Percepções docentes sobre os desafios e as possibilidades do trabalho pedagógico frente à pandemia da Covid-19
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Resumo
O presente artigo tem como objetivo identificar as percepções de professores sobre os desafios e as possibilidades que a pandemia da COVID-19 impôs ao trabalho pedagógico. Os participantes da pesquisa são professores de um colégio privado do município de Ponta Grossa, no Paraná. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado via plataforma Google Forms, e depois analisados, organizados e categorizados a partir da Análise de Conteúdo, por meio da qual foram identificadas cinco categorias relacionadas às dificuldades e aos desafios enfrentados pelos professores durante o período pandêmico. Os resultados apontam algumas dificuldades enfrentadas pelos docentes, principalmente na rotina diária de trabalho, em relação ao ensino remoto. Por outro lado, apontam para uma construção de saberes sobre metodologias diferenciadas e motivadoras que poderão ser desenvolvidas e utilizadas também no ensino pós-pandêmico.
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