A revisão textual como forma de avaliação reflexiva e construção interativa entre professor e aluno
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho trata da problemática da avaliação textual a partir da perspectiva textual-interativa (RUIZ, 2001). Após estudos teóricos sobre o assunto (FUZER, 2012; FUZER; WEBER, 2012; MENEGASSI; GASPAROTTO, 2013, 2016), tem-se o objetivo de explicitar a importância e o significado que estratégias metodológicas, como bilhetes orientadores, apontamentos, questionamentos e comentários, possuem no melhoramento da produção escrita, uma vez que representam uma ferramenta dialógica utilizada entre professor e aluno com o intuito de revisar e de qualificar o texto. Por meio de exemplos que se baseiam nessa perspectiva de avaliação, evidencia-se a relevância da revisão textual a partir desse viés interativo. Como resultado da pesquisa, pode-se perceber que essas estratégias, por se basearem em uma concepção interativa de linguagem e em um entendimento processual de texto, possibilitam ao aluno entrar em contato com sua produção de um modo diverso da correção tradicional, o que as tornam metodologias de ensino diferenciadas.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.