobre a Base Nacional Comum de Formação-BNC-Formação

Doutoranda Ana Paula Pinheiro, Dr. Altair Alberto Fávero
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20828.069
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20928.075

Base Nacional Comum Curricular na Formação Inicial de Professores de Química: o que pensam os licenciandos

Ms. Fernanda Welter Adams, Prof. Dr. Rafael Moreira Siqueira, Dr. Edilson Fortuna de Moradillo

1-26

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20410.065
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20732.066
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20916.073
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20940.077

A curricularização da extensão na formação docente: aproximações e contradições para uma praxis emancipadora

Doutoranda Adrielle Nara Serra Bezerra, Doutoranda Francisca Márcia Lima de Sousa, Dr. Anselmo Alencar Colares

1-22

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20879.072
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20931.076

A BNCC e BNC – Formação como indutora do apagamento da formação docente

Dr.ª Andreia Gomes da Cruz, Dr.ª Adriana de Almeida

1-22

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20518.055
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20919.071

Estado do conhecimento sobre formação docente com enfoque na educação superior e políticas públicas: a formação de professores em disputa

Doutorando Marlon Sandro Lesnieski, Dr. Marcio Giusti Trevisol, Dr.ª Maria de Lourdes Pinto de Almeida

1-23

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20815.052

O descumprimento da lei de criação dos Institutos Federais e a oferta de cursos na categoria “outros” no IFSP: uma tentativa de elitização do ensino?

Mestranda Evelyn Rayani Dias de Araújo, Liliane Longo, Mestre Eduardo Rogério Gonçalves, Dr. Ivair Fernandes de Amorim

1-21

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.18220.050
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.18127.074
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20057.058

Pedagogia da escuta: reaprendizados de uma criança autista no cotidiano familiar e escolar em tempos de Pandemia da Covid-19

Dr.ª Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Mestre Francinilda Honorato dos Santos , Mestre Stenio de Brito Fernandes

1-16

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.19987.054

O valor da obra literária na formação integral: a questão da (in) disciplina

Dr.ª Cintia Chung Marques Corrêa, Doutoranda Sirlene Marques Pereira

1-20

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.21018.079
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.15802.001
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.16211.002

Problematizando paradigmas do Ensino do Teatro com crianças na Rede Pública de Ensino de Santa Maria (RS)

Diego de Medeiros Pereira, Mateus Junior Fazzioni, Ana Paula Gomes Marques

1-23

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.16249.003

A revisão textual como forma de avaliação reflexiva e construção interativa entre professor e aluno

Jeize de Fátima Batista, Ana Cecília Teixeira Gonçalves, Maiara Taís Zydek, Emanuele Krewer

1-17

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.24.16268.004
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.16436.005
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17035.006
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17159.007

Afeto na educação: transgredindo o lugar de professor/a

Anna Carolina Ioras, Thiago Colmenero Cunha

1-18

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17192.008
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17436.011

Emancipação do olhar: o papel da fotografia numa formação escolar reflexiva

Guilherme Susin Sirtoli, Cláudia Mariza Mattos Brandão

1-18

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17551.013
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17555.014

A valorização social do professor e seu impacto na formação da identidade docente: um estudo analítico

Brenda Raíza Domingos Mendes, Kessy Eduarda Aparecida Marcolino, Roberta Negrão de Araújo

1-21

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.15798.015
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17556.017
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17581.018
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17707.020

Representação social de escola sustentável em docentes da educação básica

José Flávio Rodrigues Siqueira, Suzete Rosana de Castro Wiziack, Angela Maria Zanon

1-21

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17817.021
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17901.022
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.18472.026
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17701.028

Entrelaçando os saberes docentes na privação de liberdade

Dr.ª Kátia Aparecida da Silva Nunes Miranda, Ms. Juliano Cláudio Alves, Ms. Luciane Miranda Faria

1-18

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17746.029

Tecnologia e subjetividade: a interação dos professores com o diário de classe digital

Ketlyn Marciele Ferreira Sabadine, Dr. Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Paulo Sérgio dos Santos Brito

1-24

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.18222.030
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17680.034
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.18393.033

Inclusão de alunos surdos na sala de aula de física: contribuições a partir das concepções de professores atuantes no sul da Colombia

Paula Andrea Pérez Losada, Jonathan Andrés Mosquera, Dr. Elías Francisco Am´órtegui Cedeño

1-24

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.18444.035

A utilização das histórias do Homem Formiga como contexto para o Ensino de Física

Kremmellin Barbosa dos Santos, Dr.ª Maria Cristina do Amaral Moreira

1-25

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20055.037

A profissão docente: uma abordagem a partir da formação continuada

Dr. Reginaldo Leandro Placido, Dr.ª Ivonete Telles Medeiros Placido, Dr. Simão Alberto

1-20

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.16417.036
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.18460.039

Inclusão de alunos surdos: desafios e necessidades do docente

Adelene de Souza, Dr.ª Francine de Paulo Martins Lima

1-23

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.18457.038

O Facebook e a educação infantil: aproximações entre escolas e famílias

Doutorando Adilson Cristiano Habowski, Dr.ª Elaine Conte

1-21

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17428.044

A Olimpíada Interna de Nivelamento do Conhecimento e o uso de Metodologias Ativas no Ensino Remoto

Doutorando Carlos Alex Alves, Mestrando Gilson Alves Ribeiro, Prof.ª Dr.ª Priscila Bernardo Martins

1-22

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20345.043
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20352.045

Educação e tecnologia: abordagens críticas

Fernando Roberto Amorim Souza, Nuria Pons Vilardell Camas

1-9

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.19499.025
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17351.009
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17372.010
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17520.012
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17073.016

Aprendizagem significativa a partir das singularidades: contextos

Allana Carla Cavanhi, Carine Marcon, Rachel Karpinski

1-21

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17647.019
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.16313.024
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17249.027
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.18226.034

Ser educadora

Alfredo Hoyuelos; Marcelo Oliveira da Silva, Ana Luisa Dias Oliveira

1-4

DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.18146.023
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20994.042
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.21026.059