Percepções docentes sobre os desafios e as possibilidades do trabalho pedagógico frente à pandemia da Covid-19

Conteúdo do artigo principal

Alisson Emiliano
Ana Lúcia Pereira
https://orcid.org/0000-0003-0970-260X
Daiane Olchanheski

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar as percepções de professores sobre os desafios e as possibilidades que a pandemia da COVID-19 impôs ao trabalho pedagógico. Os participantes da pesquisa são professores de um colégio privado do município de Ponta Grossa, no Paraná. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado via plataforma Google Forms, e depois analisados, organizados e categorizados a partir da Análise de Conteúdo, por meio da qual foram identificadas cinco categorias relacionadas às dificuldades e aos desafios enfrentados pelos professores durante o período pandêmico. Os resultados apontam algumas dificuldades enfrentadas pelos docentes, principalmente na rotina diária de trabalho, em relação ao ensino remoto. Por outro lado, apontam para uma construção de saberes sobre metodologias diferenciadas e motivadoras que poderão ser desenvolvidas e utilizadas também no ensino pós-pandêmico.

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Detalhes do artigo

Como Citar
EMILIANO, A.; PEREIRA, A. L.; OLCHANHESKI, D. . Percepções docentes sobre os desafios e as possibilidades do trabalho pedagógico frente à pandemia da Covid-19. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–19, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20057.058. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20057. Acesso em: 4 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Alisson Emiliano

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG; Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) (2018); Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL) (2016); Graduado em Licenciatura em Matemática pela UEPG (2012). Atua como professor de Matemática no Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) campus Ponta Grossa e nos Colégios Elite e Sepam. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPE). Áreas de interesse: Educação Matemática; Formação Inicial de Professores; Inclusão no Ensino e Políticas Públicas Educacionais.

Ana Lúcia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora (2011) e Mestre (2005) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, em que serviu como vice-coordenador (2014-2015) e do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2017) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática, modalidade a distância, do Sistema Universidade Aberta do Brasil na UEPG. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - INEP/MEC. Membro suplente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CCE/PR - 2021-2027). Foi pesquisadora visitante na University of Strathclyde, no Reino Unido (2016-2018) pelo Programas Estratégicos - DRI, com apoio da Capes. Bolsista de Produtividade da Fundação Araucária-Paraná (2019-2021).Também atuou como coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / Capes / UEPG, 2012-2013) e como Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais no PIBID (Capes / UEPG, 2014-2016). Foi Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho no Estado do Paraná (2009-2010). Presidente do Sindicato dos Professores (APP) da região Jacarezinho (2002-2009). Autor de vários artigos em revistas e atua como referee nas áreas de Políticas Educacionais, Formação de Professores; Práticas e Desenvolvimento Curricular; Ensino e Aprendizagem; Psicanálise; Mídias Sociais; Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Matemática. Editor associado da Frontiers in Psicologia da Educação desde 2015.

Daiane Olchanheski, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação inclusiva (UEPG). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014). Atualmente é professora - Elite Ponta Grossa e professora - Secretaria Municipal de Educação - Ponta Grossa.

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