A INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo é fruto de um projeto de pesquisa que teve como objetivo identificar a formação que os
futuros professores de Matemática têm recebido a respeito do uso das tecnologias nos cursos presenciais das
universidades públicas brasileira. A partir disso, no presente artigo, temos como objetivo compreender como os
cursos de formação inicial de professores de matemática no Brasil abordam a programação de computadores nos
projetos pedagógicos. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo análise documental, realizada a partir da análise
de projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática vigentes no ano de 2016 e 2017. A análise
da dados se pautou na análise de conteúdo, do qual emergiram oito categorias. Entretanto, no presente artigo,
apresentamos a categoria programação de computadores e suas subcategorias. Como resultados ficou claro que
nos PP há uma preocupação de ligar as TDIC com o conteúdo matemático a ser ensinado. Apesar disso não há uma
preocupação em fazer a ligação da programação com o pensamento computacional, que deve ser estimulado nos
alunos. A formação inicial de professores de matemática precisa voltar mais a disciplina de programação para o
ensino de matemática na Educação Básica.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.